quarta-feira, 22 de maio de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


NOSSO SUPER HERÓI COMEÇA A SE TORNAR UM ALVO
Joaquim Barbosa é o cara, mesmo apaixonado pela fama e falando como se fosse candidato à Presidência. É amado pelos brasileiros de bem, que não suportam mais tanta incompetência, tanta roubalheira, tanto descaso da classe política como um todo, ressalvadas as exceções de sempre. Mas ele está se expondo demais, abrindo a guarda. Ainda pior porque detesta ser contestado. Como presidente do Supremo e como o comandante do poderoso Conselho Nacional de Justiça, certamente o poder que ele concentra em suas mãos é diretamente proporcional ao medo que ele espalha entre os malandros e corruptos, mas é inversamente proporcional à forma como deveria agir e falar um ícone da Justiça. Cada vez que ele abre a boca, dá uma sacudida no país. Esta semana, esculhambou a classe política e o Congresso como um todo. E isso soou como música aos ouvidos do brasileiro trabalhador e com o saco cheio de tanta ineficiência e bandalheira. Mas, deve-se dizer também que a generalização e as frases duras, em nada vão ajudar a melhorar a vida do nosso povo. Vão sim colocar o poderoso presidente Joaquim Barbosa, como uma espécie de defensor dos fracos e oprimidos, como os super heróis. E, é claro, como um alvo.
E já começou!  A primeira pedra foi jogada na mídia, informando que Barbosão autorizou passagens aéreas à esposas de ministros, às custas do STF. E que ele mesmo teria gasto  dinheiro público com passagens, quando estava em tratamento médico. O ministro, que tanto gosta de falar, quando interpelado por jornalistas sobre o assunto, foi objetivo: "sobre isso não quero falar". Ué, porque falar contra é bom e para dar explicações não há palavras? No jogo bruto em que se meteu, Joaquim Barbosa vai aprender, na prática, do que são capazes nossos líderes, quando acuados...
 SÓ NAS EXCEÇÕES - A Justiça manda prender. A Polícia Federal, eficiente, cumpre seu papel e pega os denunciados. Leva-os para o xilindró, que é o lugar deles. Dias depois, infelizmente, todos estão soltos, nem um centavo do dinheiro público roubado é devolvido aos cofres públicos (a não ser em exceções, mas muito, muito excepcionais, com o perdão do da repetição) e, meses depois, o caso cai no esquecimento. Ficam apenas as cenas cinematográficas das ações policiais e as entrevistas coletivas das autoridades, dizendo porque a operação foi feita. Nada mais.
PIROTECNIA - Nesta segunda, repetiu-se o feito. A PF cumpriu inúmeros mandatos de prisão, gente foi presa em diferentes cidades, denunciou-se vários desvios de recursos públicos. Alguns foram presos, incluindo o ex-prefeito de Guajará Mirim, Atalíbio Pegorini. No país inteiro, praticamente todos os dias, escândalos são denunciados, devios são descobertos. A legislação, contudo, só põe na cadeia quem não tem bom advogado. Enquanto isso continuar assim, essas operações, na verdade, são pouco mais que pirotecnia...
INVESTINDO NA SAÚDE - No meio das dificuldades iniciais da administração, o secretário de saúde da Capital, médico Macário Barros, diz que já tem boas notícias. Enumera algumas: a entrega do novo Centro de Saúde do bairro Castanheiras, uma das áreas mais carentes da cidade. Depois, a contratação emergencial de 66 médicos, num projeto com a supervisão do Ministério Público e  Tribunal de Contas. Entrega das primeiras seis camionetas, de um total de 25, para a zona rural, em  convênio federal e parceria com Estado e Prefeitura. E vem muito mais, garante o secretário.
RIO DOURADO - Os vereadores de Porto Velho que realizaram sessão especial para tratar do garimpo no rio Madeira, ficaram pasmos. Embora a voz corrente é de que o ouro no Madeirão tenha acabado, após a louca corrida dos anos 70, especialistas disseram que é balela. Haveriam ainda mais de 700 toneladas de ouro, do puro, para ser retirado do rio apenas num trecho de aproximadamente 160 quilômetros, próximo a Mutum Paraná. E que hoje ainda se retiram, via cooperativas, mais de  200 quilos de ouro/mês do nosso maior rio. Não é incrível?
CRIME MORTAL - Marina Silva cometeu um grave crime: não concordou com os patrulheiros de plantão, com os defensores dos direitos dos homossexuais e, de público, deu um puxão de orelha nos idiotas que exigem que todos pensem como eles. Evangélica, ele ousou dizer que o Pastor Feliciano, aquele doidão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, está sendo perseguido por ser religioso. Pronto. Os demagogos defensores das minorias, que têm tempo para ficar o dia todo na rede social, arrasaram com dona Marina. Viu o que dá não rezar pela cartilha deles?
FEFA EM DEBATE - Produtores de todo o Estado que têm no gado sua principal fonte de renda, se reúnem no dia 28, uma terça-feira, pra discutir uma saída para que o Fundo Emergencial de Febre Aftosa, o FEFA, que foi excluída da parceria com o governo nos programas de controle da doença. A reunião será em Pimenta Bueno, no parque de exposições. A audiência pública foi proposta pelo deputado Luiz Cláudio e reunirá ruralistas de todas as cidades rondonienses. A questão se tornou uma verdadeira disputa política entre governo e oposição e o caso ainda vai longe.
PERGUNTINHA - Quantas operações a Polícia Federal vai realizar  ainda este ano, só em Rondônia, em suas ações caça-corruptos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário