quarta-feira, 8 de maio de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRO


UM TIRO NO PÉ COM UM FUZIL PONTO CINQUENTA
O caso do fim do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (FEFA), proposto pelo suplente de senador Tomás Correia (foto) e acatado pelo Tribunal de Contas, é um risco enorme e pode ser um tiro de fuzil ponto 50 nos pés do governo, do qual, aliás, Tomás faz parte e é aliado de primeira hora. Tirar parte do dinheiro da aftosa das mãos da iniciativa privada, que pode responder em poucas horas, quando houver risco da doença e deixá-lo todo na mão do Estado, burocrático, lento, perigoso, é quase uma tentativa de suicídio. Tomás, experiente, criativo, defensor dos interesses maiores de Rondônia, dessa vez tomou uma atitude que, afora interesses político-partidários, pouco se compreende. A verdade é que, até por causa da fronteira com a Bolívia, que não tem estrutura alguma para vigiar seu gado (nós, rondonienses, é quem temos que fazê-lo), há um risco permanente de que possa aparecer algum foco de aftosa. Se isso ocorrer e que uma ordem de solução venha de cima, do governo, ela entrará no emaranhado burocrático e talvez, se tudo dar certo  (e se ninguém recorrer à Justiça, por qualquer motivo), quem sabe em uma semana comece o efetivo combate. Já seria o bastante para infectar ou deixar sob suspeita de infecção (o que, para o mercado, é a mesma coisa), nossas 12 milhões de cabeças de gado.
 Estaríamos, literalmente, ferrados. No caso do Fefa, horas depois de algum alerta da doença, toda a estrutura, inclusive financeira, estaria a disposição. A parceria público-privada, neste caso, deveria ser incentivada, não combatida. Esse tem que ser o mote principal. Se há outras questões, que elas sejam esclarecidas. Mas não podemos, de jeito nenhum, deixar um só fio de suspeita sobre nosso enorme rebanho. Que está livre da doença, graças ao governo, mas também muito graças ao Fefa.
 TODOS EM CAMPANHA - Começou pelo ex-presidente Lula, que mais que um ano antes do processo, deu o pontapé inicial para a campanha de 2014. E pela presidente Dilma, que só faz o que ele manda, que entrou de corpo e alma na luta pela reeleição. Abaixo, todos seguiram o mesmo caminho. Em Rondônia não é diferente. A campanha eleitoral está escancarada. Governistas e oposicionistas já têm seus blocos nas ruas. De vez em quando, ainda tentam disfarçar, mas no geral, já nem o fazem mais. Portanto, já chegou o 2014...
 MORTE NA MATERNIDADE - A morte de uma mãe, dois dias apenas depois do parto, na Maternidade de Porto Velho, está dando o maior rolo. Talita Carvalho Oliveira, de 27 anos, entrou saudável e pronta para dar à luz. Ganhou um menino, ficou internada, a família diz que ela não teve atendimento necessário e menos de 48 horas depois, estava morta. O caso causou comoção e, denunciado pelo jornalismo da TV Candelária/Record, serviu para que surgissem muitas outras denúncias. A promotora Marlúcia Chianca está investigando tudo.
 OLHO POR OLHO... - É ilegal. É imoral. Mas a comunidade de Alto Paraíso tomou um caminho que, infelizmente, pode se espalhar pelo país. Lá, um assassino foi justiciado. Ele estuprou e matou uma mulher grávida. Dois dias depois, após longa caçada, foi encontrado e morto com oito tiros. O assassino (que estava solto, mesmo depois de ter praticado o mesmo crime, em Sinop, no Mato Grosso), não matará mais ninguém. Mas quem o matou, esses sim, terão que prestar contas, porque nesses casos a Justiça funciona. E para eles, certamente, vai dar cadeia.  
 NÃO HÁ VAGAS - Os famosos flanelinhas, que já tomam conta de várias ruas no centro de Porto Velho, vão se adonando delas, com se lhes pertencessem e, em muitos casos, exigindo pagamentos e ameaçando os donos dos veículos.  Claro que não são todos, mas diariamente há queixas  contra os guardadores, alguns visivelmente drogados, que não esperam sequer se estacionar, para exigir dinheiro. Na semana passada, um deles ameaçou de morte um casal que não quis pagar o absurdo de 10 reais. Sem policiamento algum, é claro que a situação vai piorar mais ainda.
 TELESPECTADOR NÃO É IDIOTA - Não se compreende, por absurda, posição da Rede Globo, que em seus telejornais, faz defesa de um traficante morto por policiais. Numa ação em que, de um helicóptero, atiradores mataram Matemático, um dos maiores bandidos do Rio de Janeiro e do Brasil. Assassino, chefe de quadrilha, bandido cruel e frio, foragido e comandando o crime, Matemático foi morto na ação. Para alegria da população, que vivia sob seu jugo. Agora, a Globo quer criminalizar a polícia e transformar o bandidão em santo. Uma vergonha, que, certamente, os telespectadores do país inteiro não vão engolir.
DANDO O TROCO - A presença de praticamente toda a estrutura do Governo do Estado em Guajará Mirim, no final de semana, deu um alento à comunidade daquele cidade tão importante para Rondônia. Abandonada há décadas, Guajará foi o município que deu uma das maiores votações a Confúcio Moura, em sua eleição. Estava aguardando o troco. Ele começou a vir agora, com a presença de toda a turma governista por lá. A outra boa notícia é que o Governador prometeu dar um jeito na BR 425. Pediu ao Dnit para que a obra passe para o DER. Daí ela sai...
PERGUNTINHA - Pode ser considerado pacífico um país como o Brasil onde, em 30 anos, se registrou mais de um milhão de pessoas assassinadas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário