sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


SOB O MANTO DA LEI QUE OS PROTEGE, VÂNDALOS ATACAM ESCOLAS
É só um exemplo de Porto Velho, apenas para ilustrar o raciocínio. Na Escola Estadual Capitão Cláudio, na zona sul, um grupo de estudantes, sabendo que não há punição e que todos são protegidos por uma legislação espúria, ineficiente e perto de criminosa, praticou vários atos de vandalismo, destruindo o patrimônio que é deles também. Quebraram tudo: ar condicionados, mesas, cadeiras, portas, vasos sanitários, ventiladores. No país inteiro, os atos de vandalismo nas escolas cada vez se ampliam mais. E também os de agressões contra professores. Os mestres, se reagem, são criminalizados. Os menores marginais, ampla minoria, que deveriam ser expulsos das escolas e segregados, se multiplicam. Brasil afora. Alunos detonam bombas nos pátios ou nos banheiros, aterrorizando colegas, professores e diretores. Meninos e meninas (sim, elas também participam desses atos de destruição), formam gangues e marcam brigas pela internet. Quem não participa é considerado otário e excluído dos grupos, que em vários casos,  tomam contas das escolas.

Estudos apontam que, na opinião desses menores, estes atos muitas vezes têm como objetivo chamar a atenção não só de professores e da própria sociedade, mas também das meninas, pois seus adeptos tentam criar diante delas uma imagem heroica e poderosa. Isto não significa, porém, que as garotas não participem. Elas, atualmente, revelam ser, em muitos casos, mais violentas que os meninos. O famigerado ECA trata do mesmo modo os vagabundos e criminosos e a grande  maioria de jovens e adolescentes do bem, sem separar o joio do trigo. Sem controle, sem lei, sem punição, eles vão destruindo as família, a escola e, em breve, suas cidades. Por enquanto, ainda são minoria. Mas se continuar nesse ritmo, em poderão ser maioria, para nossa desgraça...
 
NÃO FUNCIONOU
É hoje o dia. Se você está lendo este texto, é porque ou o fim do mundo foi adiado ou atrasou, porque aqui é o Brasil e ninguém cumpre horário. Alguma coisa deu errado nas previsões maias, que idiotas de todos os cantos do Planeta decantaram como se fosse realmente o anúncio do final dos tempos. Como tem otário para tudo; como doido, formiga e puxa saco tem em todos os lugares; como há fanáticos doentes Planeta afora, houve quem desse um mínimo de crédito a esse besteirol todo. Agora, esses malucos vão descobrir outra besteira para cultuar. Não tem fim, a ignorância.

VAI OU NÃO VAI?
Quando alguém pergunta se o secretário do DER/Deosp, Lúcio Mosquini, será candidato ao Governo do Estado ou a qualquer outro cargo em 2014, ele sempre brinca: “sou candidato a governar minha casa e meus negócios particulares”. Mas, nos meios políticos, o nome dele é citado em dez entre dez pessoas quando se fala em quem teria boas condições de ir para a disputa daqui a dois anos, caso Confúcio Moura não fosse à reeleição. Se irá ou não, é outra história.

CACETADA DUPLA
Em menos de 48 horas, o STF deu duas cacetadas no Congresso. Primeiro, decidiu que os réus do mensalão que têm mandato, estão cassados automaticamente, tirando do parlamento o poder de decidir sobre o assunto. Pouco depois, decisão monocrática do ministro Luiz Fux mudou a pauta da Câmara Federal, ao impedir que fossem colocados em votação os vetos da presidente Dilma Rousseff à distribuição do dinheiro do pré sal. Chiadeira geral, mas o ministro da Justiça, o petista José Eduardo Cardozo, já avisou: “decisão do STF é para ser cumprida”!

BÊBADOS NAS RUAS
Continuam sendo pegos, em flagrante, bêbados dirigindo no nosso trânsito. Só no último final de semana, em batidas realizadas pela Polícia Militar, mais cinco caíram nas garras da operação Lei Seca. Esse tipo de detenção de pessoas embriagadas ao volante está acontecendo aos borbotões país afora, porque quem bebe e dirige sabe que, mesmo que matar uma família inteira, não vai para a cadeia. Terá alguma incomodação, perderá a carteira por algum tempo, mas pagar pelas vidas que tirou, nadica de nada. Tem é que mudar a lei. Já!

CLIMA TENSO
Faltando pouco para o final de ano, há no ar uma grande preocupação de fornecedores do governo rondoniense. Como priorizou o funcionalismo, que recebeu dezembro e o 13º, o Estado acabou ficando com grande dificuldade em cumprir seus compromissos com forneceres. Muitos, pequenos, médios e grandes, podem encerrar o ano sem ver a cor do dinheiro. A violenta queda no Fundo de Participação dos Estados (o FPE), é um dos principais motivos para a grande dificuldade financeira com que os cofres públicos rondonienses enfrentam esta reta final do ano.

AMEAÇAS
A CPI que a Câmara Municipal de Porto Velho realizou sobre várias denúncias de desvio de recursos da Empresa Municipal de Urbanismo, a Emdur, está dando o que falar. O vereador Jaime Gazola, presidente da CPI, já recebeu várias ameaças de morte. Denunciou isso publicamente. O assunto agora já está na esfera do Judiciário e, ouve-se, o rombo é enorme. Quando soube das denúncias, há muito tempo atrás, o então prefeito Roberto Sobrinho exonerou Mário Sérgio, que comandava a Emdur e vários outros servidores. Esse assunto ainda vai longe...

PERGUNTINHA
Como vai acabar a batalha para saber quem decide o que, entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso brasileiro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário