segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como Dormir Melhor

Criar o hábito de dormir todos os dias mais ou menos no mesmo horário, sem se preocupar se dormiu sete ou dez horas, às vezes as 20 horas está morrendo de sono e não resistir a ir para o seu quarto e dorme. Acorda três ou quatro horas da manhã e não consegue dormir mais, fica circulando pela casa como alma penada e acordando todos que precisam dormir, pois o trabalho tem hora certa no dia seguinte.

Na verdade conseguiu dormir oito horas é preciso aprender a dormir mais tarde e muitas vezes dormindo menos horas vai sentir se bem. Poderá sentir-se bem, mesmo quando dormir menos horas. Quando se queixa que seu sono não é satisfatório, acorda no meio da noite e não consegue mais dormir. Dormindo as 20 horas e acordou às  quatro horas da manhã, dormiu oito horas, que seria satisfatório para a maioria das pessoas.

É preciso acostumar-se a deitar-se mais tarde todas as noites e despertar todos os dias no mesmo horário, dormindo satisfatoriamente, poderá levantar-se e fazer alguma coisa que há muito desejava fazer e não teve tempo. Não deve permanecer na cama mais do que o necessário e quando estiver doente, se for preciso manter-se acamado, o melhor seria não ultrapassar de dez dias

Quando criam o hábito de deitar-se depois das refeições, não ultrapassar de meia hora. Se for o caso, recolher-se a seu quarto, trocar de roupa, como se fosse noite, mais seria melhor se conversasse com alguém, ou lesse um livro de seu interesse. Evite correntes de ar e levantando-se depois de cochilada, lavar o rosto e as mãos em água natural e em seguida passear dez ou quinze minutos.

Nas noites frias, aquecer a cama antes de deitar-se, e usar bolsa de água quente, verificar se não está vazando, para evitar queimaduras. Deve também enrolar a bolsa de água quente em uma  toalha. Mais simples é forrar a cama com cobertor ou manta, usar meias e gorro de lã, camisola ou pijama de flanela.
Fonte: Thereza Freire Vieira - Médica geriatra e escritora - Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário