domingo, 5 de agosto de 2012

Existe relação entre uma motocicleta e um helicóptero?

Escrevo essa matéria no mínimo curiosa que poderá mudar a visão dos motociclistas que rodam pelo Brasil e pelo mundo. Piloto motocicletas há 30 anos e fiz um curso de mecânica de motos onde pude aprender várias coisas. Após alguns anos e já trabalhando em outra área “semelhante”, mecânico de aeronaves, pude traçar um paralelo entre motos e helicópteros. Aprendi que a moto requer muito cuidado em relação as manutenções periódicas, não podemos esquecer que qualquer falha poderá ser fatal, e se não for vai deixar marcas para o resto da vida.

Quando me refiro às falhas, elas podem ser causadas por fadiga de material ou por conta de alguma intervenção mecânica mal realizada por pessoas menos experientes ou descuidadas. Nos helicópteros não é diferente, pois há um paralelo entres os dois meios de transporte, a moto sofre com as intempéries do tempo, o helicóptero também, a moto deve estar 100% para se rodar com segurança, bem como o helicóptero, a manutenção da moto e do helicóptero exige cuidados nas verificações, lubrificações e reaperto dos parafusos. Tanto é verdade que a moto e o helicóptero têm vários itens, tais como parafusos, porcas, mangueiras, rolamentos, eixos, etc, e que devem ser verificados periodicamente.

Uma coisa que todo motociclista deveria fazer: verificar visualmente o estado dos pneus, porcas e parafusos antes de rodar, pois nos helicópteros a cada vôo realizado acontece o mesmo, assim podemos prever e corrigir qualquer falha visível. A relação entre as duas máquinas é tão parecida que vários pilotos de helicóptero possuem motos.

O prazer de voar nesta máquina é muito semelhante ao da moto, são sensações que não encontramos nos carro e aviões e que são únicas. Um bom mecânico é fundamental nos dois veículos, pois é ele que poderá realizar todas as manutenções dando ao piloto de moto ou helicóptero uma segurança na hora de sair pelo mundo afora com sua máquina, seja ela qual for. Uma coisa que aprendi, não devemos deixar a manutenção para outro dia, isso poderá custar sua vida.
Fonte: O “motonauta” Jorge Stoecker participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário