segunda-feira, 11 de julho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A ILHA DE EMOÇÃO E AMOR, CERCADA DE  TRISTEZAS  POR TODOS OS LADOS

A semana teria terminado recheada de más notícias, não  fosse uma pequena ilha de amor e emoção, em Rondônia. Por aqui tivemos muitos crimes, violência, uma inacreditável agressão a uma professora em  Ji-Paraná;  mais mortes na BR 364, o desbaratamento de uma quadrilha liderada por policiais que pode ter assassinado mais de 100 pessoas. Crise no comércio, o shopping  de Porto Velho com dificuldades e o comércio de rua também. Mais problemas,  deficiências, falta de respeito à população, insegurança, más notícias, tristezas nas famílias atingidas pelas tragédias. Todas as coisas ruins se repetindo.  O que então nos deu, aos rondonienses, um alento, um lenitivo, um alívio, uma esperança de que nem todas as coisas estão perdidas e que ainda podemos sonhar e acreditar? Foi um evento especial, de pequena duração,  mas que serviu para alimentar nossa crença de que nossos melhores sentimentos ainda estão muito vivos. Aconteceu em Ariquemes, uma das cidades mais violentas de Rondônia. Lá um homem, tetraplégico, pediu socorro aos bombeiros,. Não para livrá-lo de algum mal, mas para fazer-lhe um bem; Nunca cama, paralisado há cinco anos, depois de um terrível acidente, André Rodrigues só queria ser posto de pé, para poder abraçar seu filho Mateus, que estava completando 15 anos. Foi levado numa maca onde o jovem estuda e lá, perante todos os professores e alunos, muitos deles em lágrimas e aplaudindo efusivamente, André pôde realizar seu sonho.  
Alguém aí acredita numa história mais espetacular que essa, que nos faz retomar os melhores sentimentos, mesmo no mar de maldades que nos cerca? Pois os bombeiros ajudaram, a jornalista da SICTV, Líbia Albuquerque fez uma reportagem sensível e emocionante e a história se tornou nacional e mundial. Nas redes sociais, em poucos dias, teve mais de 450 mil acessos. André, seu filho Mateus e os Bombeiros de  Ariquemes nos encheram de esperança., Ainda choramos de emoção  e de humanidade!.

MUDA O QUADRO NA CAPITAL
 Provavelmente com dois nomes de peso fora da corrida pela Prefeitura (Mariana Carvalho, a preferida nas pesquisas e Lindomar Garçon, que tem expressiva votação na periferia),  crescem as chances dos que ficaram: Mauro Nazif, que tenta a reeleição; Williames Pimentel, que pode pegar uma fatia do eleitorado dos dois; Léo Moraes, que pode abocanhar votos de Mariana, entre o público mais jovem; Ribamar Araújo, o mais ficha limpa entre os políticos rondonienses; o ex prefeito Roberto Sobrinho, se conseguir superar os problemas com a Justiça e o professor Aluizio Vidal, candidato da Rede de Sustentabilidade, aquela da Marina Silva. Com a saída da dupla, Odacir Soares, Edegar do Boi e Aélcio da TV, que a princípio ficariam fora, podem decidir entrar na briga. A eleição é em outubro.

LEIS ESTRANHAS
No sábado, já começou a mobilização dos partidos. Dois deles se movimentaram com grande concentração de membros e simpatizantes. O PMDB oficializou a pré candidatura de Pimentel e o PTB de Léo Moraes. São eventos que a legislação eleitoral permite, porque a campanha desse ano será muito curta. Mas é uma coisa estranha. Os pré candidatos podem fazer reuniões, apresentar propostas, expor ideias. Só não podem pedir  votos, antes de serem oficializados na convenção. Não parece uma grande bobagem? Ora, o sujeito faz reuniões, convoca pessoas, discursa e...não pode pedir votos,. O resto vale tudo. Realmente, de vez em quando as leis brasileiras tentam idiotizar a população. Mas, enfim, lei tem que ser cumprida...

O OTÁRIO E SEUS IMPOSTOS
O que você acha de um partido nanico como o PRTB, que tem um único líder, o tal de Levy Fidélix, que só aparece de quatro em quatro anos, nas campanhas presidenciais? Pois essa maravilha de partido, cheio de grandes projetos para o país e que certamente, se chegasse ao poder, resolveria todos os nossos problemas, passará a receber mais de meio milhão de reais por mês do Fundo Partidário., Cinco vezes mais do que recebia antes. Serão 6 milhões de reais por ano. Você, otário, com seus impostos, é quem está bancando essa gente toda. Bem feito por não protestar e aceitar esses absurdos!

O MEDO DAS ONGS
Claramente orientados por estrangeiros de ONGs internacionais, que mandam naquela parte do território brasileiro, grupos indígenas do Amapá  estão protestando contra a possível  nomeação de um militar para presidir a Funai. As ONGs querem que fique tudo como está, elas mandando e Brasília obedecendo, porque não aceitam a possibilidade de virem a perder o comando da região e serem fiscalizadas por um governo sério, que quer que o território nacional daquela região seja de novo do Brasil. No Amapá e em Roraima (um estado que o STF transformou numa enorme aldeia indígena, contra a vontade de muitos índios, mas atendendo exigências internacionais), há muitas áreas em que quem fala português não entra. É isso que os estrangeiros não querem que mude...

GOLPE NA HISTÓRIA
Querem conhecer uma história real, mudada depois ao bel prazer dos que hoje se dizem vítima?  O caso é assim: quando a usina de Samuel foi construída, os moradores da área atingida foram retirados. Aqueles que moravam na vila São Pedro, onde se localizava a Cachoeira de Samuel, foram levados para onde é hoje a sede do município de Candeias. Os demais, que eram ribeirinhos e com vocação agrícola, foram levados para a Linha Triunfo e receberam lotes. Mas a  construção demorou muito a ser concluída e foi interrompida diversas vezes. Neste meio tempo, muitas pessoas voltaram a ocupar a área, que já havia sido desocupada para a formação do lote. Estas pessoas foram retiradas sem nenhuma nova indenização, é óbvio, porque já a tinham recebido. Foram consideradas invasoras e são estes que, agora, se dizem os famosos “Atingidos por Barragens”. Deu pra entender?

PERGUNTINHA
Será que começou de verdade a corrida pela Prefeitura da Capital, com as pré candidaturas postas ou teremos ainda alguma surpresa de última hora?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário