domingo, 16 de fevereiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

COMO DESTRUIR UM PAÍS COM DESPREPARO E MUITA DEMAGOGIA!

Há poucos anos, quando começava o primeiro governo do falecido presidente Hugo Chávez, a Venezuela se enchia de esperança. O país começava a apresentar algumas melhoras para os mais pobres, que  viam uma nova oportunidade, num país historicamente injusto. Menos de uma década depois, o que se vê é um país dividido, maltratado. Com o turismo (setor que estava dando um grande salto na primeira década deste século) em frangalhos. Um país  dirigido por oportunistas despreparados. De uma terra com futuro promissor, agora se chega a um caminho sem volta, que pode até desembocar num confronto social terrível. Chávez, mesmo aparentando ser maluco e vivendo de factoides e invencionices, antes de ser derrubado por um câncer terrível, ao menos tinha algum charme, bom humor, ideias e até  mereceu elogios, ao menos nos primeiros anos de poder. Depois, começou a colocar a Venezuela ladeira abaixo. E seu  substituto é muito pior que o mentor:  não tem o conhecimento, nem o charme, nem a criatividade de Chávez. E pode estar colocando um país inteiro numa roda viva de decadência econômica e social.  O presidente Maduro é um arremedo de ditador. Tenta manter o chavismo na marra, já com  intensa oposição e agora criou um conluio com áreas do Judiciário, para mandar prender opositores.
A Venezuela já é campeã mundial em assassinatos. A violência está descontrolada. A economia sucumbe, mesmo com todo o petróleo que dispõe.  O desabastecimento é corriqueiro. Os protestos se ampliam. Os conflitos entre pobres e não pobres estão beirando um confronto armado. Aqui mesmo, bem perto de nós, estamos tendo um exemplo claro de como governantes despreparados e demagogos podem destruir um país. Tomara que nunca sigamos esse tenebroso exemplo dos nossos pobres vizinhos venezuelanos!
 DENÚNCIA EM OURO PRETO - Circula documento oficial, não só pela net como distribuído em vários locais em Ouro Preto do Oeste e pelo Estado, com denúncias contra a administração do prefeito Alex Testoni.  Um técnico em telefonia da cidade, Jacson Batista Pires, denunciou ao Ministério Público que mais de 280 mil reais do Fitha, recursos para recuperação de estradas vicinais, não teriam sido aplicados e as obras não existiriam, apesar de pagas às empresas responsáveis. As obras não teriam saído do papel, segundo o denunciante.  A promotora Alba da Silva Lima, do MP de Ouro preto, ouviu o depoimento de Jacson e determinou investigação sobre o caso.
"O JOGO É BRUTO" - O prefeito de Ouro Preto nega qualquer irregularidade. Diz que as acusações tem apenas interesses políticos. "O jogo é bruto", diz Alex Testoni. "Isso sempre acontece em períodos de pré eleição em Rondônia", comenta. Cumprindo sua segunda administração, Testoni diz que nunca cometeu irregularidade. Protocolou junto ao Ministério Público, documento protestando contras as acusações e dizendo que elas são falsas. Também garantiu que provará que todos os investimentos foram feitos corretamente e com lisura, como sempre fez.
VOLTOU COM TUDO - O presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, outro nome entre os quentes para a disputa do Governo, voltou com tudo. Em discurso na ALE, bateu duro no governo e exigiu medidas que impeçam, segundo suas palavras, que Rondônia se torne ingovernável. Cada vez que Hermínio sobe à tribuna, a turma palaciana sabe que vem bomba. Hermínio é um político diferente. Seu jeito simples e a forma como usa o palavreado simples do povão dão a ele grande popularidade.  Vai longe...
RODOVIA PAVIMENTADA - Aliás, assunto prioritário nos meios políticos foi o encontro do ex-governador e atual senador Ivo Cassol com o presidente da ALE, Hermínio Coelho. Os dois estão caminhando para uma parceria nas eleições de outubro, foi o que se deduziu. Cassol já vinha elogiando Hermínio em várias entrevistas. O encontro de sexta abriu uma rodovia já pavimentada para que as duas lideranças andem juntas nas eleições. Hermínio, nesse caso, seria candidato ao Governo com apoio do grupo cassolista.
CHAGAS EM ALTA - Nomes não param de surgir, com grandes chances de chegarem onde quiserem nas eleições de outubro. Um deles aparece a cada dia com mais força: o do empresário e ex-deputado Constituinte Chagas Neto. Ele continua analisando o quadro, para decidir se entra mesmo no jogo  ou não, mas não há dia em que não receba incentivo e palavras de apoio de vários segmentos. Presidente do Sindicato da Indústria da Construção da Civil do Estado, o Sinduscon RO, Chaguinhas  anuncia sua decisão lá pelo final de março.
TRIO CONFUNCIANO - Alguns assessores governador Confúcio Moura terão muito trabalho, neste último ano da administração que começou em 2011. O  secretário de obras, Lúcio Mosquini, tem um pacotaço de serviços em andamento e quer entregar tudo dentro do prazo. Na saúde, Williames Pimentel também estará no mesmo ritmo. E dentro de casa, no interior da administração, o "prefeito" do Palácio Rio Madeira, Valdo Alves, também terá múltiplas missões. O  resultado do trabalho desse trio certamente pode ajudar em muito para que Confúcio pense com segurança  num segundo mandato. 
PERGUNTINHA - Até quando teremos que ser obrigados a aguentar a propaganda eleitoral gratuita, goela abaixo, como se ainda fôssemos uma ditadura?
Fonte: jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário