terça-feira, 26 de julho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O DESAFIO DAS PREFEITURAS E OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

Inicia-se a corrida eleitoral no Estado. Os quase 320 mil eleitores de Porto Velho, aptos a votar, começarão a ser visitados pelos candidatos à Prefeitura e Câmara Municipal, numa corrida contra o tempo, já que a campanha, esse ano, terá apenas 45 dias. Em todas as cidades do Estado, a busca pelo voto vai envolver pelo menos 180 candidatos a Prefeito, outros tantos a vice (o número pode ser até maior) e, com algum exagero, em torno de 1.300 a 1.400 candidatos às Câmaras de Vereadores. Os números oficiais serão conhecidos  dentro de alguns dias, quando se fechar o quadro de concorrentes. Mesmo com todas as dificuldades que afetam as comunidades; com as enormes deficiências; com a queda cada vez maior na arrecadação; com a vigilância de órgãos de controle, que em muitos casos são quem verdadeiramente mandam e desmandam nas cidades, ainda assim há muitos políticos que se arriscam a enfrentar uma eleição disputadíssima. Muitos vão prometer o céu, mesmo sabendo que se conseguirem chegar, com suas administrações, às portas do inferno, já estará de bom tamanho. Muitos vão se iludir com o Poder e outros tantos vão ser processados. Será cada vez maior o número dos que acabarão com suas carreiras, nessa aventura tresloucada. E acabarão também com seus bens e, sem dúvida, em muitos casos, com sua liberdade, porque verão o sol nascer quadrado.

É esse um dos tantos mistérios da política. Mesmo sabendo de todos os riscos, mesmo lamentando a situação das finanças de suas cidades; embora tendo convicção de que mesmo que façam o máximo possível, sempre será o mínimo, dentro das necessidades reais, mesmo assim os homens e as mulheres tocadas pelo fascínio do voto e das urnas continuam em frente, contra todos os prognósticos de que pode dar certo. Nessa loucura da política, pode até dar, para um e outro. Mas para a maioria, o desafio é semelhante aos Doze Trabalhos de Hércules.
 
ALGUNS DELES
Na leitura dominical, um pouco de cultura não faz mal. Veja alguns dos Doze Trabalhos de Hércules, para saber os desafios que os Prefeitos terão:  matou o gigante Gerião, monstro de três corpos, seis braços e seis asas, e tomou-lhe os bois que se achavam guardados por um cão de duas cabeças, e um dragão de sete; Limpou em um dia os currais do rei Aúgias, que continham três mil bois e que há trinta anos não eram limpos. Estavam tão fedorentos que exalavam um gás mortal; No Peloponeso, estrangulou o Leão da Nemeia,  maior leão do mundo. Os habitantes do local não conseguiam matar, pois a única coisa que poderia furar o couro era a própria garra do Leão; matou a Hidra de Lerna, uma serpente com corpo de dragão, que possuía nove cabeças (uma delas parcialmente de ouro e imortal, que se regeneravam), mal eram cortadas, e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. Hércules matou-a cortando suas cabeças ; É mole ou quer mais?
 
 SILÊNCIO BARULHENTO
 Até o final de semana, nem o Governo do Estado; nem a Polícia Militar; nem a Força Nacional; nem a Polícia Federal; nem o Ministério Público e nem o Judiciário se pronunciaram sobre um grave acontecimento ocorrido em Rondônia, na última quinta-feira. Foi um ato de terrorismo, que as autoridades locais estão ignorando, ao menos até agora. Um grupo ligado à LCP, que se diz  de “trabalhadores sem terra”, atacou a tiros um helicóptero da PM, quando estava sendo cumprido um mandado judicial de reintegração de posse numa fazenda em Seringueiras. Ora, desde quando é permitido a um grupo andar armado, com algumas armas pesadas e ainda atirar contra uma força policial impunemente? Quer dizer que se um grupo de cidadãos de bem decidirem fazer tiro ao alvo num helicóptero da polícia, nada lhes acontecerá também? Ou esse acinte só pode ser feito por grupos de sem terra? Esperemos respostas!
 
AÍ É DEMAIS!
Com todo o respeito ao vereador Sid Orleans, do PT, que teve seus mandatos sempre elogiados, mas seu projeto de obrigar supermercados a terem carrinhos para anões passou dos limites da seriedade e entrou para o mundo das piadas e brincadeiras. Ora, com tantos problemas numa cidade complexa como Porto Velho; com tantas dificuldades da sua população (sem água potável em muitos bairros, quase todos sem esgotamento sanitário; um trânsito doido e mortal e mais uma infinidade de deficiências), Sua Excelência bem que poderia nos poupar de um projeto pífio como esse. È assim mesmo: quando a gente começa a elogiar alguém que faz política corretamente, logo vem o arrependimento. É, com o perdão do trocadilho, um projeto de lei menor...
  
CASSOL NA TORCIDA
 O senador Ivo Cassol, que lutou de forma incessante para ajudar os doentes de câncer a terem acesso ao medicamento alternativo Fosfoetanolamina, está certamente comemorando a decisão do governador Geraldo Alkmin, de São Paulo, de dar início a testes em humanos, do remédio que trouxe grande esperança a milhares de doentes em todo o país. A pesquisa começará com dez pacientes, depois aumentará para 200 e até chegar a mil. Se não trouxer efeitos colaterais e apresentar algum resultado (como apresentou em muitos casos, testemunhados pelo próprio Cassol), a pílula do câncer começará a ser produzida no país e distribuída como medicamento para combate à doença. Agora, só resta esperar os resultados dos testes em humanos...

 CONVENÇÕES E NOMES
 O sábado serviu para que o PSDB e o PSDC confirmassem a dupla Hildon Chaves para Prefeito e Edgar do Boi para vice, em convenção realizada na Unopar.. Hoje tem o PMDB, no Talismã 21, com a presença de Confúcio Moura e as principais lideranças do partido no Estado, para prestigiar o lançamento oficial da candidatura de Willames Pimentel. Na próxima semana, o PSB de Mauro Nazif e o PTB de Léo Moraes, outros dois candidatos que serão confirmados em Porto Velho, farão suas convenções. Falta a do PR, de Ribamar Araújo. Não se sabe ainda se, na última hora, poderá surgir alguma outra candidatura. Até dia 15 de agosto, prazo final para registro das chapas, o PMDB ainda tentará trazer o PSDB para o seu lado. Hildon Chavez já avisou que não aceita ser vice de ninguém. Ou seja, os próximos dias ainda serão quentes na política local.
 
PERGUNTINHA
 Em Brasília, pesquisa aponta que o deputado Bolsonaro teria quase o dobro de votos do ex Presidente Lula, numa eleição Presidencial, se ela fosse hoje. Você acredita nisso ou acha que são números manipulados?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário