segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FUMANTES - Especialistas defendem proibição do cigarro em carros com crianças

Médicos assinaram carta pedindo apoio de deputados britânicos. Inalação de fumaça de cigarro é causa de doenças em crianças, diz o texto 

Mais de 500 especialistas da saúde pediram aos deputados britânicos que apoiem a proibição de fumar em carros com crianças para evitar o fumo passivo. Informou nesta sexta-feira (7) a revista 'British Medical Jornal" (BMJ).

Médicos e enfermeiras assinaram uma carta publicada no 'BMJ" antes dos deputados votarem nesta segunda-feira (10) no Parlamento uma emenda à Lei de Crianças e Famílias que proíbe o cigarro em automóveis que transportam menores de 18 anos.

A carta dos especialistas na área da saúde afirma que a inalação de fumaça de cigarro é a 'maior causa de doença em crianças' e provoca pequenos danos no desenvolvimento pulmonar, infecções de ouvido, meningite e morte súbita.

O coordenador da carta, o médico Nicholas Hopkinson, disse que a medida poderia 'proteger a saúde de centenas de milhares de crianças de todo o país' que estão expostas a 'perigos comprovados'.

O texto afirma que a cada ano são registrados no Reino Unido 300 mil casos de atendimento primário, 9.500 dão entrada em hospitais, pelo menos 200 casos são de meningite bacteriana e 40 mortes súbitas infantis relacionadas com a inalação da fumaça do cigarro, segundo estimativas do Real Colégio de Médicos.

Contra a medida, o diretor de 'Forest", grupo a favor do tabaco, Simon Clark, declarou à imprensa que a medida é uma 'intromissão desnecessária na vida pessoal de cada um', já que o governo não pode ordenar 'como cada cidadão deve se comportar'. Segundo Clark, o Executivo deveria assumir uma posição nesta problemática 'agindo na educação e não na legislação'.

Esse tipo de proibição já existe e está sendo reforçada em países como Austrália, Canadá, Africa do Sul e Estados Unidos. No Reino Unido, há alguns anos é proibido fumar no trabalho e em lugares públicos fechados.
Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário