sábado, 25 de maio de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

É BOM FICAR DE OLHO NO NOME DE MÁRIO PORTUGUÊS
Mário Português é uma pedra nova no complexo tabuleiro da política da Capital e que, até, poderá se expandir pelo Estado. Embora já tenha chegado aos 67 anos, 40 dos quais em Rondônia, Mário só decidiu entrar na vida pública em 2012, quando bateu o martelo e definiu que seria candidato à Prefeitura. Embora líder empresarial de sucesso, à frente de um grupo que hoje tem mais de dois mil empregados, ele nunca tinha disputado uma eleição. E estreou com mais de 37 mil votos. A partir daí, por seu poderio econômico, por suas possibilidades eleitorais, pela forma direta com que fala; por não usar a tradicional linguagem de caça ao voto e por ter uma vida repleta de sucesso pessoal e profissional, o português mais brasileiro de Rondônia, hoje está aplainando seu caminho para 2014. Já avisa que disputar uma cadeira no Congresso está fora dos planos. A princípio, concorrerá a uma vaga à Assembleia, se preparando para 2016, quando, sem dúvida, concorrerá a Prefeito novamente. Mas, no meio do caminho - e já se ouviu o nome dele em conversas de bastidores, até porque já foi procurado para ingressar em todos os partidos - o surpreendente Mário Português pode até ser incentivado a concorrer ao Governo do Estado.

Para os rondonienses de diferentes regiões do Estado, que não conhecem mais de perto esse personagem da nossa história, há uma oportunidade especial, neste sábado. Mário  Português concedeu longa entrevista ao jornalista Sérgio Pires. no programa Candelária Debate (TV Candelária/Rede Record), que vai ao ar neste sábado, a partir das 13h15. Ele fala com  clareza sobre seu trabalho, suas ideias, sobre a situação política e econômica do Estado. É bom ficar de olho. Mário Português pode ser a novidade, do alto dos seus 67 anos, na política de Rondônia.
 
 VAMOS SUPORTAR?
A brutal violência contra pessoas de bem, no país inteiro, sob os olhares complacentes de autoridades de todos os níveis e de todos os poderes, continua deixando a população em desespero. Os bandidos matam e, logo, o que se estará discutindo não é se eles devem apodrecer na cadeia, mas quando começarão a ter progressão de pena. Esta semana, dois canalhas, covardes, mataram mais um empresário em Porto Velho. O trabalhador está morto, sua família destruída. Os dois, em breve estarão nas ruas, prontos para matar de novo. Até quando vamos suportar isso?

FICHA LIMPA
Há muita conversa sobre possíveis e até prováveis candidaturas para 2014. Na maioria dos casos, não há o que contestar. Mas as relações de candidatos aptos mesmo, só poderão ser oficializadas depois que todos passarem pelo crivo da Lei da Ficha Limpa. Vai haver muito debate, uma série infindável de recursos a todas as instâncias do Judiciário e, então, apenas quando houver sinal verde, é que as nominatas poderão ser concluídas. Isso, é claro, vale para Rondônia, mas vale igualmente para todo o Brasil.

HORA DA MEXIDA
Mais do que nunca, o prefeito Mauro Nazif precisa reagir. Tem que ser agora, quando começa o verão. Se não colocar todo o time na rua, se não fizer um pacote de obras, principalmente de recuperação de ruas da Capital que parecem crateras lunares; se não fizer alguma ação que cause impacto, o até agora competente Nazif pode começar a ter sérios problemas. As críticas já saíram da Câmara de Vereadores e tomaram as ruas. Tem que começar a mexer com a cidade com urgência. Senão...

CASCATA GIGANTE
Depois não querem que a gente critique. O Tribunal de Justiça de São Paulo vai gastar nada menos do que 1 bilhão (isso, um BI) e 550 mil reais, para construir uma nova sede. Com três grandes torres de 24 andares cada uma, auditório para mais de 750  pessoas, heliponto e uma cascata gigantesca. Ora, um país com tanta gente pobre, com tantas deficiências em saúde, segurança, educação, sem recursos para atender as necessidades básicas do seu povo, precisa de prédios suntuosos como esse? O Judiciário, não deveria dar exemplo? Lamentável!

VEZES TRÊS
Grevistas andam denunciando que o Governo aumentou alguns salários de comissionados, sem concurso público, em até 300%. Neguinho que ganhava pouco mais de 2.700 reais, teria passado a receber quase 7.500 reais. O governo já desmentiu com veemência. Se fossem verdadeiros os números, seria mesmo de surpreender. Como não há dinheiro para dar aumento ao funcionalismo que dá duro, que fez concurso e ganha mal, certamente um aumento aos comissionados não soaria bem. O Palácio Presidente Vargas nega qualquer veracidade na informação.

LONGE DAS GRADES
Eles estão no topo da estrutura social. Por isso, mesmo condenados, não vão presos. Quem disse isso não foi um daqueles brasileiros comuns, indignados com a lentidão com que a Justiça anda e, no final, raramente alcança realmente quem deveria estar preso. A afirmação é do procurador geral República, Roberto Gurgel,. O protesto foi porque o STF vai julgar inúmeros recursos do Mensalão. E levará longo tempo, até porque já há 25 recursos no caminho. Será que algum dia esses condenados irão para a prisão?

 PERGUNTINHA
A falta de empregados em várias regiões do país, teria mesmo relação com o fato de milhões de brasileiros preferirem receber os trocados do Bolsa Família e dar duro no serviço?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário