quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


ESPAÇO ALTERNATIVO TERÁ OBRAS DE 8 MILHÕES DE REAIS
Não é só de más notícias que o final de ano de Porto Velho está vivendo. Depois de mais uma operação da Polícia Federal, de desvios de dinheiro público e as tristezas de sempre, surgem, surge, no horizonte de 2013, notícias positivas  para a Capital. Duas, entre elas. A primeira, é de que durante os próximos dois anos, a cidade vai receber nada menos do que 120 quilômetros de asfalto, de primeira qualidade, obra sob a responsabilidade do DER do Estado. O engenheiro Lúcio Mosquini, uma espécie de super secretário do governo Confúcio Moura, guardou no bolso, para começar a anunciar agora, mais uma daquelas obras que vão mexer com a cidade. Com investimentos inicialmente previstos de 8 milhões de reais, recursos do BNDES e outras verbas do próprio Governo, a área conhecida como Espaço Alternativo será totalmente transformada, a partir do ano que está chegando. Em toda a extensão da avenida Jorge Teixeira, da altura do Hospital de Base até o Aeroporto Internacional, o canteiro central será transformado em pista de caminhada, uma pista de ciclismo, pelo menos duas quadras de vôlei e futebol sete, quatro miniacademias para exercícios físicos e ainda serão instalados banheiros, terceirizados, com renda para entidades beneficentes.

Os projetos estão prontos e em breve o trabalho anunciado oficialmente. O pacote de obras, vai colocar toda aquela região, usada todos os dias por grande número de pessoas para caminhadas, exercícios e convivência, num novo patamar de qualidade e de múltiplas inovações. A instalação de uma superacademia, com os mais modernos aparelhos para ginástica e exercícios, também está no projeto, mas daí depende da liberação de uma área pela Aeronáutica. Mosquini garante que em 2013 entrega esse grande presente à comunidade da Capital. 
 
LADOS OPOSTOS
O assunto, é claro, não é tratado publicamente. Mas duas importantes autoridades, que até há pouco andavam de mãos dadas, não sentam mais à mesma mesa. O caso é sério e vai influir em futuras relações políticas, principalmente para as eleições de 2014. Nos próximos dias, se não houver nenhuma reviravolta que possa amenizar o problema, a tendência é que ele acabe saindo às ruas. Nos meios políticos, qualquer um que esteja bem informado já sabe do rompimento. É uma bomba relógio de efeito retardado, que pode estourar no início de 2013.

LIXO
A situação ainda não está tão complicada como em Rolim de Moura, onde a população tem que pagar até 20 reais para carroceiros recolherem os dejetos, porque o sistema da Prefeitura simplesmente não funciona. Mas o problema no Espaço Alternativo, em Porto Velho, também é sério. Há pelo menos uma semana o lixo não é recolhido das lixeiras e já toma conta das laterais, em alguns pontos, da avenida Jorge Teixeira, próximo ao aeroporto. O fedor já está se tornando insuportável em alguns locais e as pessoas que caminham no local estão protestando.  

DE APAVORAR
Apenas nos primeiros dez meses, 38 ciclistas morreram no trânsito em Porto Velho. Esse é um dos números que apavoram, quando se é informado  sobre o perigo das ruas perigosas. Todos os dias motoqueiros se envolvem em acidentes. Dezenas deles ficaram feridos, alguns com gravidade. Isso se repete no Estado todo. Apenas como exemplo, em Rolim de Moura, no mesmo período, houve 22 mortes no trânsito, proporcionalmente muito mais que a Capital. A maioria dos mortos eram motociclistas.

DEU FOGAÇA!
Como a coluna antecipou ontem, confirma-se mudanças na relação dos vereadores eleitos em Porto Velho. Com a cassação da candidatura de Edvilson Negreiros e a perda dos seus votos na coligação que o elegeu, quem assume é o jornalista Everaldo Fogaça, do site O Observador. Edvilson, que foi preso em flagrante, acusado de compra de votos e está preso novamente, agora por envolvimento no caso de desvio de dinheiro da Prefeitura da Capital, perdeu seus direitos políticos por oito anos. Ainda cabe recurso.

ACÉFALA
Na reta final da administração que termina dia 31, Emerson Castro assumiu a Prefeitura por poucos dias e com muitos problemas para a frente. Um deles é indicar, para tão pouco tempo, secretários para as áreas onde servidores do quadro ou em postos de confiança foram presos. Na Secretaria de Projetos Especiais, a Sempre, ninguém entre os convidados aceitou ser secretário até o final do ano. A Sempre está acéfala, desde a prisão de Israel Xavier. E a tendência é de que fique assim até o último dia do atual governo municipal.

XINFRIM
Bem a cara do Brasil: uma obrinhas xinfrim, caríssima, leva quase um ano para ser concluída. Onde? No aeroporto de Porto Velho. Começou no início deste ano e, não se sabe porque, passou praticamente um ano em andamento. Quem acompanha o trabalho esse tempo todo considera inacreditável que uma mexida tão pequeno no aeroporto tenha custado tão caro e, pior, que tenha demorado tanto. A “inauguração” do que os brincalhões de já chamam de “puxadinho”, está marcado para a véspera de Natal, dia 24. Envergonhado, o Papai Noel já avisou que não virá para a solenidade...

PERGUNTINHA
Nossos vizinhos da América Latina, incluindo a sofrida Argentina, estão caminhando para substituir as terríveis ditaduras militares do passado por ditaduras de esquerda?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário