domingo, 23 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


LULA COMEÇA A PREPARAR SUA CANDIDATURA PARA 2014?
Lula sentiu o baque. Tentou fazer de conta que não era com ele, mas não deu certo. Alvo, durante longos meses, da oposição e da parte da imprensa que o detesta, o ex-presidente começou a responder, porque o silêncio acabaria sendo pior. E já falou praticamente como candidato à Presidência em 2014, ao avisar que vai sair país afora, em caravana, com o o fez, com sucesso, em outras ocasiões. Lula diz que vai buscar o apoio do povo brasileiro e chamou de vagabundos alguns dos que o criticam. Disse: “se ficar um vagabundo, numa sala com ar-condicionado, falando mal de mim, vai perder", aludindo certamente a uma disputa presidencial. Onde, ele tem certeza, não perderia para ninguém nas urnas. Acuado pelo resultado do julgamento do Mensalão, que condenou vários dos seus antigos assessores e alguns melhores amigos, como José Dirceu, o próprio Lula passou a ser apontado como pelo menos beneficiado no esquema, pelo publicitário Marcos Valério. Oposição e parcela da imprensa caíram de pau nele, exigindo que as denúncias sejam apuradas com profundidade. E que Lula seja denunciado, por envolvimento no caso. De outro lado, ele conseguiu apoio e solidariedade de oito governadores, um deles, aliás, do PSDB, seu maior inimigo político.

Ora, Lula tem uma inteligência acima da média, embora não tenha estudado. E conhece o povão como ninguém. Vai sair pelo Brasil alardeando os avanços que o país teve em seus oito anos de governo, vai atacar a oposição, vai reunir forças para sair nos braços do povo. Sua intenção de percorrer o país é também uma forma de defesa. Vai buscar na opinião pública o apoio que não tem em parte importante da imprensa nacional e entre as classes média e alta. Ao que parece, Dilma Rousseff terá mesmo só um mandato, se o quadro atual não mudar. Lula vem aí, de novo!
 
AI NOSSO BOLSO!
Demorou muito, mas enfim o próprio governo federal informou que haverá aumento no preço dos combustíveis a partir do início de 2013. Não se sabe ainda o tamanho do reajuste, mas certamente a Petrobras vai querer recuperar ao menos parte do que perdeu nos últimos anos, quando os combustíveis estiveram com seus preços praticamente congelados. Ou seja:preparemos os nossos bolsos.

OUTRO ATRASO
O embroglio no Congresso, que decidiu não votar mais nada este ano e só retomar as votações no ano que vem, prejudicou mais uma vez os servidores de Rondônia. A lei que define o caso da transposição estava na pauta, mas agora só voltará a ser votada provavelmente no final de fevereiro do ano que vem. A Câmara tem que apreciar antes mais de três mil vetos presidenciais. Ou seja, mais um pouco de atraso, num caso que já se arrasta há mais de duas décadas. E com grandes prejuízos para os cofres do Estado, que já contava com a economia do pagamento dos transpostos a partir do início de fevereiro.

SEM SURPRESA
Não foi surpresa a eleição do prefeito Vitorino Cherque, de Mirante da Serra, para presidir a Associação Rondoniense dos Municípios, a Arom. Cherque já vinha se destacando há muito tempo, como uma liderança na sua região e também em encontros com prefeitos. Ele substitui Laerte Gomes, afastado do cargo depois de investigações que denunciaram desvios na entidade. Ele recebeu 29 votos num total de 48. Começa uma nova fase na Arom, com Cherque à frente. É bom ficar de olho nesse nome: o prefeito de Mirante ainda vai ser muito conhecido no Estado.

MANDATO RESTITUÍDO
Falecido há muitos anos, Renato Clímaco Borralho de Medeiros, com esse nome pomposo, foi nosso único deputado federal, à época do antigo Território de Rondônia. Era membro do PST, então um partido forte, mas que também foi extinto. Renato Medeiros foi cassado pela ditadura militar, no golpe que começou em 1964 e durou 20 anos. Agora, pós mortem,  o representante de Rondônia no parlamento brasileiro teve restituído simbolicamente seu mandato, em ato da Câmara Federal. Outros 172 brasileiros cassados, vivos ou mortos, também foram beneficiados pelo ato.

NAZIF E OS ABACAXIS
O prefeito Mauro Nazif assume o comando de Porto Velho no primeiro dia de 2013 e, sem dúvida, desde o dia inicial do seu governo, terá inúmeros problemas pela frente. Vai ser assim de cara, sem chance de sequer respirar com tranqüilidade. Mas dois deles são ainda mais complexos e necessitarão de tomadas de decisões urgentes. O primeiro se relaciona com o contrato com a empresa Marquise e a coleta do lixo que não pode parar um só dia. O outro é o pedido das empresas de ônibus de reajuste de 10% nas passagens. Vai começar com dois grandes abacaxis para descascar o novo prefeito da Capital.

SEM FUNÇÃO
Basicamente, o Congresso legislativo serve para fiscalizar o Executivo; para votar os orçamentos anuais e, ainda, para votar leis e vetos presidenciais. Neste ano, nossos representantes na Câmara Federal não fizeram nada disso. Aliás, não é de agora. Há 12 anos não são votados vetos do Planalto. No total, três mil deles estão acumulados, inclusive alguns ainda do tempo de Fernando Henrique Cardoso. E sem votar sequer o orçamento para 2013, qual a utilidade, enfim, do nosso Congresso?

PERGUNTINHA
Quantos brasileiros vão morrer em acidentes de trânsito durante os feriadões de Natal e Ano Novo?
 Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Um comentário:

Unknown disse...

LULA DE NOVO!!! COMA FORÇA DO POVO!!!!!!!!!!

Postar um comentário