quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SAÚDE - Nutrição e Enxaqueca

Dores de cabeça constantes não é uma doença, mas um sintoma de que há um problema orgânico que necessita de investigação. Dor de cabeça é definida com a presença de sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face. As cefaleias, nome científico dado às doenças de cabeça, podem ser primárias (causadas por distúrbios bioquímicos no próprio cérebro) ou secundárias (causadas por problemas em qualquer região do corpo como problemas dos olhos, ouvidos, garganta), totalizando mais de 150 tipos diferentes.

O cérebro não possui receptores para a dor, mas as veias cerebrais e as mensagens podem sentir dor e isso produz a cefaleia. As cefaleias mais intensas e incapacitantes chamam-se enxaquecas, caracterizadas por dor aguda que dura de 4 a 72 horas, normalmente de um só lado da cabeça associada a náuseas, vômitos, sensibilidade aumentada à luz e a ruídos e em algumas pessoas aura visual. Ocorrem duas fases distintas na enxaqueca, sendo a primeira de vasoconstrição das veias cerebrais devido á liberação de serotonina pelas plaquetas, aumenta. 

Embora as cefaleias sejam entidades diferentes, elas guardam alguma semelhança no que diz respeito às inúmeras causas: estresse (50% dos casos), ansiedade, depressão, distúrbios de sono, exercício e trabalhos excessivos. Podem ser ainda causadas por sinusites, infecção auditiva, abscesso dentário, disfunção tempo-mandibular, má digestão, hipoglicemia, constipação, hipotireoidismo e tensão pré-menstrual (60-70% dos casos de enxaqueca em mulheres está relacionado ao ciclo menstrual podendo ser pré-menstruais ou menstruais). 

A disbiose, ou desequilíbrio da flora intestinal pode ser, indiretamente, causa de enxaqueca. Quando a flora intestinal fica desbalanceada pode ocorrer crescimento excessivo de fungos que normalmente são habitantes naturais do intestino. Um exemplo comum de fungos que todos conhecem é a cândida, que ao estar presente em grande número, produz toxinas que são contexto, se faz necessário otimizar o equilíbrio da microbiota intestinal com o uso de lactobacillus na forma de sachês ou cápsulas.

Quanto mais toxinas são produzidas no intestino, maior é a irritação do mesmo predispondo as pessoas ao desenvolvimento de processos de alergia/intolerância alimentar. Hoje se sabe que a cefaleia e enxaqueca podem ser um sintoma delas. A alergia alimentar pode ser um fator contribuinte para a enxaqueca de até 80% dos indivíduos, por isso uma avaliação criteriosa deve ser feita a fim de se identificar o (s) alimentos (s) mais envolvidos (s) na etiologia (causa) da enxaqueca de cada indivíduo.

Portanto, se você sofre de enxaqueca procure um nutricionista funcional para adequar a sua dieta, isto vai ser muito útil para melhora do seu quadro.
Fonte: Nájila Morais - Nutricionista Funcional - Clínica Equilibrium


Nenhum comentário:

Postar um comentário