sexta-feira, 17 de maio de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


PESQUISA: PROFESSORES APANHAM DOS ALUNOS DENTRO DA ESCOLA
 O número é de São Paulo, mas se assemelha, sem dúvida, à grande maioria dos estados brasileiros. Senão no mesmo nível, mas ao menos numa situação em que o problema só aumenta e não tende a diminuir, como se poderia esperar. Em São Paulo, num universo de 1.400 professores ouvidos, 5% (ou 70 deles), disseram que já foram agredidos fisicamente por seus alunos. São Paulo tem em torno de 300 mil professores no Estado. Se esse mesmo percentual chegasse ao extremo, seriam perto de 15 mil os mestres que andam apanhando dentro das escolas dos seus alunos insubordinados e violentos. A pesquisa aponta um número ainda mais assustador: 44% do total de entrevistados disseram que já sofreram algum tipo de agressão, principalmente ofensa, por parte dos estudantes. Eles, os professores, andam com medo. Aqueles marginais que os agridem, por serem "di menor", mas vezes sequer são admoestados. Para 74% dos entrevistados, o xingamento e a falta de respeito são os principais problemas. A desestruturação familiar é apontada por 47% como a razão da violência, e 49% acreditam que é resultado da educação que os alunos recebem em casa. Em segundo lugar aparece o bullying, com 60%.
 É isso que as autoridades (in)competentes fizeram com nossas escolas. Criando leis absurdas, como se estivéssemos na Suécia, acabaram com o poder dos professores de pelo menos tentar ensinar como deve se portar um ser humano decente, numa escola. Ai do professor que o fizer. Estará indo contra a aberração legal que permite tudo aos "di menor" e coloca todos os demais cidadãos sob o jugo deles. Uma vergonha. O pior dos piores é que essa gente que criou tais leis, vai passar incólume para sempre. Eles nunca pagarão o que fizeram de mal para nossos jovens, para a educação como um todo e para seu país. Lamentável!
 CÂNCER TERMINAL -  A previdência social não é solução, mas sim um problema para muitos brasileiros. Em Rondônia, dá pena! Sindicatos de trabalhadores recorreram ao judiciário e pediram apoio da bancada federal para exigir que se resolva o problema das perícias médicas, um verdadeiro câncer terminal no INSS local. Fala-se que já haveria em torno de 13 mil perícias atrasadas, algumas há mais de um ano. Lamentável e trágico, já que o governo federal diz que tudo está funcionando muito bem na previdência.
JUSTIÇA NELES! - Dentro do mesmo contexto, destaque-se a intervenção do Ministério Público Federal e a decisão judicial, que determinou que o INSS comece a fazer direito o seu trabalho . A Justiça Federal condenou o INSS a dar benefício previdenciário ou assistência continuada a quem precisa passar por perícia médica, mas que, por falta de médicos, ainda não teve seu pedido atendido há mais de 30 dias. De acordo com a decisão, o pagamento do primeiro benefício deve ser de, no máximo, 45 dias da data da apresentação dos documentos do pedido. Bingo!!!
DRAMAS IGNORADOS - Pena que a ministra Maria do Rosário, dos direitos humanos, ignorou o assunto. E que o pessoal da OAB e outros, que vivem em função da defesa dos criminosos, também nada comentaram, como sempre. E que ninguém do governo tenha se tocado com a incrível reportagem da revista Veja, que relatou o drama das famílias que perderam pais, mães, filhos, para os criminosos "di menor". Mesmo apenas preocupada com a bandidagem, se dona Maria do Rosário tivesse lido a matéria, certamente  teria vontade de chorar, como ocorreu com todos os brasileiros de bem que a leram.
UM PORTO DE 300 MILHÕES - Serão mais de 200 milhões de reais de dinheiro federal. Mais 100 milhões do Grupo Maggi. Tudo isso em obras para o sistema portuário de Porto Velho, o que vai  melhorar ainda mais  a estrutura que já está avançando e se ampliando.  Com os recursos que virão para abrir a nova rodovia que vai tirar os caminhões da zona urbana, levando-os da BR 364, na altura das Irmãs Marcelinas, até o porto, uma espécie de nova perimetral, as coisas evoluirão muito no sistema de transportes de cargas via rio Madeira. Os planos são ótimos. Tomara que se tornem realidade...
 CHEIO DE PLANOS - O ex-governador José Bianco está pronto para voltar à ativa, na vida pública. Depois de dois mandatos como prefeito em Ji-Paraná, onde fez boa administração e entregou a Prefeitura "enxuta" ao seu sucessor, Jesualdo Pires, Bianco já começa a se mexer em direção às urnas, para 2014. Seu projeto original é disputar uma cadeira como deputado federal. Mas, se o cavalo passar encilhado, como dizem os gaúchos, ele não refuga uma tentativa de voltar a ocupar a cadeira do chefe no Palácio do Governo.
 PELA MACONHA - Os jovens participam de tudo pelas redes sociais, mas raramente vão às ruas. O último grande movimento foi dos caras pintadas, exigindo o impeachment de Fernando Collor, nos anos 90. Mas agora, mostrando que os tempos são outros, vários grupos decidiram desfilar. Por uma causa no mínimo discutível. Dias atrás, centenas deles, junto com gente mais velha, fizeram passeata em defesa da liberalização da maconha. Foi um acontecimento que até parou o trânsito em algumas áreas do Rio de Janeiro. Dá prá acreditar?
 PERGUNTINHA - Quando os brasileiros natos vão ter o mesmo direito que os estrangeiros, para andar livremente dentro das terras indígenas, no nosso país? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário