domingo, 30 de dezembro de 2012

SAÚDE - Procure por teste de HIV aumenta e casos diminuem

Em 2012 foram realizados 2826 exames para HIV nas dependências do Serviço e durante Campanhas, sendo, 27 foram reagentes - positivos

Nos últimos anos a preocupação das pessoas e também do Ministério da Saúde torno  das Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs, alcançou patamares. País, estados e municípios uniram-se para criar políticas efetivas tanto para a prevenção quando para o tratamento dessas doenças, que acometem a cada ano milhos de pessoas.

Em Vilhena -RO, prevenção e tratamento são realizados pela Sistema Único de Saúde - SUS, nas unidades básicas de saúde, porém é no SAE/CTA - Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento, que são realizados os principais exames: HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Para a coordenadora municipal do programa de Hepatites Virais, Ana Maria Viana, o aumento da procura pelos exames é gradativo e devesse, principalmente, pela exigência da realização dos mesmos durante a gestação. "Depois da divulgação feita acerca do Dia Mundial de prevenção à Hepatite B, as pessoas estão mais conscientes e a procura aumenta mês a mês, até pela necessidade de realizar esses exames em gestantes. É importante que as pessoas conheçam os sintomas das Hepatites Virais, que são: Icterícia (amarelão), fezes e esbranquiçadas e urina da cor de Coca Cola. Ao observar deve-se procurar o SAE/CTA ou outro atendimento médico", esclareceu.

De abril a outubro deste ano (período em que estavam à disposição os exames de Hepatite), foram realizados em Vilhena, entre a rotina do SAE/CTA e as campanhas fora da entidade, 1701 exames para a Hepatite B e destes constataram-se 34 novos casos. Já para a Hepatite C, foram realizados 1611 testes,sendo registrados 14 novos casos. Para Sífilis foram realizados 556 testes e 26 deles tiveram resultados positivos.

Porém, das DST's, a mais temida continua sendo o HIV. Segundo dados do SAE/CTA, em 2012 foram realizados 2826 exames para HIV, entre os realizados nas dependências do Serviço e Campanhas, sendo que, 27 foram reagentes - positivos. Em comparação com o ano anterior, 2011, quando o número de testes foi de 1445, com 49 novos casos confirmados de HIV, pode-se afirmar que, proporcionalmente, mesmo com  a demanda aumentada, os resultados positivos estão diminuindo.
Fonte: Alice Feres -  Jornal Correio de Notíciais - Vilhena-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário