terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MITO OU VERDADE: CARTUCHOS REMANUFATURADOS NÃO PRESTAM E ESTRAM A IMPRESSORA?

Em tempos antigos, a impressora era um item considerado caro, porém com a evolução constante da informática, os produtos de impressão ganharam ótimos descontos. Tanto impressoras como multifuncionais tiveram um queda impressionante nos preços, entretanto o suprimentos para tais equipamentos, tiveram um evolução contrária, aumentando os custos. A elevação do preço dos cartuchos foi uma das principais preocupações de muitos consumidores que usam impressoras diariamente. A grande jogada das fabricantes foi baratear o equipamento e encarecer os suprimento, fator que forçou muitas pessoas a procurarem meios alternativos para impressão de arquivos e documentos. Eis então, que surge o grande salvador da pátria: o cartucho remanufaturado.

A moda pegou e surgiram dúvidas
Quando a folia do reabastecimento de cartuchos começou, muita gente não pensou duas vezes e adotou a prática. Como era o início de um novo negócio, alguns desconfiaram da qualidade, todavia os remanufaturados surpreenderam muita gente. Em um primeiro instante, grande parte dos consumidores comprou os cartuchos reabastecidos, pois o preço era muito interessante. Até hoje eles são baratos, contudo existem pessoas que insistem no quesito qualidade. 

Além disso, alguns afirmam que os cartuchos remanufaturados podem até estragar a impressora. Afinal, será que a qualidade é muito inferior? Minha impressora perde a garantia de usar cartuchos remanufaturados?

Para esclarecer essas dúvidas entrevistamos o empresário Guilherme Schuindt, proprietário da Loja Giga Informática.

Painel Online: Os cartuchos remanufaturados têm menos tinta? O rendimento é igual aos originais?
Quilherme Schuindt: A quantidade de tinta é a mesma que o original. O cartucho remanufaturado apresenta características equivalente ao original. Isto ocorre porque uma de suas matérias primas básicas é o cartucho vazio. As características desse cartucho determinam as faixas adequadas de propriedades da outra matéria prima básica, a tinta e o pó de tonner, isto aliado à avaliação e substituição, quando necessário, de suas peças feitas por técnico qualificado garantem a reciclagem correta do cartucho obtendo um produto similar ao original.

Painel Online: Cartucho remanufaturado pode dar defeito? Que tipo de defeito?
Guilherme Schuindt: Sim. Assim como os cartuchos novos, os remanufaturados também podem apresentar defeito. O defeito mais comum é o entupimento ou a queima do circuito.

-O entupimento pode ocorrer se a impressora ficar inativa por longos períodos, por problemas do kit de limpeza da impressora ou até por mudanças bruscas de temperatura.
-A queima do circucuito pode ocorrer pelo degaste do próprio uso, por uma oscilação de energia ou pelo simples fato de ligar ou desligar a impressora.

Este circuito é comparado a uma lâmpada elétrica que pode queimar pelo desgaste a qualquer momento. O cartucho com circuito queimado não tem reparo. O cartucho entupido pode ser recuperado ou não, dependendo do grau deste entupimento.

Painel Online: Estraga a impressora usar cartuchos remanufaturados? 
Guilherme Schuindt: Não. Esta afirmação era feita há algum tempo atrás pelas empresas fabricantes dos cartuchos originais. Essas empresas faziam essa afirmativa para vender seus cartuchos a preços muitos altos. Os cartuchos remanufaturados têm qualidade igual e preço até 60% menores que os originais. os cartuchos remanufaturados não danificam nenhum componente de sua impressora, pois não sofrem nenhum tipo de alteração física, apenas passam pelo processo de remanufatura (como descrito acima).  As empresas fabricantes dos cartuchos originais afirmavam a perda da garantia da impressora para quem usasse cartuchos remanufaturados, mas o código do consumidor brasileiro especifica que nenhum fabricante pode obrigar ninguém usar apenas seus produtos (monopólio).

Painel Online: Minha impressora perde a garantia se usar cartuchos remanufaturado?
Guilherme Schuindt: Não. Está no código do consumidor que o cliente não é obrigado a usar um produto obrigado pela empresa que fornece. isso é monopólio. As empresas de originais dizem isso, pois ganham dinheiro na venda de cartuchos e não na venda das impressoras. A garantia só não é fornecida por elas quando ocorre algum problema decorrente do uso do cartucho remanufaturado. Apenas não fica de graça para o cliente ele terá de pagar a  manutenção.
Fonte: Laila Moraes - Revista Painel Político


Nenhum comentário:

Postar um comentário