quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


ÁREA DE PAÍSES INTEIROS PARA APENAS 20 MIL ÍNDIOS
Alguns números, apenas para reflexão: área total de Portugal: 92.090 quilômetros quadrados, para pouco mais de 11 milhões de habitantes; área da Áustria: 83.872 Km2, para 8 milhões e 500 mil habitantes;  da Irlanda, 81.638 Km2, para 4 milhões e 500 mil habitantes; Holanda, 41.285 Km2, para 17 milhões de pessoas; Estado de Pernambuco, 98.938 Km2, para 9 milhões de habitantes. Agora, para entender como as ONGs internacionais mandam nos destinos do Brasil e a pressão envolve até o Judiciário, comparece-se. A área destinada a pouco mais de 20 mil índios, em Roraima, é de 111.162 quilômetros quadrados. E lá brasileiro também não entra, dependendo do horário. Mas quem é do exterior e tenha sotaque, seja sempre bem vindo, tratado como dono de tudo. Some-se as aéreas de dois pequenos países europeus e não se terá a área total coloca para uma amálgama de tribos, que, juntas, têm pouco mais de duas dezenas de milhares de membros.

Nas regiões onde os grandes interesses nacionais atacam com suas poderosas garras, há enorme riqueza mineral: ouro, prata, manganês, nióbio (metal raro, especial para produção de computadores e para condução de ligas líquidas, raríssimo e dos mais caros do mundo, principalmente na era digital). Mas há inúmeras outras riquezas que os gordos olhos estrangeiros enxergam. Toda essa riqueza, com o dedo poderoso de países, governos e organizações internacionais, está sendo entregue de mão beijada pelo governo brasileiro. Com apoio interno de incautos e ingênuos, que sonham que os estrangeiros querem salvar a Amazônia e os nossos índios. E de malandros, que estão se lixando para seu país e querem mesmo é entrar na repartição da fatia do bolo, que os interesses internacionais buscam aqui, para enriquecer. E nos deixar cada vez mais pobres...
 
CUSTO ABSURDO
Parece absurdo, mas não é. As micro e pequenas empresas do Brasil pagam, em média, 135% a mais do que as grandes indústrias. É daquelas injustiças que as autoridades do governo federal ainda não abriram os olhos para corrigir. O senador rondoniense Acir Gurgacz, entrou na briga. Pediu, no Senado, que seja incluído no texto que vai reduzir as contas de energia, um percentual de desconto maior para as micro e pequenas. A iniciativa tem o apoio de entidades nacionais do setor, como o Simpi de Rondônia, comandado por Leornardo Sobral.O pleito é dos mais justos. 

BOMBA, BOMBA!!!
É questão de tempo. Duas autoridades importantes do Estado estão prestes a se afastar de vez (prá dizer as coisas de forma sutil!), o que vai criar grande confusão na política rondoniense. E vai influir diretamente nas alianças para as eleições de 2014.  Também é verdade que um dos principais órgãos do Governo rondoniense vai trocar de comandante em breve. Tudo teria começado com a tentativa de um dos dois envolvidos na confusão ter, sorrateiramente, tentando derrubar seu antigo parceiro. A confusão recém está começando. Vai estourar no meio do ano que está chegando. 

GRANDE PATRÃO
Com os maiores impostos do mundo, mas com o pior retorno imaginado, o Brasil transforma-se na terra dos funcionários públicos. Quanto mais amiga do poder, mais a pessoa tem chance de ter um carguinho público, sem concurso.  Agora é Presidência da República, que aumenta em cerca de 100 cargos. Já não chega toda aquela gente dentro do Palácio se batendo. Tudo comissionado. Todos os dias, em todas as instâncias de todos os governos, parece que contratar mais assessores é a grande prioridade. Lamentável!

LOJAS CHEIAS
A partir de amanhã, prevê-se uma corrida às loja., Tanto nas dos centros comerciais do centro da cidade, da Jatuarana e da zona leste como no shopping Center. O dinheiro do 13º pagos pelo Governo, Assembleia e Prefeitura da Capital, vai ser o mote para que a população saia às ruas para comprar. As autoridades da segurança pública alertam para que todos tenham muito cuidado. Os ladrões estão atacando em plena luz do dia. É sempre bom nunca andar sozinho e cuidar muito berm de bolsas e carteiras. No mais, boas compras!

PROBLEMÃO
A secretaria de esportes e cultura, a Secel, mesmo pequena e quase sem expressão no contexto do governo, é problemática. Em menos de dois anos, teve três secretários. Começou com Chicão Leilson, que ficou mais de um ano no cargo, mas sempre sob pressão. O segundo foi Emanuel Nery, preso durante a Operação Vórtice, da Polícia Federal. Agora, assumiu a servidora do quadro, Cleidemara Alves. Tomara que ela consiga sair ilesa da secretaria que parece ser alvo só de problemas.

TUCANO QUER VOAR...
Os tucanos rondonienses andam alvoroçados. O ex-senador Expedito Júnior, virtual candidato ao Governo ou ao próprio Senado em 2014, percorre o Estado, tentando fazer crescer seu partido. Na Capital, o principal nome do PSDB, a vereadora Mariana Carvalho, deixa a Câmara Municipal e começa a se preparar para uma candidatura daqui a dois anos. Ou vai á Assembleia, o que hoje teria menos chances ou busca uma vaga na Câmara Federal, o que seria, hoje, seu principal alvo. O tucanato anda querendo bater asas de novo...

PERGUNTINHA
Será que começa mesmo nesta próxima semana, a primeira votação concreta para começar a resolver, enfim, o caso da Transposição?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário