sexta-feira, 29 de julho de 2016

REFLORESTAMENTO - Exército da Tailândia ataca seu próprio país com bombas de semente para combater desmatamento


Essa é talvez a melhor tradução da frase “faça amor, não faça guerra“. Na Tailândia, aviões que antes eram usados para atirar minas terrestres no solo, agora são usados para bombardear o país com sementes! A iniciativa pretende ser uma forma de reflorestar o país.

O método da reflorestação aérea foi desenvolvido pelo piloto Jack Walters, na Força Aérea Real Britânica. No entanto, a ideia só foi colocada em prática posteriormente pela companhia americana Lockheed Martin. Seu primeiro uso registrado foi em 1930, para recuperar áreas florestais que haviam sofrido com incêndios, no Havaí, Estados Unidos.

O mesmo método também é usado em alguns países da África e foi recentemente adotado pela Força Aérea Real da Tailândia. Os aviões do exército do país despejam milhares de sementes sobre uma reserva natural em Phitsanulok. A expectativa é de que as plantas cresçam em apenas um ano, renovando o verde do local.  A taxa de sucesso de plantações realizadas dessa forma fica em 70%.


Ao todo, são plantadas cerca de 900 mil árvores por dia utilizando os aviões, que antes eram usados para disparar minas terrestres. As sementes são largadas em uma espécie de caixa de metal pontiaguda, que permite que elas se enterrem no solo como se fossem plantadas à mão. Cada cápsula destas contém sementes, fertilizantes e um material semelhante a uma esponja capaz de absorver a água da chuva.
Além de combater o crescente desmatamento do país, gerado por uma intensa agricultura e extração ilegal de árvores, a iniciativa também dá um novo uso aos aviões C-130, que haviam sido abandonados após um acordo internacional definir o término do uso de minas terrestres.

Fonte: Isto é Dinheiro - Foto: Via




Um comentário:

IZABEL disse...

Excelente postagem!

Postar um comentário