domingo, 19 de maio de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


LAVAR AS MÃOS É PERDER O DIREITO MORAL DE RECLAMAR
Quase 30 milhões não foram votar na última eleição presidencial. Cinco milhões votaram nulo. Mais de 2 milhões e 400 mil optaram pelo voto em branco. Dos 135 milhões aptos a votar, só 99 milhões e meio de votos válidos. Quase 7% dos eleitores do país decidiram ignorar a eleição. Foram aproximadamente 37 milhões, somando-se todas as perdas,o total entre todos os votos perdidos na disputa pelo comando do país. Porque se fala nesses números impressionantes? Porque um grande percentual desses "não eleitores" são da classe média e alta, que ao invés de irem às urnas, expressar sua opinião, fizeram questão de virar as costas para a democracia. Optaram pelo turismo, pelo voto nulo, pelo branco.  Muitos desses milhões dos que lavaram as mãos na hora do voto, se algo não os agrada, acham que vão mudar seu país escrevendo carta para a Veja, fazendo piadas no facebook ou outras redes sociais, escrevendo denúncias vazias e acusações dantescas contra os governantes. Doce ignorância, Batman!  Quando tinham a forma correta de se posicionar, fizeram de conta que não era com eles.
 
É bom que se diga que a eleição presidencial e, na verdade, todas as demais no regime democrático, são incontestáveis. Mas também é verdade que quem lava as mãos, quem se omite, quem prefere passear a cumprir com seu dever de cidadão, perde o direito moral de contestar o que quer que seja. Esses mais de 36 milhões que fizeram de conta que o voto não é algo do seu interesse, não deveriam abrir a boca para protestar. Nem contra o governo, nem contra a violência que nos cerca. Nem contra leis absurdas feitas por políticos que fazem questão de proteger bandidos. Nem pelos defensores dos direitos humanos dos criminosos. Quando podiam mudar o país, não o fizeram. Agora, que se calem!
 
 QUESTÃO DE HONRA
 A poucos dias de completar quatro meses, o bárbaro assassinato da jovem Naiara Carine  continua impune. A polícia até que tem fotos desfocadas do assassino, feitas no próprio celular da jovem, mas não há como identificar praticamente nada. Várias pistas foram seguidas, vários suspeitos investigados mas, até agora, nada de concreto. É um crime terrível, que deveria ser questão de honra para a polícia, até solucioná-lo. Agora, com a greve que iniciou essa semana, as investigações pararam de vez. Lamentável!
 
BOLA CHEIA
 O prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, está em alta. Onde anda, é "pajeado" por lideranças políticas. Ele é nome sempre cotado em qualquer relação de possíveis candidatos ao Governo. Testoni está no PSD, junto com  outro nome com chances concretas de entrar na corrida, o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho. Como só um pode sair, Testoni é procurado por outros partidos, como o PSDB. Expedito Júnior já teria garantido que se Testoni topar, entraria como o nome tucano para 2014. Há ainda outras siglas tentando cooptar o bom prefeito de Ouro Preto.
 
ESCRAVIDÃO CUBANA
 O governo está anunciando a vinda de seis mil médicos cubanos. O caso está causando frisson no país. Sem entrar no mérito da questão legal, é lamentável o regime de contratação, segundo fontes ligadas a entidades médicas brasileiras. Nosso governo pagaria um salário mínimo a cada profissional cubano e 11 mil reais por cada um deles, por mês, ao governo dos Castro. Lá em Cuba, as famílias dos médicos receberiam apenas 40 reais pelo trabalho dos seus filhos no Brasil. Se for verdade,  isso não seria algo análogo à escravidão?
 
CARA DE PANACAS
 Parece que eles se esforçam em nos dar a pecha de idiotas, nos carimbar na testa. O Ministério dos Transportes e o Dnit não conseguem entregar a maioria das obras que estão realizando em Rondônia. Nem a ponte sobre o Madeira, no bairro da Balsa, foi aberta.  Nada de BRs, viadutos, quase tudo, enfim. Mesmo assim, fazem questão de anunciar novas e suntuosas obras rodoviárias e hidroviárias. Será que nos consideram tão panacas assim, para acreditar em mais essas novas e milagrosas  promessas?
 
POPULARIDADE
 É inegável a popularidade do ex-governador Ivo Cassol. Hoje no Senado, Cassol percorre o Estado e é recebido com festa por onde anda. Embora sua praia principal não seja o legislativo, ele vem fazendo boa figura como um dos representantes rondonienses no Congresso. Se conseguir superar as dificuldades que lhe têm sido impostas pela Justiça Eleitoral, é nome certo para voltar a disputar o Palácio Presidente Vargas no ano que vem. Seria o principal adversário do atual governador Confúcio Moura. 
 
DEU NA VEJA
 Está na página 90 da última edição da revista Veja : "financiados por ONGs e armados com flechas, indígenas viajam 800 quilômetros para invadir Belo Monte". Segundo a revista, as ONGs Xingu Vivo, Instituto Socioambiental, Conselho Indigenista Missionário - ligado à Igreja Católica - e Greenpeace - contratam ônibus e levam índios que jamais serão atingidos pela hidrelétrica para causar problemas e atrasar as obras. A Veja diz que esse "trabalhinho" das ONGs, já custou mais de 900 milhões de reais, em prejuízos ao país. Este é o Brasil!
 
PERGUNTINHA
 Qual a crueldade que praticará algum criminoso "di menor"  e que colocará o país mais uma vez sob o domínio do medo, nesta próxima semana?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário