terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUANDO A INCOMPETÊNCIA PODE DESTRUIR IDEIAS CRIATIVAS E VIÁVEIS

É impressionante - e lamentável ao mesmo tempo - como o governo brasileiro consegue transformar uma iniciativa louvável, cheia de virtuosismos, em degradantes e surrealistas situações. O Programa Mais Médicos, por exemplo, é um exemplo clássico.  Ideia brilhante, que poderia trazer resultados excepcionais - até está trazendo, aqui e ali - a iniciativa empacada na burrice, nas teorias ideológicas calhordas, no forçar a barra, no empurrar goela abaixo e, pior que tudo, no abandono de muitos profissionais que vêm de Cuba para atender a população brasileira. Primeiro, o contrato escraviza os médicos cubanos, dando a eles, salvadores de vidas, especialistas, no geral profissionais dedicados e competentes, os salários de cortadores de cana. É o governo de Cuba que fica com quase 90% do que deveriam ganhar os médicos importados. Mas isso não é tudo. Em centenas de casos, o Ministério da Saúde confiou às prefeituras o aparato de apoio aos integrantes do Mais Médicos. Outro erro grosseiro. Muitos deles - segundo o Estado de São Paulo, só para citar um exemplo de casos que já estouraram na média - vivem em repúblicas, sem qualquer conforto. E até para comer têm que receber "presentes". 
"Eles são obrigados a viver em repúblicas, vivem de cestas básicas, recebem "vale-coxinha" e pagam, do próprio bolso, a passagem de ônibus para fazer visitas do Programa Saúde da Família (PSF)", denuncia o jornal, em sua edição dominical. Os cubanos protestam também contra o vale-refeição, apenas 180 reais por mês, seis reais por dia. Quem consegue fazer uma refeição no Brasil com tão pouco dinheiro? Enfim, é assim, com uma sucessão de erros, que podem destruir uma ideia boa. Parece que nosso país vai sofrer muito ainda nas mãos dos nossos governantes. Vão ser incompetentes assim lá na ....
 PISTOLAGEM - A Secretaria de Defesa e Cidadania não concorda que os crimes de pistolagem voltaram. Mas o número de execuções em Rondônia é realmente impressionante. A forma covarde e violenta com que o ex-prefeito de Cujubim, o pecuarista Moacir Passoni, foi assassinado, não deixa dúvidas sobre a questão. Dezenas de assassinatos cometidos de forma semelhante - dois homens, geralmente mascarados, numa moto preta, fortemente armados - em várias cidades do Estado, deixam sim a suspeita de que há grupos de pistoleiros agindo. É bom a polícia não abandonar  essa linha de investigação.
ENGOLIRAM A MENTIRA - Seria cômico, não fosse trágico, o esforço das grandes redes de TV, principalmente a Globo e a Band, para explicar o inexplicável. Denunciaram em seus telejornais que foram policiais que jogaram uma bomba num cinegrafista da própria Band. Um repórter da Globo testemunhou, no ar, na TV, que vira pessoalmente um policial atirar a bomba contra o cinegrafista. As imagens provaram que o rojão contra o jornalista, foi jogado por criminosos, membros do grupo Black Block. Os defensores dos direitos humanos dos bandidos tiveram que engolir tudo o que haviam mentido. Lamentável!
ATÉ QUE ENFIM! - Finalmente, depois de seis anos, a Justiça determinou a prisão do prefeito tarado de Coari, acusado de dezenas de ataques sexuais contra crianças e adolescentes, todos menores de idade. Adail Pinheiro conseguiu, durante todo esse tempo, ficar ileso, porque os processos contra ele simplesmente não andavam. Houve intervenção do Conselho Nacional de Justiça, que continua investigando o caso para saber porque um criminoso como o prefeito não estava atrás das grades há muito tempo. E quem votou nele, mesmo sabendo quem é, não merece também algum castigo?
SEGUNDA TENTATIVA - O mandato do deputado federal Natan Donadon (que perdeu o salário, benefícios, gabinete e até o apartamento funcional), já foi cassado na prática. Tanto que sua cadeira está ocupada por seu suplente, Amir Lando. Mas, legalmente, ele continua deputado. Amanhã, a Câmara julga de novo se cassa ou não Donadon, que está preso na Papuda, em Brasília. Na primeira fez, com voto secreto, faltam 24 votos para a cassação. E amanhã, com voto aberto?
TRIO NA PARADA! - Bastante aplaudido quando inaugurou o colégio Tiradentes de Jacy-Paraná e abriu o ano letivo no Estado, Confúcio Moura estava cercado por secretários, alguns deles prováveis candidatos em outubro. Pelo menos três fazem parte das listas de pré concorrentes: Lúcio Mosquini (obras); Marcelo Bessa (segurança) e Emerson Castro (educação). Por enquanto, o trio não confirma nada. Mas é quase certo que, até o final de março, os três se definam. Câmara Federal e Senado podem estar na mira deles. Saberemos mais à frente...
É HOJE? - Corre nos bastidores informação de que Confúcio Moura teria reunião decisiva nesta terça,  com a cúpula do PMDB, para avisar se concorre ou não à reeleição. Quem torce contra, acha que a reunião é quente e define tudo mesmo. Quem torce a favor, não acredita que tão cedo assim saia uma definição confunciana. Na realidade, o governador continua com dois corações. Mas não anuncia ainda sua decisão. Só em meados de março ou início de abril. Pelo menos é o que se ouve de fontes sérias e confiáveis.
PERGUNTINHA - Será rondoniense o sortudo que pode ganhar amanhã o primeiro grande prêmio de 2014 da Mega Sena, que chegará aos 50 milhões de reais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário