domingo, 16 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


MENSALÃO DÁ O DOBRO DE CADEIA DO QUE ASSASSINAR UMA JUÍZA
Uma juíza foi assassinada brutalmente no Rio. Policiais-bandidos aramaram uma emboscada e a fuzilaram com dezenas de tiros. Julgados e condenados, um deles, o líder, foi condenado a 21 anos de prisão. No caso do Mensalão (também grave, também assustador), uma secretária de segundo escalão, condenada, embora tenha sempre afirmado que apenas cumpria ordens dos seus patrões, pegou, no total, 41 anos de cadeia. O dobro do matador da juíza. Um viciado, que acabou famoso na TV por causa de um programa de humor, conhecido como Zina, foi preso durante seis meses por ter roubado uma garrafa de cachaça. Uma mulher foi condenada por ter roubado um pote de margarina. Mas o deputado rondoniense Natan Donadon, condenado a 13 anos de prisão, nem sequer perdeu o mandato, em função do emaranhado jurídico e dos recursos infindáveis que a lei permite. O que isso quer dizer? Que está na hora do Judiciário, como um todo, rever as leis, analisar as enormes diferença de decisões que estão se registrando no país. A máxima “cada cabeça, uma sentença”, nunca foi tão verdadeira, no complexo sistema jurídico brasileiro.Dá para se compreender esses absurdos, essa complexidade que permite sentenças tão díspares, dependendo apenas da interpretação pessoal de cada magistrado?

O que assusta é que está em análise um novo Código Penal e que os chamados notáveis, apenas apontaram mudanças em questões secundárias, de interesse de minorias. Alterações muito mais ideológicas do que qualquer outra coisa. E vai ficar por isso mesmo. Discute-se muito, mas o povo não participa e os notáveis vão fazer um novo Código cheio de firulas, sem resolver a essência. Estamos nas mãos das individualidades. Cada juiz vai continuar decidindo sobre a lei, apenas por suas idéias e convicções. Quando isso vai mudar?
 
NOTÍCIA NACIONAL
A Câmara Municipal de Guajará Mirim vai vir notícia nacional. E, ao contrário do que se poderia pensar, pelo que anda ocorrendo país afora, o motivo é positivo. A eleição de dois índios – Nham-Pã, do PSB, o mais votado da cidade, com 569 votos e Arão Wao Har, do PTB e um deficiente visual – Agostinho Figueiredo, do PDT, estão entre os 11 novos vereadores da cidade, é um caso único no país. O trio deve ser destaque em breve, em matéria especial na Rede Record de Televisão (em Rondônia, a programação é da TV Candelária).

PORTAS TRANCADAS
Tranquemo-nos dentro de nossas casas, portões, portas e janelas cerradas, de preferência em silêncio para não chamar a atenção. É que a Justiça está anunciando que 300 presos serão soltos neste período natalino, só em Porto Velho. A grande maioria quer se recuperar e ter nova oportunidade, mas há os que vão sim voltar ao crime. Não há como acompanhar todos no período de soltura, mas a Justiça diz que eles, os presos, não podem ser prejudicados porque o Estado é deficiente. Ou seja, preocupação com eles, presos. Nunca com suas vítimas passadas ou em potencial.

UM POUCO DE PAZ
Pelo menos por algum tempo, a série de ações judiciais contra a Secretaria de Saúde, que chegavam todos os dias, estão suspensas. Uma espécie de crédito especial, de ordem moral, teria sido dado ao secretário Williames Pimentel, para que ele pudesse trabalhar em paz nesse início de comando na Sesau. A  informação não é oficial e ninguém a confirma. Mas ouve-se que assim será, por algum tempo, pelo menos. Já é um passo dos mais importantes para que a Sesau possa se organizar, porque vivia em função de ações judiciais todos os dias.

NÃO PEGA NADA!
Aparentemente, complica-se a situação do ex-presidente Lula, que já aparece com freqüência em denúncias envolvendo ainda o caso do Mensalão. Nas redes sociais e na grande imprensa, é grande o alvoroço em torno do assunto. Não se sabe que influência essas denúncias – até agora não comprovadas – mexeriam com a popularidade de Lula. Para a maioria dos brasileiros, que não tem acesso à  informação; que está se lixando para debates políticos e denúncias, Lula é quase um deus. Sua popularidade se mantém em mais de 80% em várias regiões do país. Parece que nada pega no “homi”...

SAPO DESENTERRADO
Pelo menos um dos sapos foi desenterrado. Desde ontem, está aberto ao tráfego a primeira elevada (viaduto é apelido), sobre a BR 364, na altura da avenida Jatuarana. Essa foi uma das obras mais complicadas de que se tem notícia em Porto Velho e no Estado. O prefeito interino, Emerson Castro, conseguiu apoio do Governo do Estado, via DER e dos empresários da área lateral da BR e, enfim, as coisas começaram a funcionar. Agora faltam as outras seis elevadas. E desenterrar outros sapos. Mas já é um começo.

EM DIA
Por falar em Emerson Castro, ele tem reafirmado, em todas as suas entrevistas, que os programas ocorridos na Prefeitura não vão afetar o pagamento nem dos servidores e nem dos fornecedores. Todos os processos em andamento e empenhados serão pagos dentro do prazo. O salário e o 13º dos servidores municipais começam a ser depositados nas contas já na próxima quinta-feira, dia 20, cinco dias antes do Natal. Portanto, nada muda nesta questão vital para que todos tenham um Natal sem pânico...

PERGUNTINHA
Será que vamos ter algum outro escândalo em Rondônia antes que 2013 bata às nossas portas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário