sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


QUAIS OS PRINCIPAIS FATOS QUE LEMBRAREMOS DE 2012?
Qual foi o principal evento de 2012 em Rondônia? No primeiro semestre, a punição aos deputados envolvidos no desvio de dinheiro pública da quadrilha em que o principal acusado foi o ex-presidente da Assembleia e hoje foragido, Valter Araújo? Ou foi a grande operação também liderada pelo Ministério Público (estadual e federal) e Polícia Federal, que prendeu vários assessores próximos ao prefeito Roberto Sobrinho, além de afastá-lo do cargo? Se não, fica como fato também negativo o absurdo número de mortes (foto) na BR 364, que enlutou dezenas de famílias e deixaram os rondonienses em pânico? Ou foram os conflitos políticos, a destruição dos alojamentos nas obras das usinas do Madeira ou a enrolação do governo federal quanto a transposição dos servidores do ex-Território Federal para a folha de pagamento da União? As obras inacabadas, como as dos viadutos de Porto Velho, merecem estar nessa galeria de fatos ruins que nos atingiram em 2012? Na verdade, houve sim muitos problemas, violência, trânsito maluco, brigas políticas. Mas também houve coisas boas.

Rondônia cresceu, de novo, acima da média nacional. Continuamos, ao menos por enquanto, com o pleno emprego. Muitas obras foram realizadas e concluídas, principalmente em relação a estradas estaduais, pelo governo rondoniense. Em Porto Velho, houve também avanços, incluindo o fato da cidade ter recebido asfaltamento, em oito anos, equivalente a tudo que recebera antes na sua história. Melhorou a saúde pública municipal, a estadual ainda está ruim, mas melhorando. E, mais que tudo, chega 2013 com perspectivas ainda positivas. Não cresceremos tanto quanto em 2012, até pela crise internacional e a queda de arrecadação imposta pelo governo federal, mas ainda sim temos perspectivas positivas. Já o restante do Brasil...
 
HORA DA POSSE
Ontem foi praticamente o último dia útil do ano. Nesta segunda, dia 31, nem os bancos abrem. O feriadão, segundo em menos de duas semanas, dá uma pausa na política, menos nos preparativos para a posse dos novos prefeitos, que acontece nesta terça, dia 1º. Em Porto Velho, Mauro Nazif e Dalton di Franco assumem o comando da Prefeitura num momento de grande dificuldade, mas cheios de ideias e projetos para executar. Os dois começam, trazendo com eles as esperanças de dias melhores de toda a comunidade porto velhense. Os quase 500 mil habitantes da Capital esperam que a dupla tenha todo o sucesso.

ÚLTIMA HORA
Nazif faz mistério até a última hora. Não anunciou, pelo menos até ontem, a equipe que vai compor seu governo. Deve fazê-lo entre hoje e segunda, pouco antes da posse. A tática aparentemente foi positiva. Deixando para a última hora, Nazif evitou debates e críticas a eventuais indicados e vai começar a trabalhar em paz. Se tivesse anunciado antes, o foco do debate poderia ser o secretariado e não ele e seus planos de governo. Experiente, Nazif não deu assunto para adversários.

MAIS VOTADO
Alex Testoni foi reeleito em Ouro Preto com a maior votação proporcional em todo o Estado. Empresário de sucesso, foi deputado estadual, mas ficou apenas dois anos na Assembleia. Optou pelo Executivo, onde poderia colocar em prática sua experiência na área empresarial, levando para o poder público sua forma de trabalhar. Melhorou muito uma cidade difícil de administrar e com graves problemas. Começa o segundo mandato com a esperança de que vai fazer ainda muito mais. É o que a sua comunidade, que o reelegeu com votação recorde, está esperando.

NEM PENSAR...
Joaquim Barbosa apareceu, como era de se esperar, praticamente como líder de uma pesquisa nacional sobre nomes para disputar a Presidência da República. Depois do Mensalão, é ele o nosso novo herói. Os brasileiros que querem um país livre de sacanagens e roubalheiras, o adotaram como seu novo protetor. O presidente do STF se disse lisonjeado, mas deixou muito claro: não há qualquer chance em que ele pense um dia em participar da política partidária.

NOVA MISSÃO
A segunda maior cidade do Estado, Ji-Paraná, começa também nesta terça uma nova etapa da sua vida. Depois de dois mandatos de José Bianco, que teve importantes realizações, começa a administração do engenheiro e ex-deputado estadual Jesualdo Pires. No parlamento, em um mandato e meio – saiu para concorrer à Prefeitura – Jesualdo transformou-se num dos deputados mais respeitados de Rondônia. Eleito também com enorme percentual de votos válidos, sua responsabilidade é grande, para manter Ji-Paraná no caminho do crescimento.

CAÇA DOS BÊBADOS
Um bêbado descoberto no trânsito a cada hora. Foi em São Paulo, nos primeiros dias da nova Lei Seca, agora com punições mais duras e sem necessidade de exame do bafômetro para comprovar que o motorista bebeu. Em todo o país, os irresponsáveis que enchem a cara de pinga e depois vão fazer loucuras nas ruas, começam a ser descobertos e punidos. A menor multa chega a quase 2 mil reais. Em caso de reincidência, chega a 4 mil reais. Só falta o próximo passo, que é colocar na cadeia, direto, antes do julgamento, quem for pego dirigindo embriagado.

PERGUNTINHA
Quantos dias ainda faltam para que o brasileiros, principalmente aqueles que adoram ficar sem trabalhar, tenham o primeiro grande feriadão de 2013?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário