sábado, 11 de maio de 2013

CALVÍCIE - Remédios são Eficazes no Tratamento da Queda

Dar adeus à queda dos fios pode não ser tão fácil, mas é possível. Sem cura, a calvície ou alopecia androgenética (AAG), que acomete tanto homens como mulheres, é progressiva e, o quanto antes a pessoa perceber o problema e procurar um médico, maiores são as chances de controlar o processo.

A base do tratamento médico é a redução do DHT e a proteção dos receptores androgenético contra a sua ação. Normalmente os benefícios obtidos são na redução da velocidade de instalação da AAG e sempre após 6 a 8 meses de uso contínuo. Não existe um tratamento pontual, em curto prazo. "O paciente precisa compreender que o tratamento deve ser contínuo entre os 16 e 50 anos de idade, pois é neste período em que este processo de miniaturização ocorre, sendo que as agressões entre 25 e 35 anos são as mais fortes", alerta a Drª Helua.

A medicação, no entanto, varia de paciente para paciente, das suas características clínicas e pessoais. Por isso, é importante sempre consultar um médico. É ele quem vai diagnosticar a causa da calvície e o tratamento mais indicado.

Saiba quais são as principais substâncias que ajudam a fortalecer os fios e auxiliam na redução da queda dos cabelos:

Zymo HSOR: Novidade no mercado brasileiro, o Zymo é um complexo enzimático de origem biotecnológica que atua no combate à queda de cabelos causada pela alopecia androgenética (AAG) feminina e masculina.

Minoxidil: Age melhorando a circulação do couro cabeludo e consequentemente retardando a queda do cabelo. Isoladamente os resultados são limitados. Finasterida: Utilizado na forma oral ou tópica. Atua bloqueando a ação do DHT sobre os receptores dos bulbos capilares dos fios predispostos à calvície  Funciona bem para ás áreas do meio e da coroa, não atuando do mesmo modo para a frente e entradas.

17 Alfa Estradiol: Solução capilar indicado nos casos de diminuição da fase anágena  no ciclo de desenvolvimento capilar na alopecia leve a moderada, em homens e mulheres (queda de cabelos por fatores hormonais).

Fitoterápicos: Ervas e plantas medicinais também têm sido utilizadas para combater a queda de cabelo ou calvície. O alecrim é uma das plantas medicinais mais utilizadas em xampus, condicionadores e cremes para cabelo que auxiliam no tratamento da caspa, retardardamento do aparecimento de cabelos grisalhos e na prevenção da queda de cabelo. Já o gingko biloba tem sido indicado por médicos pela eficácia em restaurar o funcionamento do sistema circulatório e melhorar o fluxo sanguíneo, fatores importantes na perda do cabelo.

Vitaminas: O fator chave para o crescimento do cabelo é uma dieta rica em vitaminas. Todas contribuem para a melhoria dos fios, mas algumas são fundamentais na restauração do folículo, como a vitamina B: a vitamina A, que se não for fornecida nas quantidades adequadas o corpo, leva à perda de cabelo: e a vitamina E, que ajuda na melhoria da textura dos fios.

Minerais: A falta de minerais como silício e zinco, enfraquece não só o cabelo, como unhas e pele, por exemplo. É importante comer ostras, fígados, leite e farelo de trigo.

Xampu de Cetoconazol: Antifúngico usado topicamente no couro cabeludo para diminuir a população de fungos, o excesso de oleosidade (o sebo é rico em DHT) e alguns estudos mostram que ele também inibe os níveis de DHT.

GEL FF: Inibe a produção de DHT. O gel transdérmico permite a atuação apenas no couro cabeludo, sem absorção sistêmica. Revivogem:  A fórmula contém ingredientes naturais que reduzem a produção local de DHT, bloqueiam os receptores androgênicos e estimulam o crescimento e estimulam o crescimento capilar. Deve ser aplicado diariamente.

L-Carmitina: É responsável pela manutenção do metabolismo energético em todas as células do organismo. Transporta ácidos graxos através das membranas celulares até às mitocôndrias  onde ocorre a betaoxidação (queima) para serem transformados em energia. Estimula o crescimento capilar do couro cabeludo humano através da redução da apoptose e aumento da proliferação dos queratinócitos da matriz capilar. E também aumenta a resistência física (energia), contribui para o equilíbrio dos triglicérides e ajuda na defesa do sistema imunológico.
Fonte: Drª Helua Mussa Gazi - Dermatologista  (CRM/SP 104862)

Nenhum comentário:

Postar um comentário