terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A CHANCE DE HÉLIO É APOIO REAL E IGNORAR DISCURSOS VAZIOS...

Ah, como tem gente que adora discursar, prometer, como se estivesse fazendo a sua parte!   No governo, no Congresso, dentro do Ministério Público e do Judiciário, é impressionante o que há de autoridades protestando contra a péssima qualidade dos presídios, contra o fato de as cadeias serem centros de formação do crime e essas coisas. O Ministro da Justiça, responsável pelos presídios, teve o acinte de dizer que se suicidaria, se tivesse que cumprir pena numa prisão do seu país. É muito papo furado para pouca ação! Exemplo: Hélio Marques de Oliveira (foto), de 42 anos, cumpriu uma pena de 16 anos de prisão. Mesmo no inferno da cadeia, saiu ileso, recuperado, querendo recomeçar uma nova vida. Ele é de Rondônia e está desesperado. Com as mãos cheias de calo, vive de bicos e com a certeza de que nunca mais voltará ao crime. Quer é  uma coisa simples para qualquer cidadão: um emprego. Consegue? De jeito nenhum. Abandonado pelo poder público, cuidando do  pai com câncer, sobrevivendo do jeito que dá, Hélio e tantos outros  Hélios deste país, regenerados, querem se reintegrar à sociedade, mas não conseguem.
Se depender só  de tantos discursos, Hélio vai morrer de fome. Ele ouve todos os dias que os presídios devem melhorar, que os presos devem ser reintegrados, ter oportunidades. E daí? Daí que eles não têm oportunidade nenhuma. Daí que os Hélios da vida muitas vezes acabam sem ter escolha e voltam ao crime. Nosso Hélio, aqui de Rondônia não voltará, porque certamente será ajudado por gente do bem. O telefone dele para contato é  o 9972 75 87.  Ele precisa trabalhar. Se depender do papo furado das nossas autoridades, estará ferrado. Mas se um só rondoniense de bem acreditar nele, sua vida estará recomposta. E é nisso que podemos acreditar. Não nos discursos vazios!
POUCOS CENTÍMETROS - Ano eleitoral é assim mesmo. O que tem de gente, de novo, tentando tirar uma casquinha da transposição, não está no gibi! Qual a verdade?  A transposição andou alguns centímetros. Poucos servidores já estão aptos a receber o benefício de passar para a folha de pagamento da União, a grande maioria por decisão judicial. Toda a enrolação continua, porque o governo federal não quer nem ouvir falar em transpor tanta  gente, o que lhe custaria alguns milhões de reais por ano. A União não quer pagar a conta que é dela. Que os funcionários públicos não se deixem enganar por papo furado...
RECORDE HISTÓRICO - Ontem  o rio Madeira atingiu o recorde histórico, desde que começou a medição da profundidade de suas turvas águas: superou os 17 metros e 48 centímetros. Poderá chegar  perto dos 16 metros ainda nesta semana. Em 1997, as águas subiram até 15 metros e meio, mas já no final de março. Agora, se passar dos 16 metros mesmo, grande parte da área central da Capital poderá ficar inundada, como já estão vários trechos próximos ao rio. Torçamos para que isso não ocorra, mas que o perigo existe, existe sim.
TURISMO DA DESGRAÇA -  A cheia do Madeirão, no domingo pela manhã, à tarde e até à noite, atraiu uma multidão de curiosos. Mesmo com as águas já batendo na parede lateral do prédio do atual Museu da Estrada de Ferro, a Praça do complexo da EFMM ficou superlotada. Há muito não se via tanta gente ali, inclusive quando o trenzinho fazia o pequeno trajeto até Santo Antônio. É o  turismo da desgraça, atraindo milhares de curiosos. Todos queriam ver o que está acontecendo com o Madeira, que nunca esteve tão cheio.  E muitos saíram bem mais assustados do que chegaram!
CADEIRA NA ALE - Outro nome que pode ser uma surpresa positiva para outubro é o do médico Amado Rahhall. Ele já decidiu que é mesmo pré-candidato à Assembleia Legislativa e tem recebido, no geral, muitos apoios e incentivo, inclusive vindo da classe médica. Diretor do Hospital de Base durante muito tempo, o dr. Amado pensa em 2014 e também  um pouco mais adiante, no futuro. Pode estar entre os nomes que vão disputar a próxima eleição municipal em Porto Velho. É o que se ouve por aí, nos bastidores da política.
RESSURREIÇÃO - A política realmente é surpreendente. Todos os dias, um novo evento, um fato inesperado, uma decisão inusitada, podem mudar tudo. Em Rondônia, isso acontece todos os dias. Um dos fatos surpreendentes foi a ressurreição política de Amir Lando. Ele já tinha desistido e até estava morando em Brasília. Com a condenação e prisão de Natan Donadon, Amir voltou às lides. E em poucos meses, já é nome forte para uma tentativa de reeleição à Câmara Federal. Parece inacreditável? Não é...
PAULEIRA PURA - O presidente Hermínio Coelho e o senador e ex-governador Ivo Cassol, agora unidos, vão bater duro contra o governo e, principalmente, o secretário de segurança pública, Marcelo Bessa. Os dois políticos estão conversando e, ao que tudo indica, estarão se não juntos, ao mesmo com projetos semelhantes  para outubro. Hermínio vai propor uma CPI na Assembleia, argumentando que o governo está usando a polícia contra suas adversários. Pauleira pura!
PERGUNTINHA - Se o rio Madeira transbordou e bateu recorde de cheia neste domingo, onde poderá chegar no final de março, se suas águas continuarem a subir todos os dias?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário