sábado, 23 de julho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SÓ NO SÁBADO SABEREMOS SE MARIANA É OU NÃO CANDIDATA

Os pré candidatos conversam com seus amigos, entre eles, com os correligionários.. Perguntam. Querem ter certeza. Porque se ela entrar na briga, muda tudo. Nos partidos que lançarão candidatos à Prefeitura, esse é o tema central: Mariana Carvalho será ou não será um dos nomes na urna, em outubro, para concorrer à sucessão de Mauro Nazif? O mistério está sendo fermentado por seus companheiros tucanos e por ela também. Uns dizem que ela não vai, outros querem propor apostas, dizendo que na última hora, na convenção tucana de sábado, que será realizada no auditório da Unopar, ela lá estará para aceitar a missão. Mesmo já com o nome do ex promotor Hildon Chaves lançado no lugar dela, é Mariana Carvalho, quem centraliza todas as perguntas e todas as dúvidas. A coluna tem apostado, há meses, que ela não entra na corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Mariana só teria a perder, mesmo ganhando. Caso fosse eleita, deixaria o cenário nacional, onde tem se destacado; deixaria uma vida de tranquilidade e paz; de alegrias e convivência com as mais importantes figuras da República; deixaria a proximidade com o poder, para ir de pires na mão pedir dinheiro para sua cidade. Pegaria uma Porto Velho problemática, numa Prefeitura que tem sido, ao menos nos últimos anos, um cemitério de políticos. Ganharia o que, a própria Mariana?

Nas rodinhas onde se fala de política, esse é o grande tema. Porque Mariana Carvalho é líder em todas as pesquisas. Mas não é uma liderança pequena. Ela está, em dez entre dez pesquisas, muito à frente dos demais pré candidatos. Isso não quer dizer que se elegeria, porque há toda a campanha pela frente, mas é um indicador fortíssimo. Mariana não quer ser Prefeita de Porto Velho. Quer continuar na Câmara Federal. E esse é o único alento dos demais pretendentes na Capital. Se ela for mesmo para a disputa, a chance de todos reduziria em muito. Sem ela na corrida, as possibilidades  voltam a ser semelhantes para todos os demais.

“VAMOS FICAR POR AQUII!”
Ironia inteligente: isso  resume comentário do médico oftamologista Waldemar Katayma Kjær, nas redes sociais, sobre a situação das Olimpíadas no Brasil: “Se for verdade 10 por cento do que leio a respeito do caos na organização das Olimpíadas; a péssima infraestrutura do país como um todo; o sucateamento dos serviços de inteligência e vigilância, a abertura do país a cidadãos de países que apoiam o terror...então só posso concluir que estamos dependendo apenas da benevolência dos terroristas para não acontecer uma catástrofe. Eu vou ficar é aqui no meu Rio Madeira mesmo, longe do Rio de Janeiro”. Então, vamos fazer uma corrente e passeatas pela paz, como fazem contra o crime organizado no Rio, para que os terroristas não nos ataquem. É mesmo uma vergonha!

MST ATACA ARMADO
Mesmo sem ter mais o governo do PT a apoiá-los, membros do MST continuam desafiando a lei e a ordem. Nessa semana, mais de 100 pessoas, com armamento pesado, usando táticas de guerrilha (como colocar seus reféns encapuzados, sob a vigilância armada), invadiram uma fazenda em Seringueiras. Na Fazenda Bom Futuro, tomaram conta e renderam o dono da propriedade e alguns funcionários. Para atacar, usaram ônibus (quem será que paga?) e carros particulares, alguns, modelos muito atuais, para a  invasão. A polícia foi chamada, mas até ontem não tinha tirado os criminosos do local. Eles continuam lá, armados e avisando que não sairão pacificamente. Até quando vamos suportar esse acinte às leis brasileiras?

MAIS TRÊS SÉCULOS
“A Floresta Amazônica tem uma variedade tão grande espécies de árvores que catalogá-las levaria três séculos”, segundo trabalho publicado no periódico "Scientific Reports" . Foi feito um levantamento dos mais de 500 mil exemplares reunidos por museus nos últimos 300 anos. E mostrou que aproximadamente 12 mil espécies foram descobertas até hoje. Com base nesse número, cientistas preveem que ainda restam a serem descobertos ou descritos em detalhes cerca de 4 mil tipos raros de árvores. Mesmo sendo imensa como é, a Amazônia precisa ser preservada, pelo que representa ao Planeta. Não como querem os “ecomalucos”, mas como a verdadeira Ciência ensina e orienta....

FAMILIA EM EXTINÇÃO
A morte ronda as famílias. Em maio, quando saia de um show na Talismã, a professora Ângela Veloso da Silva foi assassinada com um tiro, bala perdida, porque ficou no meio de um tiroteio entre bandidos e seguranças da casa. Nessa semana, foi o viúvo dela, Ismael Rodrigues Barreto, quem morreu nas mãos de assassinos. Quando saía de casa de moto, ele foi morto com vários tiros, num crime que a polícia ainda está investigando. Está assim a situação dos rondonienses e brasileiros. Famílias inteiras desaparecem nas mãos de criminosos, enquanto as leis continuam sendo feitas para proteger quem mata, não que é vítima. Até quando vamos viver nesse mundo de terror?

PORTOAGRO VEM AÍ!
Começa a contagem regressiva para a abertura da 2ª edição da Portoagro - Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis  de Porto Velho, que acontecerá de 24 a 25 de agosto de 2016, no Parque dos Tanques. A entrada será gratuita e a organização estima um público de aproximadamente 60 mil pessoas.  O lançamento oficial da feira com a apresentação da programação técnica e cultural acontece na próxima segunda-feira(25), às sete da noite no auditório do Senac/ Esplanada. Entre as novidades dessa segunda edição, estarão a promoção de um Festival Gastronômico, destacando a culinária local  e as Caravanas de Oportunidade de Negócios, que pretendem agilizar trâmites das propostas para financiamento de custeio ou investimentos para a produção agrícola ou pecuária.

PERGUNTINHA
Onde está a friagem anunciada com tanto entusiasmo para Rondônia, que traria temperaturas muito baixas para Vilhena e até para Porto Velho?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho - RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário