sábado, 16 de julho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

EM POUCOS DIAS, RONDÔNIA INJETA MEIO BILHÃO DE REAIS NA ECONOMIA

Enquanto a maioria dos Estados brasileiros vive de migalhas ou está pedindo socorro federal para cumprir seus compromissos básicos,  Rondônia dá show de organização financeira e pagamentos em dia. Prova disso é que nessa sexta, dia 15, estará depositado nos bancos a primeira parcela do 13º de todo o funcionalismo. E dentro de uma semana, ou seja, no dia 22, será pago o salário do mês de julho. Como a economia do contracheque ainda é de grande importância para Rondônia, é de se comemorar não só os pagamentos adiantados de direitos e salários, como também a movimentação de dinheiro – muito dinheiro – em tempos de crise. O raciocínio é lógico: Nessa sexta, o volume de dinheiro que entra em circulação no Estado, via primeira parte do 13º, será de aproximadamente 170 milhões de reais. Não é pouco. Dentro de sete dias, com a entrada do pagamento do mês de julho, serão  mais cerca de 280 milhões de reais. Nesse quesito, tem que se tirar o chapéu para o governo de Confúcio Moura.  Provavelmente na mesma data, será pago o salário dos servidores da Assembleia Legislativa, já que o presidente Maurão de Carvalho também tem antecipado esse compromisso bem antes do último dia do mês trabalhado.

Como Rondônia tem conseguido cumprir rigorosamente seus compromissos, enquanto a grande maioria dos Estados está passando por uma das maiores crises de suas histórias? A resposta aparentemente é simples, mas as medidas tomadas para que isso ocorresse, são extremamente complexas. Confúcio mandou seu time começar uma reorganização do Estado muito antes da crise chegar ao auge. Quando ela veio, as finanças rondonienses estavam saneadas e os compromissos, com pessoal e com fornecedores, estão sendo cumpridos. No restante do Brasil, a coisa anda feia. Por aqui, estamos sendo um exemplo dos mais positivos. Tomara que continue assim.

A PONTE E O VIADUTO
Duas obras vitais para o Estado, serão concluídas dentro do prazo, garantiu o senador Valdir Raupp, nessa semana, depois de reunião com a direção nacional do Dnit. A mais importante delas é a ponte de Abunã, que embora esteja andando um pouco mais lentamente nas últimas semanas, nunca paralisou e será concluída conforme o projeto original. Todos os pilares, por exemplo, já estão prontos e começou a fase de colocação da base da ponte. Outra é o viaduto do Trevo do Roque. Foram liberados 19 milhões para concluir toda a obra até outubro ou novembro deste ano, resolvendo de vez aquela situação ridícula da entrada e saída da cidade. Se for mesmo verdade, comemoremos...

CASSOL E A PRIVATIZAÇÃO
Já o senador Ivo Cassol, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, criticou duramente a situação da BR 364, pedindo que ela seja duplicada imediatamente, ao menos nos trechos mais perigosos. Cassol também foi contra a privatização da rodovia, alegando que o custo dos pedágios, para ao rondoniense, poderão se tornar caros demais. Ainda sobre o assunto, Cassol lembrou da péssima qualidade dos serviços que vem sendo realizados na rodovia. “Fazem num dia, no outro o asfalto está esfarelando”, protestou. Ele voltou ao tema da privatização: !se privatizar, quem vai pagar a conta é o povo, porque o pedágio poderá ter preço proibitivo”.


“É A POLÍCIA FEDERAL!”
Conhecido personagem do meio publicitário foi acordado às seis horas da manhã pela Polícia Federal. Levou um susto. Os federais estavam a procura da pessoa que morava naquele endereço, mas que na verdade havia se mudado há mais de dois anos atrás. Depois de se identificar e explicar que é morador do local há tempo e que o inquilino anterior não mora mais ali, ainda sonolento, o cidadão pôde voltar para a cama, ainda de pijama. Foi um grande susto. Ainda bem que o personagem estava com a consciência tranquila. Porque se o sujeito está um pouquinho com a consciência pesada, pode ter um ataque cardíaco, quando é acordado tão cedo pelos homens da lei. E ainda da PF!


ÓLEO DIESEL NA ÁGUA
A água captada no rio Jamary, em Ariquemes, corre o risco de estar contaminada com óleo diesel. Um caminhão de transporte de combustível capotou na BR 364 e despejou pelo menos 20 mil litros de óleo no rio Santo Amara, afluente do Jamary, na direção de Itapuã do Oeste. Barreiras de contensão foram colocadas pela empresa responsável pelo c aminhão, mas o risco de grave prejuízo ambiental é muito sério. As autoridades do setor, junto com técnicos da Caerd, estão tendo fazer o possível para minimizar o problema. O acidente serviu de alerta também para que se rediscuta a situação de cargas perigosas pela BR 364, sem a devida proteção e em velocidade completamente controlada. Por alguns dias, é bom que a população observe com atenção a água que está tomando, na região do rio Jamary.

NA CARA DE PAU...
Os caras perderam a vergonha mesmo! E, imaginando que a impunidade vai  lhes proteger sempre, de vez em quando dão com a cara na parede. Foi o que aconteceu com um sujeito chamado Vitor Afonso Lopes. Envolvido em vários roubos, condenado e usando uma tornozeleira eletrônica, ele foi ao Fórum de Ariquemes usando uma moto...roubada. Não parece inacreditável? Teria saído de lá certamente com a redução de pena que foi pedir, não tivesse tido azar. Quando estacionou a moto roubada, o verdadeiro dono ia passando, reconheceu o veículo e chamou a polícia. O Vitor voltou direto para a cela. Ao menos por enquanto...

PERGUNTINHA
Agora com o deputado Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, a Câmara Federal vai, finalmente, começar a debater e votar os grandes temas de interesse nacional?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário