terça-feira, 11 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


NAZIF ALINHAVA SEUS ÚLTIMOS PASSOS ANTES DA POSSE
Na semana da diplomação – será nesta sexta -  o prefeito eleito Mauro Nazif alinhava os últimos acordos políticos para montar sua equipe. Já conseguiu avanços importantes. Apesar de ser carioca, tem agido como mineiro, trabalhando em silêncio. Um dos acordos é vital para sua administração. Vai começar com o apoio de pelo menos 13 dos 21 vereadores. Pode ter até mais. Também terá maioria significativa na Mesa Diretora, inclusive o Presidente. Dos quatro nomes cotados para comandar a Câmara de Vereadores, três são seus aliados. Portanto, ao menos na fase inicial de governo, Nazif não deverá ter problemas com o legislativo. A composição do secretaria também está alinhavada e praticamente definida, embora Nazif não abra o jogo. Deixa que a boataria corra solta, ora apostando que fulano será secretário, outra sicrano. Cada vez que alguém lhe indica um nome, experiente e esperto, o prefeito porto velhense que assume dia 1º de agosto acata e diz que é “um excelente nome”, mas, é claro, não confirma nem desmente que o sugerido vá estar em sua equipe. Sabe-se também que Nazif vai, não se sabe ainda se no primeiro momento, “tirar” um ou dois vereadores da Câmara para seu secretaria, para abrir espaço para suplentes. Agrada a gregos e troianos e, ao mesmo tempo, tem a paz necessária para começar a trabalhar sem enfrentar crises políticas nessa fase crucial da administração.

Um problema que o novo Prefeito terá pela frente, de cara, será o funcionalismo. Como Nazif sempre falou a linguagem dos servidores, agora como comandante do Executivo será cobrado a fazer pelos trabalhadores municipais o que sempre exigia para todas as categorias do funcionalismo. Isso sim, será um grande desafio desde o primeiro dia de administração. Mas Nazif, sem dúvida, também está preparado para isso.
 
PF AGE DE NOVO
Fonte das mais quentes confirma à coluna: mais uma grande operação da Polícia Federal e de órgãos de fiscalizado da União e do Estado está planejada. Pode ser na Capital ou em cidades do interior ou ainda em ambas as frentes. Sem dar mais detalhes, a autoridade que comentou o assunto destacou que a operação prevista pode ser ainda maior do que a que implodiu um esquema suspeito de desviar milhões de reais de dinheiro pública na Prefeitura porto velhense. Em breve saberemos se tem algum fundo de realidade, a informação comentada nos bastidores...

UNIDOS PELOS NETOS
Politicamente, eles não têm como dar certo. Cada um tem seu estilo, sua ideologia e seu espaço consolidado. Mas terão que conviver muito perto, nos próximos anos. O casal Valdir e Marinha Raupp, duas das maiores lideranças da política rondoniense e Ivo Cassol, outro nome que está no rol do time principal nesta área, não dividem o palanque, mas terão que dividir, pacificamente, a convivência com os netos que virão, no futuro. É que o filho dos Raupp e a filha dos Cassol se casam em 2013. O único motivo de disputa dos futuros avós será pela da convivência com os netos.

25 MIHÕES DE EUROS
É gravíssima a denúncia: a ex-secretária do escritório da Presidência em São Paulo, Rosemay Duarte, já entalada até o pescoço em maracutaias, entrou em Portugal levando nada menos do que 25 milhões de euros numa mala, quando acompanhava o então presidente Lula na viagem. Quem contou a história foi o jornalista Cláudio Humberto e deu a fonte: o ex-governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho. Se essa denúncia for verdadeira, onde está esse dinheiro? E o que uma secretária de segundo escalão fazia com esse fortuna, numa viagem internacional? O caso cheira mal...

RINDO À TOA
O presidente da ALE, Hermínio Coelho, termina o ano vencendo a queda de braço em vários enfrentamentos que teve. Está se firmando como o principal opositor da administração Confúcio Moura e, com isso, se credenciando até a uma eventual disputa ao Governo em 2014. Além disso, viu seu principal inimigo político, Roberto Sobrinho, envolvido em graves denúncias de desvio de dinheiro público. Hermínio, publicamente age como Presidente do parlamento, mas, há quem ache que ele anda rindo à toa, quando fica sozinho.

FOGAÇA ESPERA
O jornalista Everaldo Fogaça, do site Oobservador, aguarda, ansioso, decisão da Justiça sobre o caso do vereador eleito Edvilson Negreiros, preso pela PF em flagrante por compra de votos. Edvilson, preso novamente, agora numa operação que envolve desvios de recursos da Prefeitura, pode perder o mandato. Se os votos dele não forem computados na coligação, por decisão judicial, é Fogaça, o primeiro suplente quem entra. O caso pode ser decidido ainda está semana.

PESO PESADO
A representação de Rondônia em Brasília vai ganhar novo comando em breve. Um nome entre os peso pesados do governo Confúcio Moura está com as malas prontas para assumir o posto, considerado nevrálgico para o Governo, em função da sua importância estratégica. Nos próximos dias, se poderá dar mais detalhes sobre o assunto, que ainda está sendo tratado apenas da porta para dentro entre a turma palaciana. O que se sabe é que a representação terá mais poder, daqui para a frente.

PERGUNTINHA
Vamos suportar toda a festa, bebida e comida durante o longo feriadão que começa no d ia 28 e só termina de verdade na manhã de 6 de janeiro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário