domingo, 30 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


O HOMEM DA CAPA PRETA É O GRANDE BRASILEIRO DESTE 2012
Os personagens de 2012 poderiam compor um livro de duas mil páginas. Foram tantos, em tantas áreas, neste ano que se encerra e no país da dona Dilma, que é complexo escolher apenas um. Há os heróis anônimos, os que dão a vida pelos outros, os que, no lado negativo, viveram às custas de roubo do dinheiro público; os que, eleitos, não fizeram jus à confiança do povo. Se poderia lembrar até de alianças, como a vergonhosa, que reuniu Lula, Fernando Haddad e ele, Paulo Maluf, numa demonstração clara de que a classe política relegou o ideário e a ética para um terceiríssimo plano, porque o que interessa é o poder pelo poder. O personagem poderia ser feminina, como a ministra Eliana Calmon, que mexeu com as estruturas do Judiciário, ao dizer claramente que há “juízes-bandidos”. A própria Dilma Rousseff seria um interessante personagem central de 2012, pelo forma correta com que governa e pelos mais de 70% de aprovação. Lula seria um personagem intrigante, amado pelo povão, odiado pelas classes média e alta, com poderosos adversários na mídia e na alça da Justiça.

Tudo isso poderia nos levar ao personagem do ano. Mas, é claro, não é nenhum deles. O grande nome brasileiro de 2012 é um negro que veio de família muito pobre, que estudou em escola pública e que deu ao país um exemplo raro de lucidez, combate rigoroso ao crime e colocou, na porta de cada pessoa de bem deste país, uma ponta de esperança. O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do Mensalão, hoje presidente do Supremo Tribunal Federal é, sem dúvida alguma, o brasileiro do ano. Não há outro nome a ser indicado. Joaquim, o justo. Joaquim, o novo herói nacional. É o Joaquim, um exemplo do bem, nesse país onde o mal tem vencido tantas vezes. Grande Joaquinzão!!!
 
QUE VENHA 2013!
Sobrevivemos todos a mais um ano.  Mais que isso, vivemos e nos tornamos ainda mais próximos, mesmo que na distância das mensagens, do curtir, do compartilhar. Somos todos amigos, alguns mais, outros menos, mas estamos juntos e continuaremos juntos. Por isso, esta coluna quer desejar a todos os seus leitores, tanto no Estadão do Norte quanto nos mais de 40 sites que a reproduzem, um grande 2013, repleto de conquistas e felicidade. E que todos nós tenhamos cada vez mais tempo para dedicar a todos os que verdadeiramente a gente ama.

UM PASSO ATRÁS
Nossa economia deu um passo atrás neste ano. Apenas um anos depois de desbancarmos o Reino Unido na posição de sexta maior economia do mundo, a desvalorização do real nos últimos meses fará com que o Brasil perca o posto e volte ao sétimo lugar em 2012. O mercado internacional, contudo, aposta que o Brasil voltará a crescer mais rapidamente e deve voltar a ultrapassar os britânicos em 2014. Segundo o levantamento, o Brasil deve terminar o ano com PIB de 2,28 trilhões de dólares, pouco abaixo dos 2,44 trilhões  de dólares previstos para o Reino Unido. 

 DÚVIDA NA CÂMARA
O prefeito Mauro Nazif assume o comando da cidade de Porto Velho nesta terça, ao mesmo tempo em que assumem os novos vereadores que vão compor a agora ampliada Câmara Municipal. São cinco vagas a mais, num total de 21 componentes do parlamento municipal. Até agora não se sabe como andam as conversações de bastidores, já que publicamente o assunto não foi abordado, sobre a nova composição da Mesa Diretora. Vários nomes são cotados para a Presidência, mas só na manhã de terça, dia 1º, é que se conhecerá o novo comandante.

CHEFE JAPONÊS

Há anos naturalizado brasileiro, mas sem falar direito o português, o produtor rural Yuji Yamada, de 65 anos, foi eleito prefeito da cidade de Janaúba, com seus 67 mil habitantes e que que fica a 550 quilômetros de Belo Horizonte. "Seu Yuji" --como é chamado pelos quase 2.000 empregados da Brasnica, empresa com sede em Janaúba e que tem dez filiais-- terá agora o desafio de comandar a cidade que escolheu para viver. Não é caso único. O novo prefeito de Palmas, Carlos Amastha, é colombiano de nascimento e brasileiro naturalizado.


GRANDE BATALHA

A grande batalha do Governo rondoniense – e para isso houve um grande esforço concentrado – foi terminar o ano com os salários dos servidores em dia. Até a última . quarta-feira, ainda faltavam perto de 40 milhões de reais para completar a folha e havia em caixa, para esse fim, apenas 25 milhões. Mas ao que tudo indica, quando chegar o primeiro dia de 2013, todos os milhares de funcionários públicos do Estado terão recebido seus salários de dezembro e o 13º. Agora, começa a batalha para cumprir os compromissos de janeiro.


LOUCURA GERAL
Cinco mortos, mais de 97 feridos: esse o saldo final do feriadão de quatro dias, no trânsito de Rondônia e de Porto Velho.Parece que motoristas e motoqueiros acreditam que tragédias só acontecem com os outros, o que é um atestado de burrice. Em apenas dois dias do novo feriadão, desde sexta, mais uma vez o número de mortos de feridos nas rodovias, estradas e nas cidades, vai superar em muito o do ano passado. E além de tudo, a gente tem que se cuidar do grande número de bêbados que ainda teimam em dirigir, mesmo com a dureza da Lei Seca. Oremos, pois...

PERGUNTINHA
No final de 2013, vamos poder comemorar a volta do crescimento do nosso PIB aos patamares que todos nós esperávamos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário