sábado, 22 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


CRISE NO SEBRAE RONDONIENSE ESTÁ LONGE DE TERMINAR
O rolo no Sebrae de Rondônia continua enorme. Defenestrado por decisão da presidente do Conselho, Joanora Neves, o Pedro Teixeira Chaves, voltou ao posto, graças a uma liminar concedida pela Justiça. A situação no Sebrae, contudo, segundo um conselheiro, é muito ruim. Até porque uma comissão especial criada pelo Conselho de Ministros do Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União, determinou um pente fino no órgão, em função de várias denúncias de irregularidades. Há uma guerra aberta entre a maioria dos conselheiros e Pedro Teixeira, que, pelo menos até agora, tem conseguido vitórias Judiciário. Para esta semana que chega, o Conselho do Sebrae, composto de 13 membros, vai se reunir e daí, cumprindo todas as exigências do estatuto da entidade, pode decidir novamente pelo afastamento de Pedro Teixeira e, daí, não haveria como a Justiça intervir, já que seriam seguidos os trâmites legais.

O Sebrae é um órgão importantíssimo para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no país. Em Rondônia, durante algum tempo, teve grande importância no desenvolvimento desse segmento produtivo. Mas, com o passar do tempo, a situação foi se modificando e, graças a apoios políticos importantes, o superintendente foi se mantendo no posto por mais de uma década. Com o novo  conselho, presidido pela conhecida comerciante Joanora Neves, começaram a chover denúncias de irregularidades no Sebrae, a ponto delas terem chegado a Brasília e de lá vindo a ordem para uma profunda investigação. O resultado do trabalho da comissão será anunciado no final de fevereiro, mas um conselheiro que acompanha tudo comentou: “onde a comissão põe a mão, encontra alguma irregularidade”. Está assim no clima numa instituição que deveria apenas se preocupar em apoiar os pequenos e micros.
CINTOS APERTADOS
Com a violenta queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do recolhimento do ICMS, com o fim das usinas termoelétricas, o governo de Rondônia terá mesmo que correr atrás do prejuízo. Como compensar todas essas perdas? Em 2013, começam a entrar os royalties das usinas e, empréstimos e, se não houver mais empurra-com-a-barriga, haverá grande economia com o pagamento do funcionalismo que serão transpostos para os quadros da União. Mas há necessidade de ser apertar ainda mais os cintos. E é isso que o governo, como um todo, está projetando.

O POVO FISCALIZA
Caiu no gosto da população de todo o Estado, decisão do governo estadual em pedir apoio para fiscalizar o uso de carros oficiais.  Tanto na Capital quanto no interior, os rondonienses fazem questão de participar da ação, para tentar acabar com essa prática ilegal, sempre escondida e uma mordomia que afronta a comunidade. As denúncias podem ser feitas pelo fone 0800 647 07 32. A Coordenadoria Geral de Apoio à Goverrnadoria (CGAG), comandada pelo competente Valdo Alves é quem vai controlar tudo. Por isso dá para acreditar que dará certo. Com ele, as coisas funcionam mesmo...

OITO TURBINAS
A rapidez da obra e com que as coisas avançam, colocam em destaque a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho. Agora, muito antes do previsto, ela já opera plenamente com as oito turbinas que compõem a Casa de Força I, localizada na margem direita do rio Madeira. Quanto estiver operando plenamente, no final de 2015, a hidrelétrica vai gerar energia suficiente para atender a demanda de mais de 40 milhões de pessoas.

CARA NOVA
Erasmo Júnior Vizilato é um dos mais jovens vereadores do Brasil. Ele completou 18 anos recentemente. Foi eleito em Theobroma, interior de Rondônia, com uma votação surpreendente. Tem explicação, também. Ele é filho do secretário de Obras do município e, certamente, o pai foi vital para que o jovem alcançasse seu objetivo. Junior Vizilato está preparado para o desafio. Já disse que não entrará na Câmara Municipal para ser coadjuvante. O garoto, pelo jeito, vai longe.

PREFEITOS ASSUSTADOS
A maioria dos Prefeitos que está deixando o cargo, depois de um ou dois mandatos, enfrenta um final de ano terrível. Há exceções, mas em Rondônia muitos municípios não honrarão todos os seus compromissos (pagar 13º e salário de dezembro e zerar os débitos com fornecedores). A queda drástica do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), é a principal causa dessa crise que já chegou no Estado e na maioria das cidades brasileiras. Muitos Prefeitos, mesmo com todo o esforço, não cumprirão a Lei de Responsabilidade Fiscal e acabarão respondendo por isso perante a Justiça. Não está sendo fácil a vida dos alcaides nesta reta final de 2012.

FOLGA
Começou ontem no final do expediente e vai até quarta de manhã, dia 26, o feriadão de Natal. Governo e Prefeitura têm ponto facultativo nesta segunda, portanto, folga geral. Mas que ninguém se preocupe. Na próxima sexta tem muito mais. Outro feriadão de Ano Novo. Isso sim é que é vida. Três dias de trabalho para oito de folga. E, nas redes sociais, principalmente, se sabe do quanto todos comemoram mais um longo período de paralisação. Parece até que o Brasil não precisa trabalhar. Eita nóis!!!

PERGUNTINHA
O último sábado antes do Natal vai superlotar as lojas ou as vendas não serão tão boas como a maioria dos comerciantes espera?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário