Muitas pessoas aproveitam o final de ano para viajar e tirar inúmeras fotografias.Porém, boa parte dos viajantes não possuem conhecimento e técnica para fotografar os melhores locais e paraísos. Um dia ensolarado sempre possibilita uma foto cheia de vida, mas pode apresentar armadilhas para o fotógrafo. José Ramalho, autor do livro Escola de Fotografia (Ed. Elsevir), revelou as principais dicas para quem não quer perder uma boa foto.
"Quando você pressionar o botão do disparador para clicar uma foto, um sensor da câmera analisa a luz que incide sobre a cena e tenta encontrar a melhor combinação de velocidade do obturador e do tamanho da abertura do diafragma da câmera. O balanço entre esses dois valores é que determina se uma foto está corretamente exposta ou muito escura (sub exposta) ou muito clara (super exposta). Em dias muitos claros, a câmera tem muitas chances de deixar entrar mais luz do que deveria e criar fotos com cores e muito claras. Uma dica para evitar esta situação é usar o recurso chamado compensação de exposição que a maioria das câmeras digitais, inclusive as amadoras possuem", afirma. Normalmente esse recurso se encontra associado a um botão ou menu que possui um ícone com o sinal de mais e de menos.
Ao pressionar esse botão, o fotógrafo terá acesso a uma escala onde o marcador está posicionado no zero. Ramalho explica que é preciso usar os controles da câmera para mover o marcador para o lado esquerdo para reduzir a quantidade de luz. "Experimente um valor entre zero e um. Faça testes até achar a melhor redução para o cenário onde está fotografando. E lembre de voltar esse valor para zero quando terminar as fotos", comentou.
Além disso, muitos fotógrafos amadores acreditam que quanto mais megapixels a câmera tiver, melhores serão as fotos. "Isso é um grande engano. Uma câmera com menos megapixels e com uma lente melhor fará fotos mais interessantes do que uma com excesso de megapixels e uma lente de de má qualidade. Acredite, uma foto com 5 Megapixels é a melhor combinação de custo benefício considerando que nesse tamanho, ele pode ser ampliado até o tamanho A4 em papel fotográfico com qualidade total. Se você ampliar no tamanho convencional 10x15 ou usar apenas para colocar na web, então a situação é ainda mais confortável. Uma foto de 5 megapixels ocupa cerca de 2,3 MBytes de espaço. Uma foto de 16 megapixels ocupa mais de 8 Mb. Pense nisso e reduza o valor de Megapixels para poder armazenar mais fotos em seu cartão de memória sem perder nenhuma qualidade", explica.
O especialista também ressalta a importância de carregar um pendrive ou um hd externo, para armazenar as fotos.Fonte: Jornal Diário da Amazônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário