terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Protetores de coluna

Um acessório muito importante para a segurança do motociclista... 
Todos nós que pilotamos estamos sujeitos a acidentes, é fundamental sempre usarmos os equipamentos de proteção. Um deles, imprescindível ao menos para quando estamos na estrada, é o protetor de coluna. Existem variados modelos, marcas e preços. 


A coluna é uma das partes mais importantes do nosso corpo, sendo de vital importância para o nosso desempenho. Porém, apesar da coluna ser algo tão importante, muitas pessoas não direcionam os devidos cuidados e acabam criando problemas graves para si, principalmente no que diz respeito a prática de esportes radicais.
Parte das causas dos problemas na coluna pode ter a origem de uma má postura, algo rotineiro. E para muitos motociclistas alguns incômodos decorrentes do impacto da motocicleta com o solo. Entretanto, este nem é o maior perigo. Em caso de acidentes, por não haver uma proteção adequada, a coluna pode sofrer lesões com a queda, podendo acarretar sérios problemas, inclusive deficiências permanentes.

A Coluna

A coluna é constituída por sobreposições de vértebras que são divididas em quatro grupos, são elas:
  • Coluna cervical: esta parte da coluna é constituída por sete vértebras cervicais.
  • Coluna torácica: é composta de doze vértebras dorsais.
  • Coluna lombar: possui cinco vértebras lombares.
  • Coluna sacrococcígea: composta pelo sacro e pelo cóccix, ambos possuem um grupo de vértebras correspondentes ligadas, como se estivessem soldadas entre si. O sacro tem cinco vértebras e o cóccix também pode possuir cinco ou ficar apenas com quatro.
É uma área importantíssima do corpo e essencial para o correto funcionamento físico do mesmo, então, não há motivo para abdicar do uso de um protetor tão funcional e útil para o seu corpo. 
Na maioria das jaquetas (de couro, cordura ou outros tecidos) é comum vir um "protetor básico" de espuma nas costas, o ideal é o substituirmos ou simplesmente usar um protetor de coluna acoplado nas costas. 
No verão é normal sentirmos pequenos desconfortos usando todos os equipamentos de segurança, mas normalmente, no caso dos protetores de coluna, isso é mais chato quando estamos parados com a moto. Rodando, o calor é minimizado. Além disso, existem protetores de coluna apropriados para uso no verão, com sistema de ventilação em seus materiais. 
Quanto a ergonomia, muitos modelos possuem uma maleabilidade em seus materiais, os quais, conforme o uso, se adequam ao corpo/costas do motociclista. Além de proteger a coluna, esses produtos nos deixam com uma postura mais ereta na moto, fazendo com que tenhamos menos dores lombares e de coluna, devido a má postura. 

Ao escolhermos qual protetor de coluna utilizar, devemos nos ater as seguintes características: 

  • Peso do produto; 
  • Espessura do protetor (conforme a sua jaqueta e características físicas, isso faz diferença); 
  • Confiabilidade do material de proteção (os certificados com nivel 2 pela comunidade europeia - CE são os melhores); 
  • Tamanho. 

Selecionamos alguns bons modelos de protetores de coluna: 

(clicando nos links abaixo, abrirá nova janela)
Protetor de coluna Tutto Moto
É um dos protetores mais vendidos na loja NovaSuzuki.com.br, desenvolvido em poliuretano, possui cinta abdominal, ajustes no ombro e velcro de ajuste na cintura. 



Protetores de coluna da Alpinestars
São 3 modelos diferentes, o Bionic Race, Bionic Back e Bionic Back Air. Consulte os detalhes técnicos nos links a seguir. Seu custo varia conforme o modelo, de R$ 493 até R$ 664 à vista. 



Protetor de coluna Spidi Back Warrior Evo
Tem um ótimo desempenho absorvendo impactos, com proteção CE nível 2. Espessura de 30mm, é fácil de se usar com jaquetas, tem um sistema de ajuste de altura que permite o uso de pilotos com 1,65m até 1,90m. 



Protetor de coluna Joe Rocket Speedmaster 2.0
Com design slim e amplos ajustes, é um protetor bastante confortável. É leve e respirável, ideal para uso no verão. 
Saiba mais sobre esse produto aqui




Existem ainda modelos específicos para serem colocados dentro da jaqueta, é preciso que você consulte a especificação técnica da sua jaqueta para escolher o modelo que melhor se adapte. Como esse da Spidi





Fonte: RockRiders.com.br 

Um comentário:

Beethon disse...

Deveria ser item obrigatório.

Postar um comentário