quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


A BOLSA QUE DONA RUTH CRIOU E O PT ESPALHOU PELO BRASIL
Foi uma ideia da então primeira dama, Ruth Cardoso, mulher do presidente Fernando Henrique. A iniciativa dela - que já faleceu – prosperou. Basicamente, oferecia um programa de renda mínima para famílias carentes, desde que comprovado que as crianças da casa beneficiada estavam estudando. Era o Bolsa Escola. Em 2003, já no primeiro governo de Lula e do PT, o nome foi mudado e algumas regras também. As famílias carentes já não ficavam sem o benefício, caso não conseguissem comprovar que as crianças frequentavam a escola. Naquele ano do primeiro governo petista, foram gastos um pouco mais de 3 bilhões e 200 milhões de reais, atendendo algo em torno de 3 milhões e 650 mil famílias. Neste 2012, quando o Bolsa Família ingressa no seu décimo ano da forma como está, nada menos do que 13 milhões e 700 mil famílias (10 milhões a mais que em 2003), receberão dos cofres públicos 20 bilhões e 200 milhões de reais. Para quem não tem noção do que isso representa, é bom saber: essa dinheirama, que ajuda tantos brasileiros, representa quase 0,5% do Produto Interno Brito do país.

O Bolsa Família recebe muitas críticas, muitas delas justas, porque tem dois defeitos básicos: o primeiro, porque não há um controle rígido sobre quem pode receber, abrindo possibilidades de incontáveis fraudes. A outra, também grave, é que não há um período para encerrar o benefício. Muita gente prefere não trabalhar para não perder a graninha. Claro que há muitos erros. Mas o acerto maior foi o de dar ao menos um pouco a milhões de brasileiros que nunca tiveram nada. Quem nunca passou fome é mesmo contra o Bolsa Família. Mas o programa, com todos os seus defeitos, tem salvo a vida de milhões de pessoas que vivem beirando ou abaixo da linha da miséria. Portanto, é mais do que justo mantê-lo.
 
FAZENDO AS PAZES
Desse jeito a população do bairro São João Bosco vai acabar fazendo as pazes com a Ceron! Em menos de duas semanas, sérios problemas no abastecimento de energia naquela área central da Capital, foram resolvidos, depois de mais de cinco anos em que a situação deficiente infernizava a vida dos moradores. Qualquer sinal de nuvem de chuva no céu, faltava luz para todos no São João Bosco. A Ceron agiu e resolveu o problema. O pessoal do bairro está comemorando. E agradecendo. Outras áreas da cidade recebem obras semelhantes.

PROVAS ABUNDANTES?
O Ministério Público ainda não conseguiu provas suficientes para pedir a prisão de Roberto Sobrinho, apesar de toda a operação realizada, do envolvimento de dezenas de policiais, de escutas telefônicas e amplo acesso à provas. Agora, o MPF “orienta”, ou seja, manda que a Câmara de Vereadores afaste o Prefeito por decisão política. Para quem é leigo, fica o questionamento se essa pressão é normal ou extrapola as funções do MP. E se há provas abundantes, porque não foi pedida a  prisão? E se foi, porque não foi acatada? São dúvidas que o jornalista tem, neste complexo caso envolvendo a denúncia do desvio de milhões de reais da Prefeitura.

CHÁVEZ E O CÂNCER
Recém reeleito, quando jurou à população que o câncer que o atacara estava totalmente curado, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou agora que a doença voltou, muito forte. Seus adversários diziam que ele não estava bem de saúde e que estava mentindo para poder garantir a ele e seu grupo mais alguns anos no poder. Nicolás Maduro, o vice-presidente eleito, é o candidato do chavismo para manter o comando do país. Chávez volta? Ele foi à Cuba, recomeçar o tratamento.

DOR DE CABEÇA
Perto de 25% do eleitorado de Porto Velho ainda tinha, até essa semana, pendências com a Justiça Eleitoral. Só no primeiro turno da eleição da Capital, mais de 32 mil pessoas não apareceram nos postos de votação e não justificaram a ausência. É sempre bom lembrar que as multas são irrisórias, mas quem não cumprir suas obrigações como eleitor pode ter muita dor de cabeça pela frente. Como não receber salários, caso seja servidor ou de não poder fazer concurso público. Aviso dado!

HECTARE E MEIO
Na já famosa “Figura A”, onde a União quer cobrar a ocupação de uma área que lhe pertence, próximo ao centro da Capital, há casos de moradores com áreas pequenas e com renda baixa. Quem ganha até cinco salários mínimos não vai precisar pagar nada. Mas há, alguns que se dizem donos de até um hectare e meio, naquele local que desde 1911 é considerado propriedade da União. Quem ocupa uma área muito grande, terá sim que pagar pesado para manter-se por lá. Mesmo chiando...http://br-mg4.mail.yahoo.com/neo/launch#

JUIZ CONTRA A OAB
Não convidem para a mesma mesa o juiz Carlos Rosa Burk, de Cacoal e a OAB local. Há longo tempo, segundo protesta a entidade, o magistrado tem sentado o cacete nos advogados. E o faz publicamente, sem papas na língua. O caso chegou um ponto em que a OAB emitiu nota avisando que denunciou o juiz ao Conselho Federal de Justiça. O magistrado respondeu à altura, inclusive com nota de repúdio da sua entidade. O caso é complexo, envolve autoridades importantes da estrutura da Justiça e, ao que parece, chegou à situação em que não há mais 
diálogo. Lamentável!

PERGUNTINHA
Alguma obra pública em Rondônia vai ser entregue à população dentro do prazo previsto e com o custo definido na concorrência pública?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário