quinta-feira, 28 de julho de 2016

FUSCA - Motivos para ter um Fusca


Fusca é paixão sem interesse algum. Fusca não é econômico. E você sabe que tudo o que investir não lhe trará outro retorno, se não a satisfação, o orgulho e o amor recíproco.
 
E o auge disso tudo? Quando ele deixa de ser apenas um carro, seu meio de locomoção e passa a ser um companheiro. Você dá nome para ele, fala com ele (como se ele fosse responder). Você o ouve responder. Você sofre junto quando acontece algo e se preocupa. Se ele vai embora, é como se um ente querido estivesse partindo. E ficará sempre aquele vazio. Carro algum ocupará o seu lugar. Porque igual a Fusca não há!
 
O Fusca transmite a idéia de que é seu grande amigo, sempre pronto para tudo. Ele não tem uma "cara agressiva", muito pelo contrário, é simpatia pura! Esta constantemente "sorrindo" para você.
 
Portanto citarei aqui alguns motivos de sobra para se adquirir um Fusca. Este material foi adaptado do texto original, elaborado por Cleiton Pinheiro em seu blog ManualFusca.
 
1º - Custo Benefício
É mais barato ter um carro antigo ou um carro novo, no caso um Fusca. É muito mais em conta, porém com algumas ressalvas. Não é qualquer Fusca que tem manutenção barata.
 
2º - Relativa economia.
O Fusca nunca foi o carro mais econômico do mercado, nem em seu tempo e nem hoje. Pode ser que por algum momento onde a importação estava proibida ou quando teve a crise do petróleo mundial, o Fusca tenha sido a melhor opção de carro econômico. Hoje temos carros novos que com alta tecnologia e injeção eletrônica fazem mágica com o combustível, mas mesmo assim um fusquinha 1300 bem regulado pode andar bem e gastar pouco combustível.
 
3º - O Motor
Ferdinand Porsche assinou o projeto revolucionário do motor refrigerado a ar (baseado em um motor de avião desenvolvido por ele), mais confiável, econômico e barato que encarava neve ou desertos sem problemas.
 
4º - Velocidade Reduzida
Salvo os casos de customização e preparação de motores, um fusquinha mantém uma velocidade muito segura, só não esqueça que passar de 110km/h com um 1300 é tarefa difícil, ainda mais se estiver usando pneus originais. Isso pode ser até um fator positivo, pois raramente se vê um Fusca acidentado por excesso de velocidade.
 
 
Um carro 2.0 é ótimo em subidas ou quando se anda com 5 pessoas a bordo. Um Fusca fará o mesmo percurso e com os mesmos ocupantes, só que no ritmo dele. Porém uma coisa é certa! Aonde um carro moderno vai, um Fusca também vai. Mas aonde o Fusca for, pode ser que outro carro não chegue.
 
Muitos Fuscas são até muito potentes, um 1600, por exemplo, é um canhão. Sua tração traseira (hoje privilégio dos esportivos) já fazia sucesso nas mãos de preparadores e pilotos amadores, mas com o carinho que você terá pelo carro, dificilmente irá colocá-lo em situações de risco.
 
5º - Teste de Namorada e Amigos
Esse benefício é um tanto incomum, mas veja bem. Se você for um fusqueiro solteiro provavelmente quando começar um relacionamento será colocado à prova, piadinhas e insinuações virão a respeito por parte da sua namorada. Até chegar ao ponto da celebre frase “ou o Fusca ou eu”! Graças ao Fusca você poderá testar a tolerância dela antes de se aventurar por um relacionamento mais sério. Por outro lado se sua namorada gostar muito do Fusca e acabar querendo comprar um só pra ela, case-se imediatamente! Não a perca para outro fusqueiro.
 
 
Quanto aos amigos é o seguinte, experimente estacionar o Fusca próximo a uma roda de amigos, comece pelos comentários que farão a respeito do Fusca e termine a amizade com aquele que se apoiar no capô ou colocar o pé no para-choque.
 
6º - Manutenção
Totalmente ligado ao item custo benefício. A dificuldade de manutenção de um Fusca, ou qualquer carro antigo, está proporcionalmente ligada a sua idade e popularidade.
• Quanto mais antigo: mais difícil encontrar peças.
• Quanto mais popular: mais barata a manutenção.
 
A popularidade do Fusca é indiscutível, porém muitos foram maltratados com o passar dos anos, então existe muito mercado para mecânico, mesmo assim o Fusca ainda possui uma manutenção relativamente barata. Um serviço prestado em um carro novo, mesmo que simples, pode ser mais caro que um serviço feito num carro de tecnologia antiga.
 
A necessidade de especialização não aparece no currículo do mecânico que vai consertar o Fusca. Qualquer um sabe fazer um serviço no Fusca. A única ressalva é justamente essa: qualquer um “sabe” fazer o serviço. Está cada vez mais difícil encontrar quem tope fazer um serviço no Fusca, ou ainda, um que saiba realmente fazer. Mas de modo geral, ele tem manutenção barata e qualquer bom mecânico sabe repará-lo.
 
 
O Fusca não tem mangueira para furar nem correia de comando de válvulas para quebrar. Sua suspensão encarava estradas onde só passava Jipe.
 
7º - Ser reconhecido
Às vezes não é um beneficio, mas ter um Fusca bem inteiro, reluzente e que chama atenção facilita ser reconhecido. Mas cuidado com saídas de motel, sempre tem alguém olhando... rsrs
 
8º - O DNA
Tem o pedigree Porsche. O Fusca, foi projetado e lançado em 1938 por Ferdinand Porsche, antes mesmo da própria Volkswagen existir. Alguns até o chamam, carinhosamente, de Porsche popular.
 
 
9º - Design
O projeto do Fusca durou 50 anos sem grandes modificações. Nenhum outro modelo conseguiu manter suas linhas originais, sem alteração, por tanto tempo. O desenho do Fusca é tão inconfundível quanto à garrafa da coca-cola.
 
10º - Ser a alegria das crianças
Por mais de uma vez temos esse prazer. Crianças acenam de dentro do ônibus, das calçadas e até de dentro do carro zero do papai. “Olha mamãe, um fusquinha!”.
Isso realmente não tem preço, e se você responder de volta com uma buzinadinha e um aceno a criançada retribui com um sorriso no rosto.
 
 
11º - Se sentir parte da História
Se você cair de cabeça nesse mundo vai conhecer um carrinho bem simpático que fez parte da história mundial e da nossa também. Tente imaginara um filme chamado “Se o meu Opala falasse”. Ele marcou presença até na capa do “Abbey Road”, um dos maiores discos de rock de todos os tempos. Precisa de mais?
 
 
Conhecer várias curiosidades onde o Fusca esteve envolvido é demais. Se quiser ir mais fundo vai acabar querendo saber mais do ano de fabricação do seu Fusca, e um dia você vai se ver folheando revistas de época e escutando musicas antigas. Como conhecimento nunca é demais, você perceberá que aprender sobre o passado é muito bom, nos trazendo uma grande nostalgia.
 
12º - Fazer Amigos
Sem dúvida o melhor de todos os motivos para se ter um Fusca. Se você não gosta de fazer amigos não compre um Fusca, ande de carro zero com película nos vidros. Não tem como explicar isso, apenas tendo um Fusca para saber. Posso enumerar dezenas de ocasiões onde acabei criando amigos e que sem o Fusca não seria possível.
 
Todo santo dia que você usar seu Fusca terá a oportunidade de fazer novos amigos, bater um bom papo, ajudar ou ser ajudado por alguém. Basta está aberto a novas amizades.
• Pode ser do sujeito que vem querendo comprar seu carro;
• Pode ser da senhora que diz ter possuído um igual há 20 anos;
• Pode ser do senhor que você nunca viu na vida, mas que te pega pelo braço para mostrar o Fusca dele;
• Pode vir do fusqueiro enrascado, parado no acostamento, que você parou para ajudar;
• Pode ser também daquele que parou, um dia, para te ajudar;
• Pode ser até daquele parente distante que ficou próximo, pois também tem um Fusca;
• E pode ser daquele sujeito, do outro lado do país, que você conheceu pela internet, e tem um Fusca igual ao seu, com uma peça sobrando e faz questão de lhe enviar por você precisar muito dela.

Enfim, a meu ver, fazer amigos é o maior motivo para se ter um Fusca, seja ele original, mexido, zero bala ou caindo aos pedaços, Fusca é ímã de amigos.
 
 
 
 Fonte: Internet e Manual Fusca (com adaptações) - Kinha o meu Fuskinha

COMENTÁRIO DO BLOG (do Escriba): Amo Fusca, pois foi o carrinho de minha juventude e o primeiro veículo e único do meu querido Pai, o 'Seu Anis'. Até hoje está comigo o querido carrinho (veja a primeira foto). Além do mais, o seu designer fantástico e a simplicidade contagiante.  Amo Fusca, não canso de declarar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário