terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NA HORA DA SOLIDARIEDADE, É O POVO QUE SE MOBILIZA

Torçamos para que as piores previsões não se confirmem. Os rios Madeira, Mamoré, Araras e Guaporé, que já estão causando grande enchente, vão continuar subindo por vários dias, talvez semanas. Tudo porque a período das chuvas na Bolívia tem sido um dos piores dos últimos anos, assim como o degelo dos Andes. Para se ter ideia da tragédia, mais de 50 mil bolivianos, apenas do sul do país, estão desalojados de suas casas e pelo menos 60 pessoas já morreram. Em Rondônia, já se beira os 10 mil desabrigados. E vem muito mais por aí. Na cidade de Santa Ana do Yacumán (foto), perto da fronteira com o Brasil, não há um centímetro que não esteja alagado. Quase como Nazaré, no Baixo Madeira, onde ontem 95% de toda a área territorial estava embaixo d´água. Os riscos são enormes, a miséria que já bate às portas de muitas famílias que perderam tudo, inclusive sua produção de hortifrutigranjeiros. Em muitas regiões na área da Capital e distritos, cenas de terra arrasada já são realidade. Ouve-se e se lê, nesse ínterim,uma série doentia de boatos, piorando ainda o astral de quem já vive num verdadeiro inferno.
O que fazer, à essas alturas do campeonato? O primeiro passo, óbvio, é o da solidariedade. Não podemos deixar nossos irmãos flagelados sem apoio. Não podemos permitir que nossos irmãos vivendo essa desgraça,  ainda sejam usados pelos mesmos interesses eleitoreiros de sempre. Por isso, não vamos esperar apenas por autoridades e governos, porque sabemos muito bem o que isso pode representar. Mais que ninguém, é  o povo e a iniciativa privada que precisam se mobilizar. O povo sabe o que é sofrer e o quanto é importante estender a mão a quem está necessitado. Depois, o que resta é torcer para que essa tragédia passe, o mais rápido possível. Afora isso, há muito pouco a fazer...
MELHORA O AR FÉTIDO - Em menos de um mês, a polícia mandou para o quinto dos infernos onze bandidos, irrecuperáveis, que só são defendidos pelos amigos dos direitos humanos de assassinos e psicopatas. Oito deles morreram depois de atacarem uma cidade inteira, a pequena Campo Novo. Agora, foram mais três, fugitivos da cadeia de Ariquemes. No interior de Minas, outros nove celerados foram prestar contas ao capeta. Está começando a diminuir o ar fétido da violência que a bandidagem impõe a Rondônia e ao Brasil. É um começo.
PERIGO À VISTA - É bom que a polícia comece mesmo a agir, mesmo contra a vontade dos pífios representantes do nosso Congresso e do governo ideológico e omisso, para evitar que seja a população a fazer Justiça com as próprias mãos. Centenas de casos já se registraram. A povão, descrente nas autoridades e nas leis, refém do crime, começa a se defender. É um perigo! Primeiro, o povo age contra os bandidos. Depois, pode acabar agindo contra quem os protege.
PREJUÍZO COLETIVO - Ano eleitoral é pródigo nisso, porque algumas lideranças pensam muito mais em si mesmas do que na comunidade. A desgraça da enchente já não basta em si só. Tem que aparecer ainda alguns câncer, de olho nas urnas, querendo ganhar prestígio em cima da tragédia. Em Jacy Paraná, isso tem se repetido. Na última sexta, um grupo de técnicos da Santo Antonio Energia vou ver in loco os principais problemas da enchente na área. O grupo foi hostilizado por meia dúzia de baderneiros. Resultado: prejuízo para toda a coletividade.
LIDERANÇA NA MARRA - Os representantes da Santo Antonio não conseguiram realizar seu trabalho de avaliação e todos tiveram que retornar sem conseguir fazer os levantamentos necessários. Isso que a visita do pessoal da usina a Jacy tinha sido acertado numa reunião 24 horas antes, em Porto Velho. Alguns doidos varridos, desesperados para aparecerem como líderes da região, causaram  prejuízos a todos. Então, quando chegar outubro, a coletividade daquele distrito, certamente, já sabe em quem NÃO votar.
BESTEIROL - Os rios Beni e Madre de Dios, na Bolívia, estão muito acima do Madeira. As águas desses dois rios vizinhos, nunca estiveram tão caudalosas, por causa das chuvas violentas na região. Agora, aparecem gênios tentando dizer que a culpa de uma das mais terríveis cheias na Bolívia é do rio Madeira e não o inverso. Na verdade, a culpa da grande enchente em Rondônia e Acre, é da água que desce dos rios bolivianos. Para que a teoria deles estivesse certa, o  Madeira teria que subir e ultrapassar cachoeiras rio acima, como se isso fosse possível. Essa gente é muito doida mesmo. Pior que ainda tem uns e outros que dão guarida a este besteirol!
TEM EXPLICAÇÃO - Tem coisas que nem os mais experientes analistas conseguem explicar. Por exemplo: o governo da presidente Dilma despencou em termos de aprovação. Tinha chegado a mais de 75% há alguns meses e agora estaria com um índice que não passaria da metade disso. O problema é outro dado: nas pesquisas sobre a sucessão presidencial, mesmo com seu governo sendo considerado pífio, dona Dilma ganharia a disputa no primeiro turno. Afora o fato da oposição ser quase ridícula, qual outra explicação para este fenômeno?
PERGUNTINHA - Não deu um frio na barriga em centenas e centenas de prefeitos do país inteiro, quando uma mãe deixou seu bebê no gabinete do alcaide,  porque na sua cidade, no interior de Santa Catarina, não tem creche? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário