sábado, 15 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


OPERAÇÕES DA PF PRENDERAM QUASE 20 MIL NA ÚLTIMA DÉCADA
Quando a polícia deixa de ser de governo para estar a serviço do Estado, a sociedade como um todo é muito mais beneficiada. Foi o que ocorreu no Brasil nos últimos anos, quando a Polícia Federal ficou muito mais poderosa, independente e atuante, desamarrada do controle dos políticos de plantão. Nos governos Lula e Dilma, ou seja, na última década da história recente do Brasil, o número de operações da PF país afora foi multiplicado por  mais de 35 vezes, em relação ao período em que o presidente foi Fernando Henrique Cardoso. Os números são frios, portanto incontestáveis. Nos oito anos de FHC no poder, a PF realizou apenas 48 grandes operações no país, prendendo pouco mais de duas centenas de suspeitos. Nos dez anos de Lula/Dilma, foram feitas nada menos que 1.780 operações (até o final de novembro, ou seja, as de dezembro, que atingiram Porto Velho, não estão computadas), com a prisão de 19.138. Dos poucos mais de 200 presos dos tempos de FHC, quase 20 mil, média de 2 mil por ano, na última década.

As investigações  e operações da PF, de um lado deixam a sociedade brasileira indignada, pelo grande número de envolvidos entre autoridades de todos os naipes, em falcatruas, roubos e desvios do dinheiro público. De outro, o efeito é positivo. Vê-se, claramente, que melhorou muito o combate ao mal, aos corruptos, à corrupção. Se quase todo o  dinheiro desviado continua desaparecido, se não volta aos cofres públicos e se os envolvidos raramente pagam por seus crimes, é outra história. Dapí tem a ver com leis fajutas e que protegem o crime. Mas que a PF está agindo com rigor, livre de pressões e com toda a liberdade que sua função exige, não há dúvida. Portanto, corruptos, cuidem-se. A PF  de hoje não é a mesma de dez anos atrás.
 
ANISTIA
Caminha na Câmara Federal, onde já passou por uma comissão e está sendo debatida em outras quatro, todas com tendência de aprovação, projeto que concede anistia a todos os policiais militares e bombeiros que lideraram greves no país no ano passado. Caso se torne lei e seja sancionada pela presidente Dilma Rousseff, todas as punições impostas perderão a validade. Um dos beneficiados, se realmente a anistia for confirmada, será o líder dos PMs de Rondônia, Jesuino Boabaid.

CORAGEM
Registre-se, por questão de Justiça, a forma como o vice-prefeito e atual comandante da Prefeitura, Emerson Castro, vem gerindo a profunda crise que se abateu sobre a administração municipal. Com todos os riscos, não fugiu da raia, assumiu de pronto o posto, embora só por alguns dias e tomou todas as providências para que a população de Porto Velho não sofresse mais do que já sofreu. Emerson, que estava até pensando em abandonar a política, deveria repensar. É jovem, corajoso, ficha limpa e fará falta no meio político da Capital e do Estado.

OPÇÃO PELO MAL
Não há como entender coisas assim. A polícia da Capital prendeu, esta semana, uma quadrilha com quase uma dezena de membros – entre eles, uma mulher – que praticou vários assaltos, organizada, roubando empresas, usando armamento pesado, fardas da PM e táticas de surpreendente organização. Qual a diferença? É que entre seus líderes, estão pelo menos dois jovens de classe média, que tiveram e têm uma vida boa, acesso à educação e todas as chances de terem uma existência digna. Optaram pelo crime. Pior que coisas assim estão se repetindo em todo o país.

HERMÍNIO E O FUTURO
O PSD, que já surgiu grande no Brasil, está de olho no futuro próximo também em Rondônia. O comando regional do partido, do deputado federal Moreira Mendes, tem tentado cada vez maior aproximação com o deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembleia. Fica clara a intenção do PSD que fortalecer a posição de Hermínio e colocá-lo na posição de principal nome da sigla para uma eventual disputa pelo Governo do Estado em 2014. No recente episódio da briga com o governo e com a Prefeitura da Capital, o PSD emitiu comunicada dando todo o apoio e se solidarizando com Hermínio. Ele é o cara do novo partido para daqui a dois anos.

CRISTINA DITA
Pobre Argentina! Passou por terríveis anos de ditadura militar. Agora, o risco volta, e pior, pelas mãos de uma presidente eleita e reeleita pelo povo. Cristina Kirschner está destruindo a economia dos nossos hermanos e, ao mesmo tempo, tentando implantar a censura e a ditadura sobre os veículos de imprensa. Escondidas sob falsos argumentos de proteção à propriedade e outras malandragens verbais, medidas do governo argentino podem destruir empresas centenárias na área da comunicação. O povo já está protestando, arrependido de ter reeleito sua Presidente.

CAMPO DAS IDEIAS
O assunto já tomou as conversas políticas. O senador Acir Gurgacz teria avisado que vai tirar satisfações (e não só na base da conversa), do suplente se senador  do PMDB, Tomás Correia. É que o peemedebista atacou duramente o vice-governador Airton Gurgacz, acusando-o de trair Confúcio Moura e exigindo a saída de Airton do comando do Detran. Acir não gostou dos ataques ao tio e reagiu. Espera-se que os dois políticos mantenham o debate no campo das idéias...

PERGUNTINHA
Será que as lojas vão mesmo lotar em Porto Velho e em todo o interior, neste penúltimo sábado antes do Natal?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário