terça-feira, 18 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


AÉCIO OU  CAMPOS: QUEM CONCORRERÁ CONTRA O PT?
Para quem vive da política – e neste país, é cada vez mais gente – 2014 já chegou. Aliás, começou, na verdade, no dia seguinte ao término das eleições municipais. Agora, em nível nacional, para  candidatos, possíveis candidatos, candidatíssimos e até aqueles que entram na conversam prá encher o saco alheio – como a dúzia de candidatos nanicos, que não tem qualquer utilidade para o país – esse é o tema central, como se a grande maioria da população brasileira não tivesse muitos outros problemas bem mais graves a enfrentar. O PT já entrou numa espécie de devaneio para daqui a dois anos, anunciando que Dilma Rousseff será candidata à reeleição, mas deixando antever, nas entrelinhas, que se ela tiver dificuldades, Lula volta. E Lula ganha fácil. Mas pelo menos dois outros nomes começam a fustigar e a incomodar o projeto dos petistas de mais quatro anos no comando. O primeiro deles e, ao menos por enquanto, mais forte, é o jovem ex-governador e hoje senador mineiro Aécio Neves. Ele é do PSDB, o oposto filosófico e ideológico ao PT. O outro, que vem correndo por fora, mas se torna cada vez mais uma opção de qualidade, é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), do PSB, até há pouco aliado aos petistas.

O projeto de 20 anos de poder do PT pode ir adiante, dependendo mais de Lula e de menos denúncias de corrupção e desvios de dinheiro público dos petistas e aliados, do que do sucesso do governo Dilma. E o país pode estar dando uma guinada para o centro, caso do PSB ou para a centro esquerda, se o governo cair no colo do PSB, O que se sabe é que, afora Lula, o Partido dos Trabalhadores terá grandes dificuldades em ganhar a elei;ao presidencial daqui para a frente. A menos que tantas denúncias que a oposição tem feito acabem por atingir o super Lula. Daí, tudo muda de figura.
 
NATAL GORDO
Tanto o Governo do Estdo quanto a Prefeitura da Capital, pagam o 13º salário e dezembro antes do Natal. A Assembleia Legislativa já pagou dezembro e o 13º.  Mesmo com todas as dificuldades, com a crise, com a diminuição das receitas e com a operação policial que prendeu vários secretários e afastou o prefeito Roberto Sobrinho, todas as contas do município serão pagas. Em nível estadual, o governador Confúcio Moura também cumpre o que prometeu. E paga o funcionalismo totalmente em dia. Hermício Coelho, sempre preocupado com os servidores, também pagou até antecipado. O 2012, nesse quesito,não poderia acabar melhor.

BOM MOMENTO
Só em termos de Estado, com o pagamento de dezembro e a segunda parcela do 13º, o governo rondoniense vai injetar nada menos do que 272 milhões de reais, em menos de uma semana, na economia. Como a maioria das prefeituras, embora todas as dificuldades, também cumprirão com seus pagamentos em dia,  o final de ano se avizinha com grandes perspectivas de um momento muito positivo para as vendas do comércio, que, aliás, passou por momentos ruins em 2012.

SEM CARTAS NA MANGA
Está chegando ao fim a luta de vários anos do deputado Natan Donadon por seu mandato. Não há mais recursos, não há mais cartas na manga nem como empurrar com a barriga. Todas as alternativas foram tentadas. Donadon sofreu derrotas jurídicas em cada um dos estágios que enfrentou na Justiça brasileira. Agora, é só questão de tempo para que a Cãmara Federal acate a decisão do STF e casse o mandato dele. Amir Lando, ex-,ministro e ex-senador, vai ocupar a cadeira de mais um rondoniense cassado no Congresso.

SÓ A SORTE SALVA
Mais mortes no trânsito neste final de semana. Quatro pessoas morreram, três delas quando as motos em que andavam colidiram ou foram batidas por carros. Mais de duas dezenas de feridos, alguns com gravidade. Porto Velho está se transformando na Capital mais violenta do trânsito do país, proporcionalmente à sua população. Para quem anda nas ruas e vê principalmente como alguns motoqueiros e motoristas andam, tem certeza de que as mortes e feridos poderiam ser muito mais, não fosse um pouco de sorte.

SOBRINHO LUTA
Acusado pelo Ministério Público e Polícia Federal de ser o chefe de um esquema de desvio de recursos da Prefeitura da  Capital, Roberto Sobrinho foi afastado do cargo, mas não preso, como alguns dos seus assessores. No sábado, deu a primeira entrevista depois da implosão do seu governo. Negou as acusações, disse que confia na Justiça e derrubou uma boataria impressionante contra ele. Como por exemplo, de que é milionário, dono de fazendas e carrões. Um absurdo, mas tem gente que acredita. Agra, Sobrinho luta por seu mandato e sua honra 
na esfera judicial.

QUEM PERDE?
Continua, com vários rounds, a luta entre a atual diretoria da Fiero e lideranças sindicais de empresários contrárias à atual diretoria. Confusão geral, decisões judiciais, batalha acirrada pelo comando da entidade, tudo isso divide o empresariado e dá conotações políticas à disputa. O caso ainda vai longe, desgastando uma instituição que deveria estar acima dessas divisões de grupos. Quem vencerá, não se sabe. O que se espera é que a comunidade rondoniense não seja a única a perder.

PERGUNTINHA
Até quando teremos que agüentar os fanáticos torcedores do Corinthians comemorando o merecido título de campeões mundiais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário