sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Anatel exige 20% da velocidade da internet contratada

Entraram em vigor no começo de novembro as novas regras de qualidade da internet fixa no país estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os consumidores poderão exigir uma velocidade instantânea da internet, que não poderá ser menor do que 20% da contratada pelo usuário, em 95% das medições realizadas.

Até agora, as empresas não tinham nenhuma obrigação. Caso o usuário contratasse 1 mega de velocidade, não significava que ele realmente estava recebendo esta velocidade no seu computador. Além de aumentar a exigência, a Anatel está realizando um mapeamento da qualidade da banda larga em todo o Brasil. As medições permitirão a avaliação das prestadoras com mais de 50 mil acessos. São elas: OI, net,  Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercontel e Cabo Telecom.

O consultor de tecnologia da informação, Talisson Claus, explica que a contração de um plano de acesso de até 10 mega não significa que o consumidor vai receber os 10 mega o tempo todo. "O que a Anatel lançou nessa resolução agora é uma exigência de que as operadoras tem que entregar pelo menos 20% desses 10 mega durante um acesso instantâneo realizado", explicou. Ainda segundo Claus, a intenção da resolução é manter um padrão aceitável em todo o horário de acesso.

As metas serão ampliadas a cada ano, e pelas novas regras, as operadoras também terão de cumprir requisitos mínimos de disponibilidades mensal de serviço. No primeiro ano, a velocidade instantânea é de 20%. Nos doze meses seguintes, será de 30% e, a partir de então, é de 40%. As empresas também são obrigadas a ter uma velocidade média de banda larga fixa. Ela é o resultado da média de todas as medições realizadas no mês. A meta a partir de agora é de 60% nos doze primeiros meses. A partir de agora é de 60%, nos doze primeiros meses. A partir de novembro de 2013, será de 70% e, a partir de então, sempre de 80%.

As empresas tiveram um ano para adaptar os seus equipamentos as novas regras de qualidade da Anatel estabelecidas no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço da Comunicação Multimídia. Aquelas que não cumprirem as metas de qualidade poderão ser punidas pela agência.

Medição
Depois de tomar as providências, basta acessar um dos vários sites de medição de conexão para conferir a velocidade da conexão. Um serviço recomendado pela Anatel para medir a velocidade da banda larga está no site www.brasilbandalarga.com.br 

Outro dois serviços similares são o Speedtest (http://www.speedtest.net/) e o Simet (http:/simet-publico.ceptro.br/), criado pelo Nic.br, órgão que gerencia aspectos técnicos da internet brasileira. O Speedtest possui aplicatrivos para iPhone e Android, permitindo também medir a velocidade da banda larga mnóvel. Já o Simet tem apenas versão para desktops, mas permite comprar a velocidade da conexão com a de pessoas em outras  regiões do Brasil.
Fonte: Revista Painel Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário