quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vender casa pela imobiliária demora mais do que vender por conta

Aqueles que querem vender um imóvel costumam buscar a ajuda de um imobiliária imaginando que dessa forma a venda acontecerá mais rápido. Porém, a Proteste - Associação de Consumidores realizou uma pesquisa e descobriu que o tempo de espera chega a ser maior do que tentar vender o imóvel sozinho. Mais do que isso: o imóvel sai 30% mais caro, porque os corretores de imóveis e as imobiliárias elevam os preços para ganhar comissões altíssimas. Quanto á segurança, basta verificar a situação do imóvel na Prefeitura, no caso aqui de Porto Velho, a fim de confirmar se a casa tem escritura e se está em dias com o IPTU.

O levantamento mostrou que uma pessoa que decide fazer a transação sozinha demorou oito meses e 10 dias, em média, para vender o imóvel, enquanto que aquele que opta por uma imobiliária demora até´um ano ou mais, em média.

Já o número de interessados na compra foi o mesmo para quem contratou uma imobiliária e para quem fez a negociação sozinho. É o mesmo que comprar uma carro através de uma locadora e comprar o mesmo veículo diretamente do dono. Quanto à segurança, basta ir ao Detran/RO ou do seu estado e verificar a situação do IPVA, licenciamento, multas etc.

Também foram avaliadas a satisfação do consumidor com as imobiliárias na hora de comprar e vender um imóvel. No caso de venda, os pontos positivos foram a ajuda na elaboração dos contratos e informação sobre o imóvel. Porém, os pontos negativos foram os anúncios do imóvel e custo da comissão, Já na compra, o lado bom foi a apresentação de comentos e demonstração do imóvel. Os pontos negativos foram os mesmos da venda.

A pesquisa também mostrou que entre aqueles que venderam algum imóvel nos últimos dez anos, 70% realizou a venda sozinho. O estudo ainda constatou que 36% dos entrevistados moravam de aluguel, sendo que a maioria permanece por cerca de nove anos nessa situação.

Além disso, aqueles que adquirem a casa própria por meio de financiamento levam, em média, 18 anos para quitar o empréstimo. Por exemplo: se uma casa custa 100 mil comprando direito do dono, através de uma imobiliária esse mesmo imóvel acaba saindo por R$ 150 mil, um aumento abusivo que só beneficia as imobiliárias.
Fonte: Correio Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário