sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


A HUMANIDADE COMEMORA: O CÂNCER COMEÇA A SER VENCIDO
Ah, a Ciência e a Medicina, quanto o mundo deve a elas! Mesmo com as crendices e promessas de curas milagrosas, baseadas em charlatanismo, se espalhando como praga, é nos laboratórios que a verdadeira cura das doenças mais graves é descoberta. Agora, mais um passo importante para a humanidade foi dado: a aparição de um tipo de vírus da Aids, “desativado”, que cura a leucemia, um tipo de câncer que ataca milhões de pessoas, muitas delas crianças. Na Filadélfia, uma menina que estava com a doença em fase terminal, sem esperança, ficou totalmente curada com o tratamento. Ele implanta no organismo células saudáveis que destroem as cancerígenas. Ainda é apenas a fase de testes e só alguns resultados positivos foram alcançados. Mas é inegável que o novo tratamento traz uma nova luz para doentes de todo o Planeta. Além da leucemia, os cientistas consideram que ele poderá ser eficaz também no combate ao câncer de mama, o mais terrível que aflige as mulheres e o de próstata, que mata centenas de milhares de homens todos os anos, mundo afora.

Juntas, Ciência e Medicina têm conquistado avanços impressionantes, reais, dando à humanidade muito mais possibilidades de sobrevivência, empurrando o homem como raça para uma vida que pode superar os 100 anos em média e, ainda, conseguindo uma qualidade extrema de sobrevivência. Ainda há, claro, doenças complexas, como a própria Aids; a obesidade que se transforma numa epidemia generalizada; as doenças cardíacas que ainda matam milhões; os AVCs que destroem vidas. Mas há sim melhorias, avanços, conquistas. Nas mãos dos cientistas e médicos, caminhamos para dias melhores para a humanidade. A descoberta da cura de vários tipos de câncer é só mais um passo. Há ainda uma longa caminhada pela frente...
 
HISTORINHA
Apenas um exercício de criar uma historinha, como se fosse uma analogia a fatos reais. Um conhecido empresário foi denunciado, numa grande operação policial, como chefe de quadrilha, porque vários amigos seus e parentes foram presos por assaltos a bancos. Numa coletiva à imprensa, as autoridades da segurança pública confirmaram que o sujeito era perigoso e o chefão do esquema. Um jornalista presente, ingênuo, perguntou porque então o cara não estava preso junto com os outros, se havia tantas acusações e também, certamente, muitas provas.

ENTRADA PROIBIDA
A autoridade disse que estava providenciando isso, mas que, como prevenção, já tinha mandado os gerentes de bancos de toda a região onde a quadrilha era suspeita de agir, colocarem a foto do acusado nas agências. E que não permitissem que o sujeito entrasse no banco de jeito nenhum. Afinal, ele era o chefão. O acusado não foi preso até agora, por falta de provas. Mas continua sendo chamado, publicamente, de chefe de quadrilha. Deu prá entender?

REPETIÇÃO
Outra vez Rondônia chega num final de ano com um lamento coletivo no ar. Em 2011, foi a implosão de um grupo denunciado como envolvido em roubalheira na Assembleia Legislativa. Valter Araújo, à época um dos políticos mais influentes do Estado e com grande futuro, foi preso, liberado e, quando sua prisão foi decretada de novo, ele sumiu. Está foragido até hoje. Agora, em 2012, a bomba atômica caiu sobre a Prefeitura da Capital e algumas das suas mais importantes personalidades. A reta final no últimos anos não tem sido de turbulência forte na nossa terra!

SEM FESTA
Novas informações sobre o Palácio Rio Madeira. Até pelas dificuldades financeiras, o governo do Estado decidiu não fazer, neste dia 21, a inauguração oficial do novo complexo que vai receber, quando todo ocupado, em torno de oito mil servidores. O que está ocorrendo é a ocupação dos prédios, na medida em que as obras são entregues. Se as coisas melhorarem, em termos de grana, poderá haver sim uma grande festa de inauguração, mas só lá por fevereiro ou março. Até lá, toda a estrutura estará ocupada e funcionando a pleno.

TRÂNSITO MUDA
Nos próximos dias, o DER começa um trabalho de reorganização do trânsito na região conhecida como Esplanada das Secretarias, onde se localiza agora o novo centro político e administrativo do governo estadual. Segundo o secretário Lúcio Mosquini, vão ser melhoradas várias ruas nas proximidades; haverá mudança no sentido de mãos de algumas outras e, ainda, será ampliada a área de estacionamento. Até agora, ainda com poucas secretarias já instaladas, o sistema está funcionando. Mas as melhorias são necessárias para evitar que haja um colapso no trânsito daquela área.

DIPLOMAS E MUDANÇAS
Será nesta sexta a diplomação do prefeito eleito Mauro Nazif, do seu vice, Dalton di Franco e dos vereadores, incluindo os primeiros e segundos suplentes. A solenidade está marcada para o auditório da Ulbra e deve reunir grande público. Ontem, a Justiça Eleitoral redefiniu a relação dos eleitos, depois que os votos de Edvilson Negreiros foram retirados de sua coligação, por ter sido condenado por compra de votos. Não se sabe ainda se Nazif anuncia ainda hoje seu secretariado.

PERGUNTINHA
Faltando uma semana para o prazo final, Prefeituras e Estados terão condições de pagar o 13º salário para todos os servidores públicos do país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário