terça-feira, 14 de maio de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


SONHO DA EMANCIPAÇÃO PODE ESTAR PERTO DE SER REALIDADE
Passaram-se anos e a Ponta do Abunã (Extrema, Abunã e Nova Califórnia), distritos de Porto Velho e Tarilândia, distrito de Jaru, continuam vivendo o sonho da emancipação. Cumpriram todos os trâmites legais, fizeram plebiscito, levaram centenas de pessoas às ruas, tiveram o apoio da classe política e da própria Justiça Eleitoral, mas até agora, não conseguiram nada, na prática. Mas como o mal não dura para sempre, agora reapareceu uma tênue, mas esperançosa luz no final do túnel. A partir desta semana  - está programada para esta terça a votação na Câmara - entra na pauta do Congresso a decisão  da lei que regulamenta a criação dos novos municípios no Brasil. Aqueles que já cumpriram com todos os quesitos que a legislação atual exige, como os distritos rondonienses que esperam há décadas pela emancipação, certamente poderão vê-la se tornar realidade logo que o projeto definitivo seja sancionado pela presidente Dilma. Como 2014 é ano de eleição e a criação de novos municípios é de interesse de toda a classe política, as chances de que tudo dê certo crescem muito.
 
Claro que não se quer uma baderna de novos municípios, sem qualquer estrutura, sem uma economia forte, sem condições de se auto sustentarem. Mas naqueles em que - como os de Rondônia - todos os requisitos e o bom senso foram cumpridos, não há porque penalizá-los ainda mais. Algumas comunidades que querem a emancipação, como os distritos de Porto Velho, apenas como exemplo, ficam distantes até 350 quilômetros da sede. Não há como atender as demandas de uma comunidade numa distância dessas. E esse é apenas um dos inúmeros argumentos favoráveis a emancipação da Ponta do Abunã. E o mesmo vale para Tarilândia. Agora, vamos torcer para que o Congresso resolva de vez este problema.
 
DOIDO PARA FAZER
Não se entende as dificuldades que o Dnit está impondo para passar ao Governo de Rondônia os recursos, para que o DER execute as obras de recuperação da destruída BR 425, que liga a 364 a Guajará Mirim. Confúcio Moura está doido para tocar a obra e atender o clamor das comunidades de Guajará e também de Nova Mamoré. Nesta segunda o diretor geral do Denit, general Jorge Fraxe disse que viria ao Estado. Será que o tema foi tratado? Espera-se que sim...
 
PRÊMIO AOS REINCIDENTES
 Há cerca de 4.500 presos em Porto Velho. "Destes, aproximadamente 400 cumprem pena no regime semiaberto. Para gozo da saída temporária, além de ser do regime semiaberto, esses detentos devem preencher a determinados requisitos essenciais para a concessão do benefício. Em primeiro lugar é preciso ter bom comportamento e cumprido 1/6 da pena, se primário, ou 1/4 da pena, se reincidente" é informação oficial da Justiça. O que chama a atenção é o benefício aos reincidentes. Somos também ser o único país do mundo que dá moleza para quem se repete no crime. Trágico!
.
HABEMOS FESTA!
 Enfim, uma boa notícia na área cultural. Nossa maior festa, o Arraial Flor do Maracujá, está confirmado. Será entre 26 de julho e 4 de agosto, na área do antigo Parque de Exposições. A área está desativada, mas o governo terá tempo suficiente para prepará-la. O Flor do Maracujá é um orgulho para Rondônia, um daqueles eventos que marcam a vida de uma cidade e que é assistido, via TV, em outros estados e em vários países. O esforço dos que se envolveram para realizar a festa é, portanto, digno dos maiores elogios.  
 
PT MUDA
 Depois de várias tentativas, o grupo da senadora Fátima Cleide começou a tomar conta do PT de Porto Velho. O primeiro passo foi na Capital, onde a turma da dona Fátima desalojou o grupo liderado pelo ex- prefeito Roberto Sobrinho, que tinha apoios importantes, como o da presidente regional Sônia Cordeiro, do deputado Padre Ton e de pelo menos dois deputados estaduais, Cláudio Carvalho e Epifânia Barbosa. Com isso, o PT rachou de vez. Está dividido em dois grupos poderosos. O novo presidente eleito do diretório municipal é o jovem Flávio Moraes, do PT jovem.
 
ÍNDIOS INVISÍVEIS
 O procurador do MPF,  Reginaldo Trindade, tem sido um dos maiores defensores da causa indígena na região. E dos  índios Cinta Larga, em especial. Ele tem criticado duramente a omissão do governo federal com a etnia. Disse, dias atrás: "os  índios Cinta Larga vivem em situação dramática. Passados vários anos desde o início do garimpo ilegal de diamantes na terra deles, até hoje o Governo ainda não conseguiu conceber estratégias que possam tirar os índios da condição de reféns do crime organizado. Essa omissão tem custado caro ao Povo Cinta Larga, mas os problemas parecem invisíveis aos olhos da Nação”!
 
CONSENSO NACIONAL
 Ao assumir mais um mandato à frente do Ministério Público estadual, Héverton Alves Aguiar defendeu a ação dos promotores nas investigações. E falou duro contra a MP 37, que, aliás, é consenso nacional que deve ser derrubada. A não ser por questões corporativistas e porque muitos políticos temem pelo resultado do trabalho dos procuradores (aliás, em alguns casos, mas apenas em alguns casos, os alvos do MP têm razão, porque são execrados e depois nada é provado contra eles), todo o resto do Brasil não quer a MP 37 aprovada.
 
PERGUNTINHA
 O PT completou uma década no poder no país. Será que ainda se manterá nele por mais cinco anos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário