segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mulheres contam como manter a vaidade em cima da moto



Acessórios femininos, grafismos na carenagem e cuidados com a beleza estão no topo da lista na hora de se destacar no trânsito. O desafio, porém, é encontrar os itens ideias para as mulheres no mercado
Apesar da resistência de muitos motociclistas homens, as mulheres estão cada vez mais nas ruas e chegaram ao setor de duas rodas para ficar. Para se destacar em meio a tantos homens e suas motos, elas procuram cuidar da beleza e da vaidade enquanto pilotam. Para isso, investem em acessórios mais femininos, como roupas e equipamentos de segurança, além de cuidados especiais na hora de sair para pilotar.
No entanto, para manter todo este cuidado, é preciso encontrar produtos disponíveis no mercado que sejam exclusivos para mulheres, o que nem sempre é fácil. Uma das dificuldades que elas vêm enfrentando, ao contrário do que se pensa, não é na hora de tirar a CNH ou de conduzir a moto, mas sim em manter a vaidade feminina durante a pilotagem para se diferenciar dos pilotos homens no trânsito.
A busca por acessórios com cores que remetem ao público ‘cor de rosa’ nas lojas é uma das frustrações entre elas. “Se chego numa loja e pergunto se há algum produto com detalhe rosa os vendedores (homens) se sentem quase que agredidos, por que ainda não estão acostumados à nova clientela, e logo respondem que não há nada rosa", comenta a empresária Vanessa Paes Campos, que é motociclista há 14 anos e já escreveu para alguns fabricantes pedindo acessórios com detalhes femininos.
Devido a essa dificuldade, a maior parte delas opta por customizar seus próprios acessórios em casa. “Meu colete tem um único detalhe rosa. Ele é todo preto, mas para me destacar no trânsito costurei uma imagem da Penélope Charmosa. Quem olha sabe que ali tem uma mulher no piloto”, diz Vanessa.
Mas, por outro lado, a publicitária e professora, Samara Brochedo, acredita que não basta apostar as fichas na vaidade e esquecer-se da segurança na hora da pilotagem. “Se destacar no trânsito com aspectos femininos é muito importante para a diminuição do preconceito com as mulheres. Mas, antes de se preocupar com a vaidade, a mulherada precisa ficar de olho na segurança, já que o nosso corpo é mais frágil que o do homem”, alerta.
Para isso, a Revista Mundo Moto e as integrantes do grupo “Mulheres Motociclistas Apaixonadas por Motos” elaboraram uma lista com tudo o que pode e o que não deve ser usado por mulheres na hora de pilotar. Confira:
Elas aprovam:
·         Jaquetas, luvas, botas, capacetes e calças personalizados com figuras femininas
·         Customização da carenagem da moto com grafismos mais delicados
·         Maquiagem na região dos olhos
·         Brilho labial com cor ou sem, que além de ser um item feminino ajuda a hidratar os lábios
·         Correntes e colares por baixo da jaqueta, que deve ser fechada durante a pilotagem
·         Protetor solar no rosto e na região dos braços e mãos
·         Cabelos bem presos para evitar que fiquem despenteados
Melhor evitar
·         Shorts, camisetas de manga curta e jaquetas abertas, pois em caso de queda deixa o corpo mais exposto a ferimentos
·         Botas de salto alto, pois dificulta o equilíbrio nas paradas e é proibido por lei
·         Base ou pó no rosto, que pode sujar o capacete
·         Cremes na palma da mão podem deixar a mão escorregadia na hora de acelerar e frear a moto
·         Rasteirinhas ou chinelos podem prejudicar a pilotagem
·         Calças de couro em dias de muito sol podem causar desconforto durante a pilotagem





Fonte: Revista Mundo Moto            Fotos: Heidi Sasse

Nenhum comentário:

Postar um comentário