sábado, 23 de julho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PMDB QUER QUE TUCANOS INDIQUEM O VICE NUMA ALIANÇA À PREFEITURA

Não deu outra! Há mais de um ano, a coluna vinha alertando que só se ocorresse uma espécie de milagre para que Mariana Carvalho decidisse concorrer à Prefeitura de Porto Velho. O raciocínio era simplório e óbvio: ganhando ou não, ela sairia perdendo. Se ganhasse, deixaria os holofotes nacionais e a proximidade com o poder central do país, para assumir uma Prefeitura problemática, que nos últimos anos tem enterrado carreiras de Prefeitos. Se perdesse, ficaria desprestigiada politicamente, sem discurso e se veria que sua liderança era vazia. Mariana fez o que qualquer pessoa de bom senso, na posição dela, faria. Caiu fora, porque seria um passo em falso, um risco enorme, um desafio a ser enfrentado sem necessidade, já que seu trabalho em Brasília representa e pode representar muito mais apoio ao Estado e a Porto Velho, do que ela sentada numa cadeira que sepulta políticos. Ao afirmar que “a decisão de não disputar o cargo de Prefeita é difícil, mas é a mais sincera que posso tomar neste momento, com meus eleitores e com a minha cidade, cumprindo com responsabilidade o meu primeiro mandato como Deputada Federal”, a jovem deputada foi sincera, mas também saiu pela tangente, de forma criativa e com inteligência.

Agora, a situação da política municipal pode mudar bastante. O PMDB está indo, com todos os seus esforços, para cima do PSDB, tentando fechar uma aliança, onde os tucanos indicariam o vice. Caso o acordo fosse fechado, o parceiro de Williames Pimentel poderia ser o ex promotor Hildon Chaves, a quem parte dos tucanos querem lançar, na convenção de hoje, como candidato a Prefeito. O PSDB na verdade está rachado em Porto Velho e não se sabe qual a ala que ganhará na convenção. Uma quer candidatura própria, outra está trabalhando por uma aliança com o PMDB. Mariana está fora. Agora, tudo mudou no quadro da sucessão municipal.

PMDB FAZ BARULHO
Neste domingo, o PMDB lança oficialmente Williames Pimentel como seu candidato à Prefeitura. O partido, maior do Estado, segundo seus líderes, pretende fazer uma grande festa e muito barulho, para anunciar que, depois de muitos anos, terá sim um membro da sigla concorrendo à cadeira de alcaide, na Capital. O governador Confúcio Moura já confirmou sua presença, pela manhã. Deve discursar e confirmar seu apoio a Pimentel. O casal Valdir e Marinha Raupp, principais mentores da candidatura peemedebista em Porto Velho, também estará lá. O vice ainda está indefinido. Pode ser o Pastor Severiano, do DEM ou alguém indicado pelo PSDB, caso seja fechado um acordo entre os dois partidos.

É TUDO JAPONÊS!
Claro que publicamente ninguém soltou fogos. Mas a saída de Mariana Carvalho da briga pela Prefeitura deu uma grande alegria e um grande alento aos demais candidatos. Ela era pole de dez, na linguagem do turfe, para ganhar a disputa. Ao menos é o que apontavam todas as pesquisas. A partir de agora, também na linguagem do povo, “é tudo japonês!”, ou seja, todos os concorrentes estão com  chances praticamente iguais ante o eleitorado. Tanto Léo Moraes como o prefeito Mauro Nazif, que vai à reeleição, como Williames Pimentel e Ribamar Araújo, além de Hildon Chaves, todos agora estão com esperanças renovadas. Para que lado irão os eleitores que estavam  dizendo , nas pesquisas, que votariam em Mariana? Quem souber a resposta a essa pergunta, pode  se achar, verdadeiramente, expert em política...

ATAQUES À ESCOLA
Esse é o Brasil que nos legaram os defensores dos direitos dos bandidos e os amigos dos bandidos, como muitos que estavam no governo até há pouco e alguns que estão ainda no Congresso brasileiro. Vejam só: traficantes de drogas ordenaram ataques à Escola Municipal Limírio Cardoso D'ávila. Fica em Parnamirim, cidade próxima à Natal, capital do Rio grande do Norte. Ali, os professores denunciaram que ataques à escola e ameaças de morte aos docentes, tem um motivo: os traficantes querem  usar a escola como ponto de venda e consumo de drogas a qualquer hora do dia. Alguém foi preso? Claro que não. Quando alguém for, entrará numa porta da delegacia e sairá pela outra. Não está na hora de mudar essa tragédia nacional?

OS OTÁRIOS PAGAM!
O Conselho Monetário Nacional aprovou, em reunião extraordinária, resolução que autoriza os Estados a assumirem débitos de empresas de empresas de energia elétrica, ou suas controladoras, a eles ligados. Ou seja, os trouxas vão pagar mais uma conta que não fizeram. Em Rondônia, o total das dívidas da Eletrobras somam mais de 160 milhões de reais, a maioria de órgãos públicos, que não cumpram com suas obrigações de pagar a conta de energia, como o fazem todos os cidadãos comuns. Mas claro que há muitos trabalhadores que não conseguem pagar as contas abusivas. Então, mais uma vez, os que foram corretos, os que fizeram todos os esforços para pagar suas contas, terão também que arcar novamente com os custos, tanto nessa quanto em outras dívidas. Uma vergonha!

INJUSTIÇA À MARACANÃ
Saída de Carlinhos Maracanã do comando da Casa de Cultura Ivan Marrocos, está criando a maior polêmica entre sambistas, gente dos grupos folclóricos, artesãos e outros segmentos, que tiveram com ele grande apoio durante sua curta gestão à frente da entidade. Quem assumirá o cargo será a artista plástica Margo Paiva. Nos meios artísticos, não há quem fale mal de Margo, mas o que se tem ouvido é que é uma injustiça que Maracanã saia da função, depois de tê-la cumprido com tanta competência. Uma pena mesmo que a política ainda domine nomeações em cargos que deveriam ser técnicos. Mas, a vida é assim mesmo, recheada de decisões que muitas vezes a gente não entende.

PERGUNTINHA
Para quem você acha que irão os votos que estavam sendo dados nas pesquisas para  em Mariana Carvalho, que era a preferida  para a Prefeitura de Porto Velho e agora caiu fora da disputa?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.




                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário