quinta-feira, 28 de julho de 2016

FUSCA - Dicas para viagem num Fusca

Muita gente diz que Fusca não é carro para viajar, que não aguenta estrada e mais um monte de coisas. Na verdade, o Fusca pode muito bem te carregar para onde quiser, talvez um pouco mais devagar que os outros carros, mas te leva!

Após pesquisar, na internet, diversas matérias sobre a viabilidade, ou não, de se realizar uma viagem num Fusca, resolvi fazer uma compilação das informações e elaborar o "meu guia" para uma ótima viagem. 

Antes de tudo, repetirei a pergunta que mais encontrei durante minhas leituras:

Hoje em dia é possível uma longa viagem a bordo de um Fusca?
Resposta: É sim! Na época em que não existiam carros modernos como é que o povo viajava? Nas décadas de 60, 70 e 80, as pessoas atravessavam longas distâncias a bordo de veículos como Jeep, Vemaguete, Gordine, Rural, Fusca, Chevette, Corcel, Brasília, Fiat 147 e as estradas ainda eram muito piores que as de hoje. Quebrar, qualquer carro quebra, novo ou velho, o que mudou foi a tecnologia embarcada presente nos veículos atuais.


Dicas preventivas para uma ótima viagem de Fusca
Bom, antes de tudo existem alguns pontos a serem lembrados:
1º Carro devidamente revisado (óleo, correia, rolamentos, pneus e etc.);
2º Planejamento do roteiro (com identificação prévia de possíveis paradas);
3º Velocidade de cruzeiro (80 - 90km/h).

Então, agora darei sugestões de como se fazer uma ótima viagem de Fusca.
Antes de mais nada, o Fusca é um carro antigo muito valente e resistente, projetado numa época em que velocidades como 60 e 80km/h eram considerada altas. Ele não tem suspensão, freio e estabilidade para velocidades maiores (não estou me referindo aos Fuscas mexidos).
Por mais que seu carro esteja em perfeitas condições e com a manutenção em dia, eu recomendo ainda que se leve um kit de sobrevivência (ferramentas e algumas peças). Quanto à velocidade de cruzeiro, cada um segue a que achar melhor, mas eu sugiro as seguintes:
- não ultrapassar os 80 km/h se o Fusca for 1300;
- não ultrapassar os 90, no máximo 100 km/h caso seja um 1500 ou 1600.

Não é que o Fusca não aguente mais que isso, o que acontece é que respeitando esses limites o motor vai trabalhar sossegado, sem forçar, além de economizar combustível. Também não da para ir muito devagar para evitar que ele superaqueça, pois sua refrigeração depende do giro do motor. Vale lembrar que sua suspensão, embora muito resistente, é pouco eficiente numa velocidade, por exemplo, de 120 km/h. O Fusca nesse ritmo já está no limite da sua velocidade final e também de sua estabilidade que é precária acima dos 70 km/h. As curvas são totalmente inimigas dele. O sistema de freios (a tambor) deixa muito a desejar, as rodas dianteiras travam com facilidade e a eficiência das frenagens é questionável, ainda mais se estiver equipado com pneus finos (5.60 R15). Portanto lembre-se! O prazer de viajar de Fusca é desfrutar da paisagem.

Pode parecer estranho viajar a menos de 100 km/h. Uma bela prova de paciência, mas tudo é questão de "acostumar", depois de um tempo, nem parece que você está "devagar" assim. Porém, nada impede de se chegar aos 100/110 km/h, preferencialmente nas ultrapassagens, mas lembre-se que dependendo do caso, um motor 1300 pode não ter força para tal investida! Portanto, muita atenção, principalmente se for ultrapassar carretas ou ônibus.

Realize paradas de 10 minutos a cada 200 km (ou a cada 2 horas) para o banheiro e refeições. Elas são suficientes para ajudar a bobina esfriar, tudo bem que na estrada ela pega bastante vento e não esquenta tanto assim.

Outro detalhe importante é quanto à pane seca. Nesse caso vale o conselho dos mais experientes, ou seja, 1/2 tanque é praticamente reserva dependendo da sua localização, portanto, toda vez que chegar ao meio procure completá-lo, afinal nunca se sabe quantos quilômetros terá que andar para achar um posto de gasolina.

Mais uma coisa, procure viajar de dia e durante a semana, pois caso precise de algum auxílio mecânico, será fácil encontrar uma oficina aberta. Prefira sair bem cedinho, para evitar tráfego intenso pelo caminho.

Agora que viram que o carrinho vai para qualquer lugar, amplie os horizontes e pé na estrada para curtir uma viagem segura e prazerosa com seu amigo Fusca... rs

Fonte: Fórum Fusca Brasil (com adaptações) - Kinha o meu Fusquinha.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário