sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OS TIPOS DE CÂNCER MAIS PERIGOSO QUE CORROEM A AMÉRICA LATINA

Há alguns tipos de câncer que corroem alguns países da América Latina e que, ao que parece, tão cedo não serão exterminados. O principal deles é a corrupção, em quase todos os países. Nessa doença, o caso mais grave, sem qualquer dúvida,  é o do Brasil, porque o mal está impregnado na cultura do povo e dos governantes.  Talvez umas duas ou três gerações lutando contra esta doença mortal, traga bons resultados, bem no futuro! Na Bolívia, o câncer é também daqueles terríveis.  A produção da folha da coca (foto), que transformada, torna-se a cocaína,  a rainha das drogas, que alimenta o crime organizado e causa milhões de mortes todos os anos, é um terror. Os bolivianos até têm razão em dizer que eles produzem a folha da coca apenas para mastigar e nada têm a ver com droga. É uma meia verdade, mas o câncer está cada vez mais mortal. O terceiro tumor mortal está no surgimento,  de tempos em tempos, de ditadores tresloucados.  Eles existem em várias partes do mundo, mas nesse canto do Planeta, o que surpreende é o grande número destes desvairados ditadores de direita ou de esquerda. O penúltimo deles foi Hugo Chávez. O próximo, não o último, certamente,  é o Presidente Maduro, também na Venezuela.
É surpreendente como esse tipo de doença se multiplica e como esses doidões, apaixonados por falsas formas de democracia, aparecem de tempos em tempos. Parece que a América Latina nunca aprende com seu passado e viva repetindo seus erros. Pior ainda, parece que enquanto outros povos evoluem e buscam alternativas para seu futuro, nós estamos voltados com nossos olhos para o destemperado passado. Não combater os tipos de câncer destrutivos e dar espaço político a demagogos e incompetentes, parece uma sina a que estamos todos, que vivemos nessa região, condenados até a eternidade.
AO MENOS UM.... - Depois de todas as tragédias que atingiram, qual tsunami, os políticos da família Donadon,  pelo menos um deles recebeu uma boa notícia: o STJ acatou recurso dos defensores do ex-deputado estadual Marco Antonio Donadon e diminuiu a pena de reclusão dele em quase dois anos. Ele terá que cumprir 6 anos e 8 meses de prisão. Mas, com essa decisão, se livra de ficar no regime fechado ainda por longo tempo. Marco Antonio terá direito ao semiaberto de imediato. Dorme na cadeia, mas passa o dia fora, trabalhando. Falta só a publicação no Diário Oficial.
PRIMEIRO ESCALÃO - Do primeiro escalão do governo, Lúcio Mosquini  será o nome mais forte para disputar uma cadeira à Câmara Federal, caso decida mesmo entrar na corrida pelos votos. Emerson Castro também pode entrar na disputa, tanto a federal quanto estadual. O secretário de segurança e cidadania, Marcelo Bessa , já recebeu vários convites para entrar na briga política, mas ainda não se decidiu. Um terceiro nome,  assessor especial de Confúcio, o ex-deputado e ex-prefeito de Candeias, Lindomar Garçon terá também sua foto na urna eletrônica. Há outros postulantes, mas certamente com chances menores.

TURMA  DO NAZIF - Entre os aliados do prefeito Mauro Nazif, já começam também a surgir nomes conhecidos nos meios políticos. Daniel Pereira poderá ser o principal parceiro de Nazif para a Câmara Federal, na Capital. Mas e se o vice Dalton di Franco também quiser, como ficará? Ainda não se sabe.  O secretário Leonel Bertolin, que é competente e  vem fazendo um trabalho bastante elogiado na área da Agricultura, pode concorrer à Assembleia.  O médico e vereador Macário Barros, que foi secretário da saúde, pode também disputar uma cadeira na ALE, embora ainda não tenha confirmado nada.

PERDA TOTAL - Por falar em Leonel Bertolin,titular da agricultura do município, ele informou que ops prejuízos com a produção agropecuária, em Porto Velho, já marcaram mais de 56 milhões de reais e com a perspectiva de tudo se tornar muito pior, se as águas não baixarem logo. Berlotin lamentou:“do Ramal Maravilha até Demarcação, vimos a triste situação provocada pela cheia do Madeira. A perda dos produtores foi de cem por cento. E ainda perderam suas casas".

CASTIGO IMERECIDO - Não merecia, certamente, o verdadeiro castigo a que está sendo submetida, a dedicada Siça Andrade, filha do inesquecível Manelão, que, em 33 anos, pela primeira vez poderá não ver sua Banda do Vai Quem Quer desfilando na abertura do carnaval de Porto Velho. Siça sofreu demais nesta semana e até a última hora, ainda estará lutando para conseguir uma forma de colocar a banda na rua. Uma pena o que está acontecendo com essa mulher batalhadora e todos os que a ajudam a organizar a festa.

CABELO EM OVO - Não é procurar cabelo em ovo. É buscar a verdade e a aplicação da lei. Talvez tenha sido esse o pensamento do ministro Joaquim Barbosa, do STF, ao acatar  pedido do PSDB e  determinou uma investigação sobre empréstimos feitos pelo governo brasileiro para construir um megaporto em Cuba e para realizar obras em Angola. Uma das claras ilegalidades teria sido o fato dos empréstimos serem concedidos aos amigos da turma do Palácio do Planalto, sem sequer autorização do Congresso. Coisa grande!

PERGUNTINHA -  Quantos anos Porto Velho vai demorar para se recuperar da maior enchente do rio Madeira em  toda a sua história?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário