terça-feira, 25 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


O ANO QUE CHEGA PODE SER MUITO BOM PARA RONDÔNIA
O 2013 entra com o Estado passando por dificuldades, mas sem dúvida com possibilidades muito concretas de crescimento. A estimativa é que Rondônia cresça, no ano que vem, em torno de 6%, ou seja, muito mais do que a previsão de crescimento para todo o país. E começam a entrar nos cofres públicos, por caminhos diferentes, pequenas fortunas para investimentos. A maior delas, que pode chegar a meio bilhão de reais (100 milhões de reais já estão prestes a serem liberados), por um empréstimo que virá do governo federal para que Rondônia aplique em vários setores. Serão beneficiadas as áreas de habitação, educação, segurança pública, saúde, saneamento, agricultura, indústria, desporto e lazer, emprego e renda, modernização da gestão pública, turismo e cultura. Programas sociais também terão volumosos recursos. É um empréstimo, que terá que ser pago, mas é, ao mesmo tempo, um poderoso investimento não só para melhorar a qualidade de vida dos rondonienses, mas também para fazer circular o dinheiro, para criar empregos e renda. Não é todo o dia que um Estado recebe meio bilhão de reais para investir.

O segundo ponto refere-se à economia que Rondônia fará quando os primeiros cerca de 10 mil servidores passarem para o quadro da União. Tudo leva a crer que de fevereiro não passa, essa angústia de 20 anos de espera e que, afinal, estará resolvida. Haverá, inicialmente, uma economia em torno de 300 milhões de reais por ano, calculando-se por baixo. A economia pode ser até maior. Portanto, enquanto no geral l ano que se avizinha parece ser meio assustador, para Rondônia não o será. O que pode nos atrapalhar são as acirradas brigas de diferentes grupos políticos, que tendem a piorar daqui para a frente e até 2014. Afora isso, a tendência é de que tudo vá bem.

SOB MEDIDA
A semana começa mesmo nesta quarta, dia 26 e já termina amanhã, quinta, dia 27. A partir desta sexta abre-se mais um super feriadão, principalmente para o funcionalismo público, tanto em Rondônia como em todo o país. Os feriadões, aliás, são feitos sob medida mesmo para os servidores, que não precisam ter produtividade ou freqüência para receber seus salários. Membros de uma casta que foi adquirindo cada vez mais direitos, com o passar dos anos, muitos servidores só vivem em função do contra cheque, do final de semana e dos feriadões. Já quem não é funcionário público...

NEGATIVA DE AUTORIA
Nas entrevistas que deu na semana passada, para emissoras de TV, o prefeito afastado de Porto Velho, Roberto Sobrinho, defendeu-se mais uma vez das acusações de que haveria uma quadrilha atuando na Prefeitura, durante a administração dele. Sobrinho alegou inocência e deixou nas entrelinhas que apenas indícios – e não provas concretas – foram utilizados para pedidos de prisão de seus assessores. Ele afirmou que vai a todos os estágios do Judiciário para provar sua inocência.

GUAJARÁ ENDIVIDADA
Autoridades do Estado, como o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, ficaram impressionados com o relato dos onze vereadores eleitos de Guajará Mirim, sobre as condições de abandono da cidade. Além de uma dívida de mais 22 milhões por mês, a Prefeitura não consegue firmar novos convênios porque está registrada no Cadin, como má pagadora. Enquanto não for regularizada a situação, nada de recursos federais. Hermínio prometeu apoio. Inclusive com várias emendas para beneficiar a comunidade de Guajará.

MAIS ROLOS
Os investigadores das denúncias contra o Sebrae estão impressionados. Segundo um deles, que confidenciou a uma autoridade, o volume de elementos recolhidos até agora comprovariam rolos e mais rolos na entidade. Uma das últimas descobertas foi de uma empresa terceirizada que cuidava da publicidade da instituição, sem concorrência pública, como determina a lei. Gente importante na área política estaria envolvida. No final de fevereiro, representantes do Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União terminam suas investigações e apresentam o relatório final sobre as denúncias.

TRÉGUA
O ano termina com uma trégua entre Governo e Assembleia Legislativa. Os deputados entraram no recesso limpando a pauta e inclusive realizando sessões extras sem receber nada por elas, o que já merece destaque. Todos os projetos oriundos do Executivo foram aprovados, inclusive os mais importantes, que se relacionavam a grana para investimentos e pagamentos. Agora, quando março chegar – se não houver outras sessões extras pelo caminho – a batalha volta a ser travada. Espera-se que, se isso ocorrer, todos os envolvidos pensem no Estado, em primeiro lugar.

RESCALDO
Mais uma vez o rescaldo do feriadão nas estradas brasileiras é trágico. A cada ano, mais famílias choram seus mortos; mais pessoas ficam aleijadas ou gravemente feridas; mais malucos andam em alta velocidade pelas ruas, ignorando os perigos para suas vidas e as dos outros. Tanto em Rondônia como no país inteiro, quando fecham os números sobre mortos e feridos em acidentes nos feriadões, a gente fica pensando se essa tragédia um dia terá fim. Infelizmente, parece que não...

PERGUNTINHA
Quantos dos mais de 300 presos que receberam benefícios para passar o Natal com a família vão retornar aos presídios, para cumprir suas penas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário