quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

31% dos lares brasileiros têm computador com internet, diz IBGE

DIFERENÇAS - Nos domicílios  do Norte e no Nordeste, 16% e 15,2%, respectivamente possuíam energia elétrica, computador com acesso à internet

Apenas 31% dos 52,8 milhões de domicílios brasileiros possuíam, em 2011, simultaneamente energia elétrica, computador com acesso á internet, aparelho DVD, TV em cores e máquinas de lavar, segundo a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, divulgada na quarta-feira da semana passada. Se for excluído apenas o acesso a internet, esse percentual sobre para 34,7% dos domicílios do pais.

Dos 69% dos lares que não tinham todos esses bens e serviço de internet ao mesmo tempo, 84,9% relataram que a ausência era do computador com acesso à internet. O dado, diz o IBGE, mostra o quanto o país aina precisa avançar em inclusão digital.

As diferenças regionais eram grandes. Nos domicílios do Norte e no Nordeste, 16% e 15,2%, respectivamente, possuíam energia elétrica, computador com acesso à internet, aparelho de DVD, TV em cores e máquinas de lavar ao mesmo tempo, segundo o IBGE.

E esses bens e serviço estavam presentes em 38,7% e 38,2% dos lares das regiões Sul e Sudeste, respectivamente, em 2011. O Centro-Oeste ficou numa posição intermediária, com 28,4%. Segundo Ana Lúcia Sabóia, gerente da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, o "importante" é ter acesso a todos esses itens juntos, num mesmo domicílio. "É uma medida de bem estar da família".
Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário