sábado, 29 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


PERDE A MÍDIA, GANHAM OS QUE LUTAM POR SUAS VIDAS...
“Mostro  homens e mulheres que são amparados pelo Hospital de Câncer de Barretos. O mais humanizado  do Brasil. O lugar onde o “nós” é mais importante do que o “eu”. As frases são apenas uma pequena parte da crônica de despedida do apresentador de TV e jornalista Domingues Júnior, que está deixando Rondônia depois de onze anos, para se dedicar de corpo e alma ao Hospital do Câncer, entidade pela qual se apaixonou, depois de conhecer o que ele representa para salvar milhares de vidas todos os anos. Domingues é um profissional vencedor na sua área. Desde que chegou a Rondônia, só teve sucesso. Primeiro, na Rede TV!. Depois, com mais força, porque passou a comandar o único programa local do horário nobre na TV rondoniense, na TV Candelária/Rede Record. Está à frente, também, junto com uma equipe de respeitados jornalistas, do programa de maior audiência do rádio no Estado, o Papo de Redação, da Rádio Parecis FM. Repentinamente, Domingues dá uma guinada na vida. Opta por dedicar parte dos seus dias e do seu talento para ajudar a salvar vidas alheias.
Nos próximos dias, Domingues se despede, pelo menos por algum tempo. Virá aqui, eventualmente, para buscar apoios para a filial do Hospital do Câncer de Barretos que está instalado em Porto Velho, atendendo quase mil pessoas por mês. Mas, na maior parte do tempo, estará andando Brasil afora, com a missão de mobilizar cada vez mais gente para apoiar essa que é uma das instituições mais respeitadas no mundo inteiro, no tratamento para vários tipos de câncer. A imprensa está perdendo, a TV e os telespectadores também, ao menos por algum tempo, um grande profissional. Mas os doentes que lutam pela vida no Hospital de Barretos e de Porto Velho, terão um aliado precioso. Onde Domingues põe a mão, ele faz funcionar... 

 

SEM MUNIÇÃO!

Histórias de 2012: um evento registrado no mês de agosto, mostrou o quanto as Forças Armadas Brasileiras estão deficientes. Com um efetivo de mais de 200 mil militares, o Exército , principalmente, chegou a uma situação de sucateamento absurda. Não teria, segundo seus comandantes, como  responder a um ataque, por exemplo. Se fosse alvo de ataque, o Exército teria munição para apenas uma hora de batalha...

 
 
SEM AULAS
Outro evento que marcou o 2012 que se encerra, foi a mais longa greve das universidades brasileiras, que causou prejuízos incalculáveis para o país. Em maio, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) anunciou uma greve que afetou 57 das 59 universidades federais.  A Unir de Rondônia foi uma das que parou totalmente. Quase um milhão de alunos ficaram sem aulas por quatro meses. A greve foi marcada por um 'racha' entre a Andes e o sindicato Proifes, que aceitou a proposta do governo de reajuste. O ano letivo ficou praticamente perdido. 


NÚMEROS QUE ASSUSTAM
Não é só a Prefeitura de Porto Velho que está na mira da Polícia Federal. No país inteiro, nada menos do que 3.100 Prefeituras estão sendo investigadas. Desse total, 485 prefeitos estão na alça de mira da PF e do Ministério Público. Um total de 11 bilhões de reais em convênios são mote das investigações. Não se sabe ainda quanto desse dinheiro foi realmente desviado, mas pelo menos 500 autoridades, como secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores – afora os prefeitos – estariam envolvidos nos rolos. Os números assustam, porque o número de municípios sob investigação representa quase 60% do total de cidades brasileiras. 


RESTOS A PAGAR
Fornecedores do Governo estão torcendo para que haja dinheiro para pagá-los antes do final do ano. Com grandes dificuldades, foram pagos quase todos os salários de dezembro e o 13º, mas os cofres esvaziaram. Há o temor de que muitas contas entrem no famigerado restos a pagar. Daí, só Deus sabe quando serão pagas. Mas o que se ouve também é que há um grande esforço do governo para quitar o maior número de compromissos possível. Tomara que consiga!


AGORA SIM!
Mais de 1.500 multas aplicadas só no Rio e em São Paulo, em menos de 36 horas, mostra o grande avanço da Lei Seca, que, agora sim, começa a punir com rigor os bebuns que se aventuram a dirigir, colocando em risco suas vidas e, muito pior, as vidas alheias. Entre as dezenas e dezenas de caso, um chamou a atenção. Uma mulher, engenheira química, detida numa blitz. Pega em flagrante totalmente embriagada, ela atacou os PMs, mas foi presa. Pagou multa de quase 2 mil reais e mais 9 mil reais de fiança para ser solta. A coisa está ficando feia para o lado dos bêbados irresponsáveis. 

DUAS PERDAS
Élvis Mamédio e Silvério Feitosa foram os dois PMs mortos em confrontos com bandidos este ano. Mamédio foi executado a sangue frio por um bando de criminosos que atacou o posto da PM no distrito de Jacy Paraná. Em ambos os casos, os envolvidos foram descobertos. No caso de Mamédio, a PM localizou e matou todos os criminosos envolvidos no caso, numa troca de tiros. A vida dos bandidos não é lamentada por ninguém. São alguns facínoras a menos neste mundo de violência. Mas a perda dos homens da polícia, essas sim, deixaram a comunidade de luto.

PERGUNTINHA
Quantos motoristas embriagados serão pegos em blitz no trânsito, na noite de Ano Novo, depois de encheram a cara de pinga?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário