sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

SAÚDE - Especialistas descobrem técnica que retira células cancerígenas do cérebro

De acordo com especialistas, a técnica pode ser eficaz contra um dos tipos mais agressivos de câncer, o glioblastoma

Uma pequena haste semelhante a uma vara de pesca pode ter um papel importantíssimo no tratamento do câncer, segundo o jornal Daily Mail. É o que descobriram especialistas do departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Emory e do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos.

A nova técnica que combate ao câncer sua nanofibras para 'arrastar' células tumorais para fora do cérebro. Especialistas afirmam que a técnica pode ser eficaz contra um dos tipos mais agressivos de câncer, o glioblastoma. 

Esse tipo de doença é difícil de ser tratado porque ele geralmente se desenvolve em partes do cérebro que os cirurgiões relutam em operar. Além disso, as células malignas dos tumores se espalham com facilidade pelo cérebro seguindo fibras nervosas e vasos sanguíneos para invadir  novos locais.

Agora os pesquisadores aprenderam a usar este mecanismo migratório do câncer contra a própria doença. "Nós imitamos um fino filme nanofibras que imita a estrutura de nervos e vasos sanguíneos que as células tumorais geralmente usam para invadir outras partes do cérebro", disse Ravi Bellmkonda, principal pesquisador e presidente do departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Emory e do Instituto de Tecnologia da Geórgia. "Ao usar essa fibra alternativa, podemos mover os tumores para onde quisermos", completou o especialista.

Dessa forma, as células cancerígenas seguem para um local - potencialmente fora do cérebro - onde elas podem ser capturadas e mortas. Além disso, a técnica permite que os pesquisadores movam tumores de locais inoperáveis para áreas mais acessíveis do cérebro. Detalhes da técnica foram revelados no último domingo, 16, na revista Nature materiais.

As fibras, cuja superfície simula os contornos de nervos e valos sanguíneos, foram implantadas no cérebro de ratos, dentro dos quais havia um glioblastoma em crescimento. Elas serviram de guia para o tumor conduzindo as células malignas para um coletor dora do cérebro que continha a droga ciclopamina, substância tóxica para as células cancerígenas.

Outros testes com ratos também demonstram que ratos que receberam implantes de nanofibras feitas a partir de policaprolacatona  envolvidos por uma camada de poliuretano, tiveram o tamanho dos tumores reduzidos. Assim, especialistas acreditam que a nova técnica poderá ser capaz de controlar o tamanho de cânceres  inoperáveis, permitindo que os pacientes tenham uma vida normal.
Fonte: Agências de Notícias




Nenhum comentário:

Postar um comentário