domingo, 16 de dezembro de 2012

Saúde e Bem Estar

Envelhecer: uma realidade inevitável

Todos nós fomos programados para crescimento e desenvolvimento geral, reprodução e senescência. Com o envelhecimento ocorre um processo crescente de desordens moleculares e com isso uma perda de fidelidade molecular. 

Passamos os primeiros 25 anos de nossa vida produzindo, ordenando e substituindo nossas moléculas com eficiência e fidelidade, o que  nos leva a manutenção de um status "ideal" de energia. Após o sucesso reprodutivo, não é importante para a sobrevivência da espécie, manter o estado energético indefinidamente, então, o balanço entre desordens moleculares e capacidade de reparo sofre um desvio passando a predominar os danos, levando a uma limitação do processo de reparo.

A expectativa de vida vem aumentando com o passar dos anos devido, principalmente, a eliminação de doenças crônicas, fazendo com que a pirâmide etária sofra uma inversão, tendo dobrado o número de idosos.

É errado a ideia que as pessoas tem achado que ortomolecular é uma fonte da juventude, a premissa de prolongar a juventude, a premissa de prolongar a juventude não é verdadeira, envelhecer é uma realidade, é inevitável, porém pode ser feito com dignidade, qualidade de vida e disposição física, assim como também estender a longevidade. A velhice tem sua própria beleza, mas pode ser melhor evidenciada com os tratamentos anti-aging. Não se trata de ser jovem para sempre, mas de ser saudável por mais tempo.

Antienvelhecimento é basicamente uma medicina preventiva onde se intervém no processo com o objetivo de retardá-lo, tornando assim, a medicina anti-aging um tratamento que segue ao longo de toda uma vida, pois saúde não é simplesmente a ausência de doenças.

É pouco procurada pelos jovens. Como se trata de um complexo de procedimentos preventivos que visam manter a qualidade de vida e a saúde na terceira idade deveria interessar a todos que pensam no amanhã e que são previdentes.

No antienvelhecimento avaliá-se o paciente como um todo para manter o paciente equilibrando ao longo da vida.

Medicina antienvelhecimento consiste num tratamento que visa restabelecer os equilíbrio químico do organismo mediante uso de substâncias e nutrientes naturais para conservar a saúde ótima e tratar enfermidades uso de substância e nutrientes naturais para conservar a saúde ótima e tratar enfermidades. É uma medicina para complementar tratamentos clássicos e quando indicada com responsabilidade melhora drasticamente a qualidade de vida de seus adeptos.

COMO ENVELHECER BEM?

  • Comer pouco e utilizar uma dieta de qualidade saudável
  • Manter atividade física a vida toda
  • Fazer suplementação nutricional e antioxidantes quando necessário
  • Fazer reposição de hormônios quando e se forem necessários
  • Ter sono adequado
  • Fazer avaliação médica anual e tratar doenças precocemente
  • Manter a mente ativa se possível com alguma atividade profissional ou hobbie
  • Buscar o equilíbrio emocional
  • Manter auto-estima (medicina estética)
O importante não é somente quanto tempo nós viveremos, mas como envelhecemos, não é somente acrescentar anos a sua vida, e sim acrescentar vida aos anos.
Fonte: Patrícia Carloto - CRM 3102 RO / Revista Painel Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário