quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DE ONDE VIEMOS? AS TEORIAS CONFLITANTES E O FANATISMO

Idiotas, débeis mentais e enganadores estão em todos os lugares e existiram em diferentes momentos da História. De vez em quando aparece algum representante dessa raça, que quer interromper a  natural evolução humana. Surgiu outro. Trata-se de um reacionário, doenteideologicamente,  parecendo inimigo da Humanidade, que acabou sendo eleito representante do Estado do Missouri no Congresso americano. Pois o sujeito, um tal de Rick Brattin, é destaque na edição da revista Veja, por uma história de agora, não de décadas passadas. Ele decidiu apresentar um projeto de lei autorizando os pais de crianças a retirarem seus filhos de aulas de Biologia. Não é inacreditável? O doidão alega que as crianças não devem assistir a aulas em que é ensinada a Teoria da Evolução, de Charles Darwin, porque, alega - é bom lembrar que estamos em 2014 e não no início do século 20 - "ela é mentirosa". A única verdade que pode ser ensinada, segundo ele,  é a Teoria do Criacionismo, ou seja, que o ser humano foi criado por Deus.
O último grande debate sobre o assunto, nos Estados Unidos, aconteceu em 1925, 90 anos atrás. Um jovem professor  ensinava a Teoria da Evolução aos seus alunos e foi condenado, depois de longo julgamento, que durou onze dias. Pagou  multa de 100 dólares, uma grana para a época. O tema foi transformado num grande filme, em 1960, em que ficou claro que o advogado do professor não só destruiu todos os argumentos da Promotoria, como foi prejudicado pelo juiz, que não permitiu que biólogos fossem usados como testemunhas de defesa. Décadas se passaram,  a Humanidade evoluiu, mas alguns fanáticos e outros com intere$$e$ que sabemos quais são, continuam tentando manter parte da Humanidade na escuridão. De vez em quando, surgem essas sombras. Sorte que são cada vez  menos densas.
DEMOCRACIA? DEPENDE... - Para emitir notas em favor dos direitos humanos, desde que as vítimas sejam parceiras de ideologia, o governo brasileiro é célere. Mas em relação à triste situação venezuelana, que está prestes a dizimar a oposição; impondo restrição ao trabalho de jornalistas do mundo inteiro e só protegendo a imprensa governista, daí a história é outra. A presidente Dilma tem repetido que a democracia precisa prevalecer. Mas que democracia? A de um presidente maluco, que diz que vê figuras desenhadas pela natureza em obras do metrô de Caracas? Aquele mesmo que está destruindo seu pais.
FERIADOS SEM FIM - O festival de feriados, exemplos mundiais da vagabundagem, vai significar ao Brasil, perdas aproximadas de 45 bilhões e meio de reais este ano. Os estados mais industrializados são os que terão maiores perdas. Em São Paulo, a conta pode chegar a 15 bilhões e 600 milhões de reais. Já o Rio de Janeiro embarca nesta conta com 5 bilhões e meio de reais.  Rondônia também paga sua parte. Com seus múltiplos feriados, terá perdas aproximadas de 149 milhões de reais. Os dados são da Federação da Indústria do Rio, a Firjan.
CHEIOS DE AMIGOS - A situação não está fácil para ninguém. O momento da economia é ruim. Empresas não estão dando conta de cumprir seus compromissos, assalariados não conseguem pagar suas contas. Mas há presidiários que estão em ótimo situação. Zé Dirceu, o líder do Mensalão, foi condenado a pagar também uma multa de 972 mil reais. Em poucos dias, apenas com doações, conseguiu 1 milhão e 83 mil. Sobrou grana. José Genoino e outros mensaleiros também foram pródigos em receber doações. Pena que quem não esteja preso e não tenha infringido a lei, não tenha tantos amigos....
VIVENDO DO CAOS - Depois de um longo encontro em Brasília, com o senador Ivo Cassol, com quem foi conversar e dizer que não há, afora os boatos, qualquer investigação sobre a irmã do senador, Jaqueline, o secretário de segurança e cidadania, Marcelo Bessa, postou longo texto na net, falando sobre o episódio. Uma frase pinçada resume o  que ele, Bessa, pensa sobre o episódio. “Tem gente que fomenta o caos porque dele se alimenta e retira seu sustento”, afirmou. Dizem que ele estava se referindo a alguns setores da imprensa.
CALAMIDADE PÚBLICA - Se a situação não deu uma boa melhorada, é  muito possível que seja decretado Estado de Calamidade Pública nesta quinta, em Porto Velho. O decreto só não foi assinado ontem porque o nível do rio Madeira acabou cedendo alguns centímetros, o que poderia significar que o pior já passou. Mas como as chuvas continuam intensas na Bolívia e o degelo dos Andes ainda não terminou, pode ser que o Madeirão suba de novo nos próximos dias. Por isso, o decreto de calamidade pública pode ser importante para uma mobilização que tente amenizar a tragédia da maior enchente que  Rondônia já viu.
 FIM DE MARÇO - Estava tudo pronto para, depois do carnaval, começar a blitz dos governistas em direção à tentativa de reeleição de Confúcio Moura. Mas, em função da crise vivida com a terrível enchente não só em Porto Velho, mas também em várias regiões do Estado, o projeto foi  transferido para mais adiante. Uma figura muito poderosa do PMDB, confirmou à coluna: o governador vai mesmo à reeleição. Está fazendo charme, mas na Hora H vai anunciar que está pronto para embarcar no projeto da reeleição.  Era para ser na segunda semana de março, agora, talvez, só no final do próximo mês.
PERGUNTINHA - Não está chato ouvir quase todos os dias o ex-presidente Lula dar palpite sobre governo, país, economia, oposição, sexo dos anjos? Se  ele ficasse calado, não seria muito melhor para o país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário